HOJE
Virando a chave
Por Liga Nacional de Basquete
De volta ao NBB após 3º lugar na Liga das Américas , Flamengo enfrenta Basquete Cearense, nesta quinta-feira, visando estender sequência vitoriosa na temporada
Depois de quase um mês longe do NBB por estar se dedicando à Liga das Américas 2015, no qual conquistou a medalha de bronze, o Flamengo voltará à ativa no campeonato nacional, nesta quinta-feira (19/03), para enfrentar o Basquete Cearense, fora de casa, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), às 19 horas (de Brasília), em duelo válido pela 28ª rodada da sétima edição do NBB.
A equipe do técnico José Neto sediou o Final Four da Liga das Américas no último final de semana, no Ginásio Maracanãzinho, mas acabou derrotada pelo Pioneros de Quintana Roo (MEX), na primeira rodada e ficou com o terceiro lugar ao vencer o Peñarol de Mar del Plata (ARG) na disputa pela medalha de bronze. No entanto, isso é página virada para os rubro-negros.
“Conquistamos muita coisa e entramos para a história tanto do Flamengo quanto do basquete brasileiro com todas as conquistas que tivemos na temporada passada. Agora é hora de olhar para frente para que possamos ter novas conquistas”, afirmou o técnico do Flamengo, José Neto.
Os atuais bicampeões nacionais viraram a chave e agora o foco é total no NBB, onde a equipe carioca está na quarta colocação, com campanha de 17 resultados positivos em 24 partidas (70% de aproveitamento). Diante do Basquete Cearense, o Flamengo tentará recuperar o terceiro lugar, que hoje pertence ao Mogi, e ainda estender sua sequência vitoriosa para sete jogos.
“Não podemos viver muito do que já fizemos, o momento agora é de pensar no NBB. Basquete Cearense e Brasília são dois jogos duros fora de casa para terminar a fase de classificação e depois jogarmos os playoffs. Em um campeonato onde se decide no playoff precisamos estar bem para jogar essa fase e atingir as expectativas do clube e da nossa torcida”, comentou José Neto.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
Para voltar ao seu antigo posto nesta rodada, a equipe do Rio de Janeiro terá que vencer seu compromisso diante dos fortalezenses e ainda torcer por um tropeço do Mogi, que entrará em quadra contra o atual vice-campeão Paulistano/Unimed, também nesta quinta-feira (19/03). Se isso não acontecer, as posições dos dois times permanecerão como estão hoje.
Além de defender sua sequência de seis triunfos consecutivos, o clube da Gávea também tentará ampliar o tabu de nunca ter perdido para o Basquete Cearense na história do NBB. Até hoje, cinco partidas foram realizadas, com cinco vitórias rubro-negras, uma delas no primeiro turno da atual temporada, em jogo realizado no Ginásio “Juquinha”, em Macaé (RJ), pelo largo placar de 103 a 78.
Mas se tratando de NBB, o Basquete Cearense vive situação distinta em relação ao Flamengo. A equipe do técnico Alberto Bial, que vem em uma boa crescente no campeonato, luta para chegar aos playoffs e hoje ocupa a 13ª posição, a primeira fora da zona de classificação às Finais, com campanha de oito vitórias em 27 jogos no campeonato (29,6% de aproveitamento).
“Esse é o nosso último jogo em casa na fase de classificação, ainda mais contra o Flamengo. Tivemos alguns deslizes no jogo contra o Macaé, mas estamos cientes do que precisa ser melhorado e do foco que é necessário para enfrentar uma equipe como o Flamengo. A gente conta com a presença da torcida, para que esse não seja o último jogo da temporada em casa, para que a gente consiga uma arrancada nesses três últimos jogos, mantenha viva a nossa chance pelos os playoffs e jogue mais partidas nesta temporada aqui em Fortaleza”, comentou o armador Davi Rossetto.
Os representantes da Região Nordeste vêm de derrota no confronto direto pela vaga nos playoffs contra o 12º colocado Macaé, em Fortaleza (CE), por 82 a 76. Desta forma, a agremiação de Fortaleza perdeu uma grande chance de adentrar no grupo dos 12 primeiros colocados, por isso, terá que vencer três últimos jogos, contra Flamengo em casa, e Paulistano e Liga Sorocabana fora, e ainda torcer ao máximo por tropeços do Macaé se quiser ir às Finais.
“Lógico que é um jogo que causa grande repercussão, que mexe com a gente. Jogar com o campeão mundial. Conto com uma atuação no nível que a equipe vem tendo nos últimos jogos, com aplicação e um aproveitamento bem alto. Além de tudo, com a responsabilidade de precisarmos de uma forma decisiva do resultado. Vamos entrar em quadra sabendo da força do adversário, mas com o único pensamento de vitória. Só ela nos interessa, para que a gente possa se igualar com o concorrente direto pela vaga (Macaé Basquete), com nove vitórias.A gente vai atrás da nossa nona vitória, custe o que custar. Que nós possamos tornar realidade essa afirmação e esse sonho meu”, afirmou Alberto Bial.
O confronto desta quinta-feira em Fortaleza (CE) ainda terá mais um ingrediente especial. Basquete Cearense e Flamengo voltarão ao palco da final da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), campeonato nacional Sub-22, no qual o time cearense venceu o então atual campeão, por 63 a 58, e levantou o inédito e histórico troféu de campeão, o primeiro de um time nordestino nas competições organizadas pela LNB.