#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo doscestinhas

31-01-2019 | 12:30
Por Rodrigo Bussula

Cestinhas da atual temporada, Zach Graham e Fuller realizam duelo à parte na partida entre Brasília e Corinthians, nesta quinta-feira, ao vivo no BandSports

A competição pelo posto de cestinha do NBB CAIXA está mais acirrada do que nunca e, ao que parece, a luta até o final da temporada se restringirá entre dois gringos que estão afiados nesta temporada: o ala/armador Zach Graham, do Universo/CAIXA/Brasília, e o ala/armador Kyle Fuller, do Corinthians.

Nesta quinta-feira (31/01), os dois se enfrentarão no confronto entre Corinthians e Brasília, no Ginásio da ASCEB, às 20h45, com transmissão ao vivo no canal BandSports.

Até aqui, a dupla de gringos disputam ponto a ponto o posto de cestinha do NBB CAIXA 2018/2019. Atualmente, o posto é liderado pelo ala/armador do time candango, com média de 20,7 pontos por jogo, que é seguido de perto pelo ala/armador do alvinegro paulista, com média de 20,6 pontos por partida.

Zach Graham é o atual cestinha do NBB CAIXA 2018/2019, com média de 20,7 pontos por partida (Anderson Papel/Divulgação)

Em sua primeira temporada no Brasil, Zach vê a competição com o gringo da fiel de uma maneira saudável e afirma que antes das conquistas individuais o êxito nos jogos deve ser o objetivo principal.

“Fui o cestinha muitas vezes na minha carreira, mas agora me afastei um pouco da competição e comecei a mostrar o trabalho invisível que entra neste jogo. Fuller é um bom jogador e um ótimo marcador, mas não estou competindo com ninguém por um lugar de pontuação e liderar a liga nesse quesito não é o meu objetivo. Vencer as partidas sempre será o meu objetivo final, independente que eu tenha uma média de 20 pontos ou 10 pontos”, disse Graham.

+Vote no Zach e no Fuller para o quinteto titular do NBB Mundo

Com ótimas atuações, os números do jogador, contratado no início da temporada pelo Brasília, impressionam pela grande qualidade técnica apresentada e a rápida adaptação a cidade e aos seus companheiros de equipe.

“Não tinha nenhuma grande expectativa em minha chegada, apenas confiava no trabalho que eu tinha feito nas outras equipes antes de chegar aqui em Brasília”, afirmou o jogador.

Tais atuações renderam para Graham uma vaga para o Jogo das Estrelas 2019, que acontecerá em Franca (SP), nos dias 8 e 9 de fevereiro. O jogador fará parte do NBB Mundo e, até o momento, é o sexto atleta mais votado para o quinteto titular da equipe.

+Confira a parcial da votação dos titulares do Jogo das Estrelas 2019

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

💥AGORA VOCÊ DECIDE! VOTE (jogodasestrelas.lnb.com.br) nos TITULARES do #NBBMUNDO para o #JogoDasEstrelasNBB! 🔥 . #VcNuncaViuNadaIgual

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Mas a boa fase do jogador norte-americano não vai de encontro com a temporada que o Brasília vem fazendo até aqui. Na 13ª colocação, com campanha de apenas quatro vitórias em 16 jogos, a equipe da capital federal, hoje, está fora da zona de classificação para os playoffs e a uma da lanterna da competição.

“Sempre esperamos dias melhores e trabalhamos todos os dias para isso. Se melhorarmos nossa defesa teremos mais oportunidades de vencermos e mantermos uma boa sequência de vitórias na competição”, frisou Graham.

+Tabela de classificação do NBB CAIXA 2018/2019

A tentativa de recuperação virá diante do duelo com o Corinthians que, até aqui, está na décima colocação do campeonato com campanha de sete vitórias em 18 jogos – 38,9% de aproveitamento. E a equipe alvinegra promete ser um páreo duro, principalmente por contar com a dupla de gringos formada por Fuller e Parodi, que está afiadíssima.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Gringos comandando o jogo! 🏀 @nanoparodi e @zoomfuller combinaram para 42 pontos na vitória do @sccorinthians.basquete e bailaram no ataque do Timão! 🔥🔥

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

“Temos que limitar os toques dos dois na bola e garantir que eles vejam a defesa quando tiverem a posse. Dessa forma, iremos forçar outros jogadores a fazer as jogadas”, analisou Graham.

Se Graham está preocupado, do outro lado do duelo o sentimento é recíproco. Para Fuller, o ala/armador do time candango será motivo de muita atenção por parte da defesa alvinegra.

“Para jogar contra um jogador como o Zach Graham precisamos estar muito focados. Ele é um jogador completo, com bom chute, infiltrações e presença no poste baixo. Não podemos deixar ele livre, porque se ele esquentar e fizer duas ou três cestas seguidas sua confiança irá crescer e com isso será muito difícil pará-lo”, disse o atleta.

Protagonista no Timão, Fuller tem apresentado atuações de gala – médias de 20,6 pontos, 2,9 rebotes, 2,4 assistências e 15,7 de eficiência. Mas com os bons jogos, o jogador se tornou um dos mais visados pelos adversários.

Fuller se tornou um dos pilares do Corinthians logo em sua primeira temporada com a equipe alvinegra (Wilian Oliveira/Divulgação)

“Amo ser um dos jogadores mais visado pelos adversários, pois isso é um sinal de que meu jogo está melhorando. Estou ciente que os outros times gostam de dobrar a marcação e tentam me deixar o mais desconfortável possível, mas com a ajuda do meu técnico e meu esforço nos treinos tenho superado bem esse desafio”, afirmou o ala/armador alvinegro.

Uma coisa é certa, Fuller tem feito o seu papel como pontuador no Corinthians, e suas médias estão aí para confirmar. Hoje, o ala/armador é o segundo maior cestinha da competição, com média de 20,6 pontos por jogo, e compete direto com Zach Graham, do Brasília, pela liderança no fundamento.

“Sei que estou no topo, mas nunca olho os meus números quando estou jogando, pois esse não é o meu objetivo. Ganhar é o mais importante. Se o time vence, todos ganham e isso é o que eu busco dentro de quadra. Não importa quantos pontos eu faça por partida, o que realmente importa no final é quem ganha. Procuro fazer o meu papel para que a equipe alcance o máximo de vitórias possíveis”, disse Fuller.

NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.