HOJE
#10Fatos – Mogi x Paulistano
Por Liga Nacional de Basquete
Batalhas recentes, reencontro de Elinho e gringos on fire: confira os 10 principais fatos do duelo desta quarta-feira entre Mogi e Paulistano, ao vivo no SporTV
O ano de 2018 será aberto com um duelo de altíssimo nível. Na noite desta quarta-feira (03/01), Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore farão um confronto repleto de atrativos que o deixam imperdível. A partida será no Ginásio Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP) e será transmitida ao vivo pelos canais SporTV.
Entre os ingredientes que apimentam ainda mais a partida está o reencontro do armador Elinho, um dos destaques do CAP no NBB CAIXA, com a torcida mogiana, além dos playoffs recentes entre as duas equipes no Campeonato Paulista e os ótimos momentos dos gringos Shamell e Kyle Fuller, maiores referências ofensivas de Mogi e Paulistano, respectivamente.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos da partida desta quarta-feira entre Mogi e Paulistano:
Batalhas recentes
Mogi e Paulistano travaram grandes batalhas entre si no Campeonato Paulista 2017, que terminou com a equipe da capital como campeã. Na fase de classificação, cada um venceu uma. Já nas semifinais, os mogianos chegaram a abrir 2 a 0 na série melhor de cinco ao ganhar os dois jogos em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, mas viu os comandados de Gustavo De Conti ressurgirem nas partidas no Hugão e virarem o confronto para 3 a 2. Na edição anterior do torneio, as duas equipes também se enfrentaram na semifinal, com vitória por 3 a 2 da equipe de Mogi, que acabou com o vice-campeonato – o campeão foi o São José.
Mais Mogi
Mas quando o assunto é NBB CAIXA, a equipe do Alto Tietê leva a melhor. Em dez partidas entre eles, seis foram vencidas pelo Mogi e quatro pelo CAP. Os dois jogos da edição passada foram vencidos pelos mogianos – 86 a 55 no Hugo Ramos no primeiro turno, e 78 a 77 no Antonio Prado Jr no returno.
Aquele reencontro
Um dos grandes destaques do Paulistano, Elinho Corazza defendeu o Mogi nos dois últimos anos e reencontrará sua ex-equipe pela primeira vez no NBB CAIXA. O jogador participou dos dois títulos da equipe mogiana na temporada passada, Campeonato Paulista e Liga Sul-Americana.
Elinho, por sua vez, é o líder em assistências do campeonato, com média de 7,7 por partida. Curiosamente, o armador está a nove servidas de igualar o número total que registrou pelo Mogi na edição passada do NBB CAIXA, que foi 86. Pelo time mogiano, sua média na temporada passada foi de 2,6 passes decisivos por duelo.
Sequências em jogo
Tanto Paulistano quanto Mogi fecharam 2017 em alta. Depois de perder as duas primeiras partidas do NBB CAIXA para Bauru e Franca, a equipe do técnico Gustavo De Conti venceu sete dos últimos oito jogos, sendo cinco deles nas últimas cinco rodadas. Com isso, saltou para a quinta colocação com campanha idêntica à do Franca, quarto colocado. Já o Mogi, líder da competição com nove triunfos e apenas uma derrota, ganhou os quatro últimos compromissos do ano passado.
+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2017/2018
Grande aproveitamento
O Mogi entrará em 2018 vindo de um excelente desempenho nas partidas de 2017 da atual temporada. Foram 24 vitórias e apenas sete derrotas (77,4% de aproveitamento), incluindo o Campeonato Paulista e o NBB CAIXA. Dos sete resultados negativos, quatro foram para o Paulistano – todos no Estadual.
Hugão forte
Pode se dizer que o Mogi é praticamente imbatível dentro do Hugo Ramos. Incluindo NBB CAIXA e o Campeonato Paulista, o time mogiano detém um retrospecto de 13 vitórias em 15 partidas atuando ao lado de seu torcedor nas partidas de 2017 da atual temporada. Curiosamente as duas únicas derrotas vieram justamente para o Paulistano, na semifinal do Estadual.
Do outro lado
Três atletas do elenco do Mogi já defenderam as cores do Paulistano em suas carreiras. Um deles é Shamell, que teve o CAP como seu segundo clube no Brasil, entre 2007 e 2007 – o primeiro foi Araraquara, em 2004. Quem também jogou por lá fora da “era NBB” foi Guilherme Filipin. Já no maior campeonato do país, Caio Torres atuou pelo clube da capital paulista em 2014/2015.
Previsão de chuva
Vai ter chuva (de bolas de 3) no Hugo Ramos. Paulistano e Mogi são dois dos times que mais acertam bolas de 3 pontos da temporada do NBB CAIXA: o CAP lidera o ranking, com média de 11,1 convertidas por partida, enquanto o Mogi tem a quarta maior média, que é de 8,4. No entanto, os mogianos possuem o terceiro pior aproveitamento nos tiros longos do campeonato (31,2%). Do outro lado, os alvirrubros têm o sétimo melhor (33,6%).
+Confira as estatísticas de arremessos das equipes do NBB CAIXA 2017/2018
Prévia da LDA
Mogi e Paulistano estão no mesmo grupo da Liga das Américas e farão, nesta quarta-feira, uma prévia do que pode se esperar na competição continental. As duas equipes fazem parte do Grupo B, que acontecerá em Talca (CHI) entre os dias 26 e 28 de janeiro. Na chave ainda estão San Lorenzo (ARG) e o anfitrião Español de Talca (CHI).
Gringos on fire
Dois norte-americanos de Mogi e Paulistano vivem grandes momentos no NBB CAIXA e prometem fazer um grande duelo. Do lado mogiano, Shamell cresceu de produção no mês de dezembro e fez +20 pontos nos três últimos confrontos (diretos) da equipe, contra Franca (21), Bauru (20) e Pinheiros (23). Com a atuação contra os pinheirenses, entrou para a Seleção da Semana #6, que também tem Deryk, da equipe alvirrubra.
+Confira a Seleção da Semana #6 do NBB CAIXA 2017/2018
Do lado do CAP, Kyle Fuller aparece como cestinha do time no campeonato, com média de 14,0 pontos por jogo. Na última partida de 2017, contra o Vasco, o camisa fez 17 pontos em 17 tentados só no último quarto e totalizou 22 na grande vitória em pleno São Januário.