#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Bom momento

23-10-2024 | 09:51
Por Marcius Azevedo

Vitor Faverani não se ilude com o seu desempenho em quadra com o São Paulo e mira prolongar esse excelente começo de temporada para todo o NBB CAIXA 2024/25

A fluidez com que tem conseguido desempenhar seu papel em quadra pelo São Paulo não ilude Vitor Faverani. As dificuldades que viveu na infância na pequena cidade de Paulínia (SP), o processo de adaptação ao basquete na Espanha com apenas 13 anos e atuar na NBA prepararam o pivô para entender que existem momentos bons e ruins na carreira. Agora ele está em alta no NBB CAIXA 2024/25. E quer continuar assim.

“Não estou fazendo uma boa temporada, são apenas três jogos. Estou num momento bom. Tenho a confiança dos meus parceiros de time e do meu treinador e espero que isso continue assim, que eu continue a jogar realmente a temporada inteira”, afirmou Faverani, logo após somar um duplo-duplo, com 10 pontos e 13 rebotes, na vitória sobre o Sesi Franca, o terceiro triunfo do São Paulo em três jogos na temporada.

Faverani tem média de duplo-duplo na temporada. Foto: Miguel Schincariol/Saopaulofc.net

A temporada passada ainda martela na cabeça do jogador de 36 anos, incomoda. Faverani não conseguiu ser efetivo como gostaria no NBB CAIXA 2023/24. Não desempenhou o papel que o São Paulo imaginava quando o contratou após ele defender o Flamengo em suas duas primeiras temporadas no maior campeonato de basquete do País.

A explicação, segundo o pivô, está no tempo de quadra. Foram apenas 12,2 minutos em média em 35 jogos. Com o técnico Guerrinha, que chegou nesta temporada para substituir Bruno Mortari, Faverani tem sido titular com 25,4 minutos por jogo. “Para todo jogador é muito fácil quando se tem tempo de quadra e tem a confiança do treinador. Quando isso acontece, o normal é que ele consiga desempenhar um bom trabalho. Estou tendo isso nesse ano e estou conseguindo desempenhar”, afirmou.

Em três jogos, o jogador registra médias de 17 pontos e 10 rebotes para 20,3 de eficiência. Números que colocam Faverani em destaque nas estatísticas do NBB CAIXA 2024/25: primeiro em aproveitamento nos arremessos de 2 pontos e rebotes, quarto em eficiência e sétimo entre os maiores pontuadores.

Para além do números, o pivô utiliza sua experiência para ajudar no bem coletivo. Faverani briga em todos os rebotes, faz um excelente trabalho no pick and roll com os armadores, seja para entrar no garrafão para uma enterrada ou bandeja, seja para abrir e converter um arremesso do perímetro (tem 50% de aproveitamento nesta temporada), e cumpre tudo o que é determinado no esquema tático do técnico Guerrinha.

“Sou uma pessoa muito disciplinada. Faço tudo o que o meu treinador pede e dou 100% do melhor que eu posso dar para o time. Contra o Corinthians, tive sorte de ajudar, hoje (terça-feira) tivemos o Bennett jogando bem em um jogo que foi bem mais distribuído, mas o mais importante é conseguir ir construindo tijolinho por tijolinho para chegar bem no final desta temporada”, afirmou. No Majestoso, no último sábado (19/10), ele anotou 28 pontos, batendo o seu recorde pessoal de pontuação.

Favrerani tem conseguido colocar muitos tijolinhos nesta construção neste começo de temporada do São Paulo. O Tricolor venceu Pato Basquete e Corinthians fora de casa e, no primeiro jogo como mandante, derrotou o atual tricampeão do NBB CAIXA, o Sesi Franca. A história ainda tem muitos capítulos, mas certamente o pivô de 2,12m já tem um alicerce forte estabelecido e tem tudo para ter o seu melhor desempenho desde que voltou ao Brasil após um processo longo de aprendizado.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.