HOJE
Para cimada Grécia
Por Liga Nacional de Basquete
Pelo Grupo F da Copa do Mundo, Seleção Brasileira desafia Antetokoumpo e Cia: "temos que ser respeitados"
Depois de estrear na Copa do Mundo da China com vitória sobre a Nova Zelândia, a Seleção Brasileira terá um teste de fogo pela segunda rodada do Grupo F. Nesta terça-feira (03/09), o time verde-amarelo desafiará a poderosa Grécia, às 09h (de Brasília), em Nanjing, sede da chave.
Ambas as equipes vêm de vitória na primeira rodada do Grupo F. Enquanto o Brasil bateu a Nova Zelândia, por 102 a 94, a Grécia venceu a seleção de Montenegro, com propriedade, pelo placar de 85 a 60.
“Sabemos que a Grécia vem com muita força, é um time que se conhece bem e joga junto há bastante tempo, tem o MVP da NBA, mas nos preparamos muito para isso e temos que ser respeitados. Eles são superiores no momento, mas sabemos do nosso potencial e do que podemos fazer em quadra. Se eles entrarem achando que já ganharam, podem se complicar”, afirmou o pivô Anderson Varejão, do Brasil.
Em sua primeira vitória no Mundial, a Seleção Brasileira contou com grandes desempenhos de dois atletas que defenderão o Life Fitness/Minas no próximo NBB CAIXA: os experientes Leandrinho Barbosa (22 pontos) e Alex Garcia (14 pontos).
Quem também se sobressaiu pelo Brasil foi o armador Rafa Luz, do UCAM Múrcia (ESP), com 14 pontos, e o ala Marquinhos, outro nome de peso do NBB CAIXA, que saiu do banco de reservas e anotou 12 pontos.
+NBB CAIXA tem recorde de atletas na Seleção em uma Copa do Mundo
Já os gregos usaram sua bela atuação coletiva para dominar a forte seleção de Montenegro. O destaque ficou por conta do desempenho de seus homens de garrafão Georgios Printezis (16 pontos), Georgios Papagiannis (15 pontos) e Iouanis Borousis (12 pontos).
O astro Giannis Antetokounmpo, MVP da temporada passada da NBA, ficou em quadra por apenas 15 minutos e teve atuação “discreta” (perto do que é esperado): 10 pontos, oito rebotes e dois roubos de bola (15 de eficiência), mas uma enterrada “daquelas” (vídeo abaixo).
Em uma coletiva de imprensa recheada de jornalistas gregos, o técnico da Seleção Brasileira, Aleksandar Petrovic, foi cauteloso, mas afirmou que tem a fórmula para vencer o duelo desta terça-feira.
“Como temos aqui muitos jornalistas gregos que acompanham nos sites especializados tudo sobre o Mundial, eu não posso falar muito. Mas não podemos cair numa cilada de pensar apenas em Antetokounmpo. A Grécia é muito mais do que ele, tem Bourousis, Sloukas, Calathes, Papanikolau, Printezis. É um grande time, mas sei uma forma de ganhar deles, só temos que ver como vai funcionar na prática”, afirmou Petrovic.
A confiança de Petrovic não é por acaso. Treinador da Croácia nos Jogos Olímpicos Rio 2016, ele foi um dos responsáveis por deixar a Grécia de Antetokounmpo de fora da competição durante o Pré-Olímpico da Europa.
“Fui o único que tive essa experiência com a seleção da Croácia. Em 2016, pelas semifinais do Pré-Olímpico europeu, ganhamos da Grécia com Antetokounmpo, Papanikolau, Calathes e todo mundo. Mas três anos depois todos melhoraram muito e essa seleção é muito mais forte que aquela”, alertou o técnico da Seleção Brasileira.
Antes de Brasil x Grécia, Montenegro x Nova Zelândia farão o primeiro confronto do Grupo F, às 05 horas. O vencedor desse confronto poderá abrir caminho para uma classificação tanto da Seleção Brasileira quanto dos gregos – dependendo do resultado.
+Na China, Janeth é adicionada oficialmente ao Hall da Fama da FIBA
Depois do jogo desta terça-feira, o time do técnico Aleksandar Petrovic finalizará sua participação na primeira fase na quinta-feira (05/09), às 05 horas, contra Montenegro. Já a segunda fase da Copa do Mundo começará no dia seguinte, sexta-feira (06/09), mas o Brasil só entrará em quadra no domingo (07/09) caso se classifique.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

