HOJE
Velhosconhecidos
Por Liga Nacional de Basquete
Pinheiros e Corinthians entram em quadra nesta sexta-feira para duelo cheio de reencontros; partida terá transmissão ao vivo no Facebook
No final da tarde desta sexta-feira (26/10), EC Pinheiros e Corinthians se enfrentarão no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), às 18 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.
O duelo marcará o reencontro de diversos atletas do time do Parque São Jorge com o clube pinheirense. No total, seis atletas corintianos já tiveram passagem pelo clube pinheirense: o armador Gustavinho, os alas Humberto e Gui Bento, os alas/pivôs Guilherme Giovannoni e Teichmann e o pivô Shilton.
Os alas Humberto e Gui Bento foram figuras conhecidas no Pinheiros em sua história recente. O primeiro, formado nas categorias de base da equipe, defendeu o time da capital paulista por três edições do NBB CAIXA. Na temporada 2015/2016, o jogador foi importante na campanha até às quartas de finais, com médias de 8,4 pontos em 21,0 minutos de quadra por jogo.
Gui Bento, por sua vez, atuou por apenas uma temporada (2017/2018), mas conquistou alguns feitos importantes. O ala de 21 anos venceu o Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2018 e foi convocado para a Seleção Brasileira principal nesse período com a camisa pinheirense.
Já o experiente ala/pivô Guilherme Giovannoni tem uma bela história com o Pinheiros. Formado nas categorias de base do clube, ele estreou no time profissional em 1997, aos 17 anos. Por lá ficou até 1999, ano em que se transferiu para o basquete espanhol para jogar pelo Fuenlabrada. Após passagem pela Espanha, retornou ao clube que o revelou durante uma curta passagem em 2001.
Enquanto isso, o capitão e camisa 10 do Timão, Gustavinho, também tem um carinho especial pelo Pinheiros, por ser seu clube formador. O armador disputou as três primeiras edições do NBB CAIXA pelo time do Jardim Europa, onde atuou ao lado de grandes nomes como Shamell, Marquinhos e Olivinha.
Outro que teve passagem pela equipe pinheirense é o pivô alvinegro Guilherme Teichmann. Contratado pelo Pinheiros para a temporada 2016/2017, o pivô teve curta passagem, de somente uma temporada, e anotou médias de 4,6 pontos, 5,1 rebotes e 2,1 assistências por jogo. Já o pivô Shilton teve passagem pela equipe no início dos anos 2000, onde ficou por dois anos.
Bennett x Fuller
O encontro desta sexta-feira colocará frente a frente dois estrangeiros que começaram muito bem a principal competição do basquete brasileiro: os ala/armadores Corderro Bennett e Kyle “Zoom” Fuller.
No Pinheiros a quatro anos, o norte-americano Bennett é peça chave do time treinado por César Guidetti. O ala é uma das referências ofensivas da equipe, responsável não só por pontuar como também pela armação de jogadas. Na atual temporada, o jogador nascido no estado de Indiana (EUA) tem médias de 15,3 pontos, 3,3 assistências, 3,5 rebotes e 18,3 de eficiência.
+Confira as estatísticas completas de Bennet no NBB CAIXA
Enquanto isso, Fuller está em seu segundo ano em território brasileiro. Na temporada passada, o norte-americano/peruano se destacou nas conquistas do Campeonato Paulista e do NBB CAIXA com o Paulistano. No Corinthians, o ala/armador de 26 anos tem a função de finalizar as jogadas e, até aqui, é o terceiro maior cestinha do NBB CAIXA, com média de 21,0 pontos em três partidas.
+Confira as estatísticas completas de Kyle Fuller no NBB CAIXA
Campanhas distintas
O Pinheiros começou com tudo na atual temporada do NBB CAIXA. A equipe comandada por César Guidetti venceu todos os quatro jogos que disputou (contra Bauru, São José, Mogi e Joinville) e ocupa a liderança da competição, com 100% de aproveitamento.
Já o Corinthians conquistou a primeira vitória em sua história no NBB CAIXA, na última quarta-feira (24/10), sobre o Universo/CAIXA/Brasília. Com isso, o Timão subiu na tabela de classificação e agora detém campanha de uma vitória em três jogos.
+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 201/2019
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL e Açúcar Guarani.