HOJE
Cara conhecida
Por Liga Nacional de Basquete
Minas anuncia chegada de Robby Collum, que disputou três edições do NBB pelo Uberlândia; jogador é o terceiro reforço da equipe para a temporada 2014/2015

Collum já se apresentou e iniciou os treinamentos ao lado de seus novos companheiros (Divulgação)
Depois de anunciar o pivô Shilton, ex-Flamengo e o ala Alex Olivera, ex-São José como seus primeiros reforços para a temporada 2014/2015, o Minas Tênis Clube oficializou a contratação de uma cara conhecida no NBB. Trata-se do ala/armador norte-americano Robby Collum, que disputou três temporadas do maior campeonato de basquete do país pelo Unitri/Uberlândia.
Aos 33 anos, Collum chega ao clube de Belo Horizonte depois de atuar no basquete uruguaio, pelo Defensor Sporting, na última temporada. O jogador, que deixou o time do Triângulo Mineiro após a quinta edição do NBB, está de volta ao Brasil e novamente atuará no Estado de Minas Gerais.
“É um prazer jogar no Minas e estar de volta ao Brasil. Está sendo muito bom esse início de trabalho e estou feliz de estar aqui no clube. Espero poder ajudar a equipe da melhor forma possível tanto Campeonato Mineiro, quanto nono NBB”, comentou Collum.
A trajetória do norte-americano no NBB começou na temporada 2010/2011. Com grandes médias de 17,0 pontos e 3,9 rebotes, Collum foi um dos principais jogadores na campanha do Uberlândia até as quartas de finais naquele ano.
Na temporada seguinte, mais uma vez o atleta de 1,83m teve ótima temporada, com 16,9 pontos e 4,4 rebotes de média por jogo. Ao lado de seu compatriota Robert Day – hoje atleta do Paschoalotto/Bauru – Collum foi novamente um dos principais jogadores da campanha do Uberlândia até a fase quartas de final do NBB4.

Com a camisa do Uberlândia, Collum terminou a temporada 2012/2013 do NBB com o vice-campeonato (João Pires/LNB)
Já no NBB5, apesar de ter médias menores do que em suas duas primeiras temporadas, Collum finalmente teve a honra de disputar uma final do NBB. O Uberlândia terminou a decisão com a conquista do vice-campeonato e Collum com o desempenho de sete pontos, quatro rebotes e seis assistências na partida decisiva.
Com um total de 101 partidas disputadas no NBB, o ala/armador de 33 anos registra médias de 15,9 pontos, 4,3 rebotes e 4,4 assistências por jogo em sua carreira no principal campeonato de basquete do Brasil. Suas grandes exibições dentro da quadra o ajudaram a ser selecionado por duas vezes para a disputa do Jogo das Estrelas do NBB (NBB3 e NBB4).
A mais nova contratação do Minas já se juntou aos outros dois jogadores contratados para esta temporada e sob o comando do técnico Demétrius Ferracciú, já se preparam para a disputa do Campeonato Mineiro e também do NBB7.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca