HOJE
Os bordõesde Fuller
Por Liga Nacional de Basquete
Em bate-papo exclusivo no Podcast Território NBB CAIXA, jogador explica origem de seus jargões mais famosos
Kyle Alejandro Fuller, do Corinthians, foi o primeiro entrevistado no quadro “X1” do Podcast Território NBB CAIXA, que estreou nesta segunda-feira (16/09). Nele, o peruano comentou sobre diversas curiosidades e explicou de onde vem dois jargões muito utilizados pelos torcedores e por seus fãs: o “Ya Tu Sabes” e o “Gringo da Favela”.
A história do “Ya Tu Sabes” começa lá atrás, ainda nas favelas do Peru em que Fuller viveu. Na época, com 11 anos, o jogador do alvinegro paulista já era apaixonado pelo esporte da bola laranja, só que, pela pouca idade, nunca era chamado para os jogos.
Teimoso, Fuller chegou a ficar duas semanas sem colocar o pé dentro de quadra para jogar, mas sempre se manteve à beira, na espera de uma oportunidade. Após um tempo, a tão sonhada chance apareceu.
“Já jogava bem, mas tinha apenas 11 anos. Com isso, um cara (Sussu) me chamou para jogar. No time tinha alguns amigos meus e meu pai, então fui lá. O jogo na rua é duro. Se bate no nariz, ninguém apita falta, mesmo se estiver sangrando. Você que deve apitar sua falta, mas comigo não funcionava. Não me respeitavam pela minha idade”, afirmou o ala/armador da equipe alvinegra.
+Tabela do primeiro turno do NBB CAIXA 2019/2020 é definida

Jargão “Ya tu sabes” surgiu na infância do jogador, no Peru (João Pires/LNB)
Em meio a um jogo duro e repleto de pessoas mais velhas, Fuller viu essa situação como uma chance única e a agarrou com unhas e dentes. Logo em sua primeira jogada, o gringo do Corinthians foi ousado e converteu uma cesta após um crossover com fadeaway.
“Na hora que matei a bola, Sussu veio em mina direção e disse: ‘caramba! Tu sabes!’. Depois, fiz mais uma bola, dessa vez de três pontos, e ele veio e me disse a mesma coisa. Fez isso durante quase todo o jogo e gostei muito dessa palavra. A partida acabou e o agradeci pela oportunidade. Nessa hora ele me disse: ‘Ya tu sabes! Amanhã quero você de novo para jogar comigo’. Aquilo me marcou e quando falo isso significa confiança. Quando falo “Ya tu sabes” é por que sei que vou meter a bola. É uma forma de expressar toda minha confiança”, disse o jogador.
No Corinthians, Fuller se destacou não só pelas atuações dentro de quadra, mas também pela irreverência. Por isso, a torcida retribuiu a entrega e o carisma do jogador com um apelido para lá de especial: o de “Gringo da Favela”.
Para Fuller, a alcunha combina com o seu estilo e origem, que é de periferia.
“A torcida inventou o Gringo da Favela. Gostei muito. Sou muito favela, vim de lá. Não sou das favelas do Brasil, mas sou um gringo que veio da favela. Então juntou um com o outro e isso casou bem comigo. Quando vi, a torcida já gritava isso. Fiquei feliz e me identifiquei com o nome”, frisou.
Querido pela torcida corinthiana, Fuller foi apelidado de “Gringo da Favela” (João Pires/LNB)
Ainda no bate-papo no Território NBB CAIXA, Fuller falou sobre outros assuntos, como sua adaptação ao Brasil, o cotidiano difícil na infância em Compton, cidade próxima a Los Angeles considerada uma das mais perigosas do mundo, sobre seu status de “fominha” e muito mais.
E aí, quer conferir a entrevista na íntegra? Então dá uma conferida no nosso podcast! Estamos nas principais mídias da podosfera: Spotify, Itunes, Deezer, Whooshkaa e YouTube.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca