HOJE
Virando a chave
Por Liga Nacional de Basquete
São José deixa disputa das semifinais do Paulista de lado por um tempo para se concentrar em estreia na Liga Sul-Americana, nesta quinta, na Venezuela

A união faz a força para o São José sair de uma decisão para outra em questão de dias (Adenir Britto/Divulgação)
Em um dia, você está disputando um jogo decisivo que vale a sobrevivência na disputa por uma vaga na final do Campeonato Paulista. No outro, viaja para a Venezuela para três partidas que valem um lugar pra próxima fase de uma importante competição continental. Virar a chave será mais do que necessário para o São José/Unimed, a última equipe brasileira a estrear na Liga Sul-Americana 2012, nesta semana. Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo já estão nas semifinais do torneio.
O vice-campeão do NBB está no grupo D da competição, que será realizado na cidade venezuelana de Vargas. A equipe paulista enfrentará o anfitrião Tiburones, o Libertad Sunchales (Argentina) e o El Bosque (Peru). Em jogo, duas vagas para a próxima fase da Liga Sul-Americana e também dois lugares que os primeiros colocados garantem para a Liga das Américas 2013.
Disputar um torneio continental sempre é difícil, mas terá um grau de desafio ainda maior para o São José, que até a noite de segunda-feira (30/10) estava completamente concentrado na semifinal do Paulista contra o Pascholotto/Bauru, em série melhor de cinco jogos. Em desvantagem por 2 a 0, os joseenses buscaram o empate nos confrontos disputados em seus domínios. O quinto e decisivo só acontecerá na semana que vem, em Bauru. Isso porque nas quartas de final os vice-campeões do NBB precisaram também de cinco duelos para eliminar o Vivo/Franca.

Segundo o técnico Régis Marrelli, Murilo já está em forma após se recuperar de uma lesão (Adenir Britto/Divulgação)
O desgaste físico resultou nas ausências do ala/pivô Jefferson William (tendinite no joelho) e do ala Dedé (inflamação no púbis). A chave foi trocada apenas na Venezuela, onde o São José pôde se concentrar apenas na Liga Sul-Americana. Não são poucos problemas, mas isso não tira em hipótese nenhuma a esperança de um bom papel de uma equipe que volta a jogar fora do Brasil depois de muito tempo.
“Tem uma série de coisas que nos complica. É a chave mais difícil de todas, vamos jogar duas partidas de tarde, com muito calor. Temos as informações das equipes, mas ainda vamos pegar mais na Venezuela. Só que o mais importante nisso tudo é que o time voltou a jogar um bom basquete. Nos últimos jogos, o Murilo mostrou que está recuperado da cirurgia. Temos de levantar a nossa moral e buscar a classificação”, disse o técnico do São José, Régis Marrelli.
“O legal é que São José volta a disputar uma competição internacional após cerca de 30 anos. Esse é o primeiro passo desse processo. Pode ter certeza que vamos buscar essa classificação”, completou o treinador, que citou o pivô Murilo, MVP da edição mais recente do NBB, outro que não se deixa abater pelas dificuldades e também confia na conquista da vaga para a próxima fase da Liga Sul-Americana. “Vai ser uma pedreira muito grande, mas estamos preparados, apesar do cansaço”, comentou o jogador.
O primeiro desafio do São José na Liga Sul-Americana será de cara um confronto Brasil x Argentina. A estreia vai ser contra o Libertad Sunchales, nesta quinta-feira (01/11), às 20h10 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo SporTV 2.
Confira a tabela de jogos do Grupo C da Liga Sul-Americana (horários de Brasília):
01/11 (Quinta-feira)
20h10 – São José/Unimed x Libertad Sunchales (ARG)
22h20 – Tiburones (VEN) x El Bosque (PER)
02/11 (Sexta-feira)
20h10 – Libertad Sunchales x El Bosque (PER)
22h20 – Tiburones (VEN) x São José/Unimed
03/11 (Sábado)
20h10 – São José/Unimed x El Bosque (PER)
22h20 – Tiburones (VEN) x Libertad Sunchales (ARG)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca