#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Vitória de líder

Paulistano CAP 84
x
59 L. Sorocabana LSB
21
1ºQ
X
16
22
2ºQ
X
9
23
3ºQ
X
19
18
4ºQ
X
15

Gin. Antonio Prado Jr

8 de fevereiro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

Com vantagem construída no 2º quarto, Paulistano domina Liga Sorocabana em casa, vence a 14ª consecutiva e segue na liderança do NBB CAIXA

DOCUMENTOS:
Súmula Borderô Relatório +/- Análise de Quntetos
84
MANTEVE
1º Colocado (*)
X
59
MANTEVE
15º Colocado (*)
84
PTS
59
6
A3C
5
24
A2C
17
18
LLC
10
34
RT
34
16
ASS
14

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O Paulistano/Corpore entrou em quadra como líder do NBB CAIXA pela primeira vez e fez bonito. Na noite desta quarta-feira, no Ginásio Antonio Prado Jr, a equipe do técnico Gustavo De Conti construiu uma bela vantagem no segundo período, conquistou uma expressiva vitória sobre a LSB/Uniso, por 84 a 59, e chegou ao seu 14º triunfo consecutivo no campeonato nacional.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Põe na conta: Com o resultado, o CAP acumulou sua 16ª vitória em 19 partidas na atual temporada (84,2% de aproveitamento). Os 14 triunfos seguidos representam a quarta maior sequência da história das fases de classificação do NBB CAIXA. Do outro lado, a LSB sofreu sua 17ª derrota seguida e bateu seu próprio recorde negativo na competição – em 2014/2015 perdeu 16 seguidas. Com isso, a Cavalaria segue na última posição (15º), com dois triunfos em 19 jogos (10,5% de aproveitamento).

+Tabela de classificação completa da temporada 2017/2018 do NBB CAIXA

Dominou: A expressiva vitória do Paulistano foi construída praticamente no segundo quarto. Com defesa “insana”, a equipe alvirrubra sufocou a LSB, forçou o adversário a sete desperdícios de bola e aplicou diversos contra-ataques. Com isso, foi para o intervalo com 18 pontos de frente (43 a 25). No segundo tempo, o CAP consolidou sua vantagem acima dos 20 pontos no terceiro quarto e chegou a abrir 34 pontos na reta final (81 a 47) do duelo.

Fala aí, Lucas: “Viemos de boas vitórias fora de casa sobre Minas e Flamengo, que aconteceram depois da eliminação na Liga das Américas. Sabíamos que se quiséssemos superar teríamos que vencer esses dois jogos e mais esse contra a LSB em casa. Nossa defesa está querendo cada vez mais, pois sabemos que se quisermos permanecer no topo precisamos defender. Defesa é tudo no campeonato e foi assim que conseguimos essa vitória hoje”, disse Lucas Dias.

Paulistano aplicou a famosa “correria” para cima da Liga Sorocabana e dominou o duelo a partir do 2º quarto (Davi Tiago/CAP)

Outro caminho: O Paulistano é disparadamente a equipe que mais arremessa bolas de 3 pontos no NBB CAIXA, com média de 33,6 tentativas por duelo (11,8 acertos). Na noite desta quarta-feira, foram apenas 15 arremessos de longa distância e seis convertidas (40% de aproveitamento). O caminho alvirrubro no ataque foi nas bolas de 2, com 24 acertos em 37 tentativas (64,9% de aproveitamento).

Fala aí, comandante: “O mais importante hoje foi quando acertamos o rebote defensivo. Estava ruim, dando muita segunda chance para eles e por isso não estávamos conseguindo correr. Quando acertamos isso no segundo quarto conseguimos começar a correr e abrimos uma boa vantagem”, analisou o técnico do Paulistano, Gustavo De Conti, citando os 15 rebotes ofensivos cedidos à Liga Sorocabana.

Os caras: Os destaques individuais da equipe dos líderes do NBB CAIXA ficaram por conta do ala/armador peruano Kyle Fuller, responsável por 21 pontos (8/11 nos arremessos de quadra) e um índice +/- de 33 positivos, e do ala Lucas Dias, que além dos 14 pontos no ataque (4/7 nos arremessos de quadra), se sobressaiu na defesa com dois roubos de bola e três tocos. Vindos do banco, o ala/armador Deryk e o pivô Guilherme Hubner colaborara com 12 e nove pontos, respectivamente.

Não aguentaram: A Liga Sorocabana não resistiu à forte defesa dos líderes do campeonato e tiveram extrema dificuldade de impor seu sistema de jogo. Ao todo, foram 20 bolas perdidas. Além disso, a equipe não teve nenhum atleta pontuando em dígitos duplos. Os maiores anotadores foram os jovens Lucão e André Ferros, ambos com passagem pelo CAP na LDB, autores de oito pontos cada.

E agora: O líder Paulistano terá um teste de fogo na defesa da ponta da classificação do NBB CAIXA: o Mogi das Cruzes/Helbor, terceiro colocado. O duelo será nesta sexta-feira (09/02), no Ginásio Antonio Prado Jr, às 19h30, com transmissão ao vivo via Twitter no perfil oficial do NBB (@NBB). Já Liga Sorocabana voltará à quadra na Quarta-feira de Cinzas (14/02), contra o Joinville/AABJ, em casa, às 20 horas.

Fala aí, Zoom: “Sabemos que todo jogo é importante independente da posição na tabela. Nosso foco é sempre no próximo jogo, não importa contra quem seja. Entramos focados em defender e barrar as principais armas deles. Conseguimos, funcionou, agora nosso foco está em Mogi. Nosso técnico colocará um novo plano de jogo para sermos o mais completos possível em quadra. Já jogamos contra eles na Liga das Américas e sabemos o que precisamos fazer”, declarou Kyle Fuller.

Com 21 pontos, Zoom Fuller foi o cestinha da 14ª vitória seguida do líder Paulistano (Davi Tiago/CAP)