#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Só dá Mogi!

11-06-2015 | 11:57
Por Liga Nacional de Basquete

Mogi volta a agitar o mercado de transferências do NBB, e anuncia contratação do jovem ala/pivô Lucas Mariano, ex-Franca Basquete

Lucas Mariano vestirá a camisa do Mogi na próxima temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

Lucas Mariano vestirá a camisa do Mogi na próxima temporada (Newton Nogueira/Divulgação)

O Mogi das Cruzes/Helbor está definitivamente sendo o grande protagonista do início do mercado de transferências do basquete nacional. No início da noite desta quarta-feira (10/06), a equipe paulista anunciou a contratação do jovem e promissor ala/pivô Lucas Mariano, ex-Franca Basquete.

Um dos pré-convocados pelo técnico Gustavo De Conti para representar a Seleção Brasileira na disputa da Universíade de Gwangju, Lucas se apresentará à sua nova equipe apenas após seu compromisso com o selecionado verde-amarelo. Caso fique entre os 12 atletas que disputarão a competição, o ala/pivô iniciará os trabalhos em Mogi somente no final de julho.

Lucas é o segundo reforço anunciado pela diretoria mogiana. Antes, o esquadrão do Alto do Tietê já havia confirmado a chegada do armador Larry Taylor, que construiu sua carreira no Brasil com a camisa do Paschoalotto/Bauru. O norte-americano naturalizado brasileiro inclusive já foi apresentado pela equipe semifinalista nas duas últimas edições do NBB.

Aos 21 anos, Lucas é considerado uma das grandes joias do basquete nacional. Com 2,05m de altura, o ala/pivô teve médias de 12,4 pontos e 5,8 rebotes por jogo no NBB 7 e foi um dos grandes nomes do quinto lugar conquistado pelo Franca na competição. Com tal desempenho, o novo reforço mogiano foi um dos indicados para o prêmio de Melhor Pivô da temporada.

“Estou muito feliz de estar indo jogar em Mogi das Cruzes e ansioso para começar a trabalhar com a equipe. Quero ajudar o time a conquistar vitórias e títulos. Agradeço à diretoria por confiar e acreditar que meu trabalho vai ajudar a equipe a crescer ainda mais nas competições”, disse Lucas, que ainda tem idade para disputar a próxima edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete).

Lucas fechou a temporada 2014/2015 em alta e agora viverá um novo desafio (Newton Nogueria/Divulgação)

Lucas fechou a temporada 2014/2015 em alta e agora viverá um novo desafio (Newton Nogueria/Divulgação)

Nascido e revelado na cidade considerada a capital do basquete, Lucas passou a integrar o elenco francano no NBB 2, então com apenas 16 anos. Ainda muito jovem, o ala/pivô teve poucas chances em suas três primeiras temporadas, mas a partir do NBB 5, sob o comando de Lula Ferreira, passou a ser titular e um dos protagonistas da equipe do interior do Estado de São Paulo.

Ao todo, Lucas já disputou 143 partidas válidas pelo NBB e registra médias de 10,8 pontos e 4,3 rebotes por partidas. Na última temporada, o jogador foi um dos eleitos para representar o NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2015 e foi titular da equipe verde-amarela na disputa contra o NBB Mundo.

Agora lado a lado: Lucas será companheiro de equipe de Shamell no NBB 8 (Cleomar Macedo/Divulgação)

Agora lado a lado: Lucas será companheiro de equipe de Shamell no NBB 8 (Cleomar Macedo/Divulgação)

“Realmente a gente está muito feliz com a vinda do Lucas Mariano. Isso é uma cobrança nossa desde a temporada passada para fortalecer essa posição e ter um garrafão mais forte. Agora acabou calhando o fim do contrato dele, um atleta de extrema qualidade, e a vinda para Mogi das Cruzes vai fazer muito jus ao nosso time”, disse o mogiano Ewerton Komatsubara.

Com a contratação de Lucas, Mogi tem dez jogadores confirmados em seu elenco para a próxima temporada. Além de Larry Taylor, outro reforço mogiano, Shamell e Paulão, que têm contrato por mais um ano, a equipe acertou as permanências de Tyrone, Gerson, Filipin, Elinho, Jimmy e Wagner. Além do NBB 8, o time do Alto do Tietê também disputará a Liga Sul-Americana e o Campeonato Paulista na próxima temporada.

“Nós renovamos com praticamente todos, trouxemos o Larry, o Lucas e com muito trabalho e seguindo a mesma filosofia, com certeza, vamos muito fortes para a próxima temporada. Esperamos colher bons resultados e dar esse presente para a nossa torcida e para a nossa cidade”, concluiu Komatsubara.