#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Prontos para voar

17-03-2018 | 02:44
Por Liga Nacional de Basquete

Inspirações na NBA, mistério e promessa de espetáculo: veja as análises dos participantes do Torneio de Enterradas sobre a disputa

Uma das atrações mais aguardadas do Jogo das Estrelas, o Torneio de Enterradas de 2018 reunirá especialistas mais alto nível do basquete brasileiro nas cravadas e promete levar ao delírio o público presente no Ginásio do Ibirapuera. Os torneios individuais acontecerão neste domingo (18/03), a partir das 10 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, na TV Globo.

Atual campeão do torneio, Corderro Bennett (Pinheiros) será acompanhado do recordista em enterradas da história do NBB CAIXA, Cipolini (Sesi Franca), com 329, e o líder da temporada no quesito, Wesley Castro (Minas), com 29. Outros que vêm chamando a atenção nas fortes enterradas são os gringos MJ Rhett (Flamengo), David Nesbitt (Paulistano/Corpore) e Greg Brown (Campo Mourão). Completam a lista os garotos “voadores” Gabriel Jaú (Sendi/Bauru) e Gui Bento (Pinheiros), que chegarão na disputa cheios de vontade.

+Quer saber os palpites dos atletas para os torneios? Veja o Bolão das Estrelas

Com formato disputa inovador e um aumento no número de participantes em relação ao ano anterior, o Torneio de Enterradas terá os seguintes duelos na primeira fase: Gabriel Jaú x Cipolini (confronto 1), Gui Bento x Wesley (confronto 2), MJ Rhett x Nesbitt (confronto 3), e Corderro Bennett x Greg Brown (confronto 4).

Já na etapa seguinte, os vencedores dos confrontos 1 e 2 farão uma das semifinais, enquanto a outra será entre os ganhadores dos duelos 3 e 4. Os vencedores de ambos irão para a grande decisão. Em todas as fases, os embates serão definidos em enterrada única em estilo livre, com um tempo máximo de 40 segundos.

Esses são os confrontos do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas 2018 (Arte/LNB)

Os participantes fizeram suas análises sobre o Torneio de Enterradas. Eles falaram analisaram seus respectivos adversários na primeira rodada, descreveram suas principais características no quesito enterrada e também aproveitaram para contar quem são suas inspirações nas cravadas. Confira abaixo:

+Análises dos participantes: Habilidades, 3 Pontos e Enterradas

O Jogo das Estrelas 2018 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty, Cartões CAIXA Elo e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani, NBA e Ministério do Esporte.

Cipolini x Gabriel Jaú

– Cipolini (Sesi Franca)

Característica pessoal: “Aprecio muito as enterradas, tanto de fazer quanto de ver. Sempre procuro cravar no jogo. Gosto muito mesmo. É um lance que cativa muito o público e quem está na quadra, é isso que vou tentar fazer”

O adversário: “É um garoto novo, bem atlético, leve, é um competidor que dará trabalho pela plasticidade. Curiosamente, quando participei do torneio em 2011, eu era o mais novo. Hoje, sou o mais velho, estou com 31, e enfrentarei o mais novo”

+Mr. Dunks: Líder em enterradas na história, Cipolini entra na disputa com “fome de menino”

Inspiração: “Vince Carter sempre me inspirou. Ele é, sem dúvida nenhuma, o número um nas enterradas. É minha inspiração, uso a camisa 15 por causa dele. Quando comecei a jogar basquete no final dos anos 90 o Vince Carter estava aparecendo e eu peguei uma época muito boa dele”

– Gabriel Jaú (Bauru)

Característica pessoal: “Tenho demonstrado muita agressividade nas enterradas e acho que esse foi um diferencial para eu ter sido chamado para esse torneio”

+Jovens voadores: Jaú e Gui Bento chegam para o Torneio de Enterradas cheios de vontade

O adversário: “Será um confronto bom, o Cipolini é forte, pula bastante, vai ser bem difícil superá-lo. Mas tenho coisas na manga que podem surpreender”

Inspiração: “Minha inspiração é o LeBron James”

Wesley x Gui Bento

– Wesley (Minas):

Característica pessoal: “Minhas enterradas são mais fortes e pulo sempre em dois apoios. Acho que minha estatística nas enterradas foi o diferencial para eu ser chamado para esse torneio”

O adversário: “Tanto eu quanto o Gui Bento estamos escondendo o jogo e não sabemos o que o outro vai fazer. Ele pula bastante na passada, que é bem larga, já eu pulo mais estancado, em dois apoios. Vamos ver qual das duas chama mais a atenção dos jurados”

Inspiração: “Minha inspiração é o mestre Vince Carter, podem se preparar”

– Gui Bento (Pinheiros)

Característica pessoal: “Minhas principais características são a explosão e a passada larga. Isso faz com que eu saia bastante do chão e consiga fazer belas enterradas”

O adversário: “Ele é um cara mais forte, mais alto, então as enterradas deles vão ser aquelas pauladas, já as minhas serão mais plásticas. Espero ganhar nisso, usando minhas passadas largas e chegando o mais alto possível”

Inspiração: “Tenho um estilo mais parecido com o Zach Lavine, com enterradas mais plásticas e todas na passada”

MJ Rhett x David Nesbitt

– MJ Rhett (Flamengo)

Característica pessoal: “Posso fazer algumas manobras diferentes no ar. Tenho boa impulsão e posso enterrar com bastante força”

O adversário: “Não conheço muito sobre o Nesbitt, mas sei que ele é um cara forte e que pode fazer coisas diferentes. Estou curioso para ver o que ele fará”

Inspiração: “Minha inspiração é o DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers)”

– David Nesbitt (Paulistano)

Característica pessoal: “Minha principal característica é a força. Sei que não posso ser tão flexível ou fazer coisas que um cara baixo faz, como Donovan Mitchell (campeão do Torneio de Enterradas da NBA), posso tentar ser mais flexível, mas sou maior e vou me inspirar na força.

O adversário: “Tenho visto algumas enterradas do MJ Rhett e poucos caras enterraram como ele, mas estou preparado”

+Das Bahamas para o mundo: David Nesbitt apresenta rica história de vida

Inspiração: “Minha inspiração é o Vince Carter, mas não consigo fazer as coisas que ele fazia. Mas pensando em um cara da minha característica, acredito que sou mais parecido com o Dwight Howard”

Bennett x Greg Brown

– Bennett (Pinheiros) – atual campeão

Característica pessoal: “Posso fazer todos os tipos de enterradas”

O adversário: “Não conheço muito sobre o Greg Brown, mas ele também é baixo e pode fazer coisas parecidas às minhas. Mas não estou pensando nisso, meu único pensamento é vencer”,

Inspiração: “Minha inspiração é o Steve Francis (ex-NBA All Star)”

– Greg Brown (Campo Mourão)

Característica pessoal: “Posso enterrar pulando com os dois pés juntos, ou então na passada, como o Bennett costuma fazer. Mas o importante é mostrar o quão alto posso pular e finalizar a enterrada com bastante força”

O adversário: “Ele é um cara baixo, assim como eu. Será bem legal enfrentar um cara com a característica parecida com a minha e tão competitivo como ele é”

Inspiração: “Quando eu era mais jovem eu tentava imitar o Derrick Rose na temporada de MVP dele. Aquelas enterradas que ele colocava a bola quase nas costas eram demais”