#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O basquetenão para

24-03-2020 | 01:53
Por Liga Nacional de Basquete

Campanha do NBB estimula prática e o consumo do basquete mesmo dentro de casa com dicas, lives e conteúdos especiais

A temporada 2019/2020 do NBB foi cancelada, bem como a Euroleague e outras ligas esportivas ao redor do mundo. Nesse momento de combate ao Covid-19, a recomendação é de ficar em casa e evitar aglomerações. Mas, mesmo em período de pandemia, a bola laranja não pode parar. E nem vai!

Por isso, a Liga Nacional de Basquete lançou, no início da quarentena, a campanha #BasqueteEmCasa para estimular a prática de atividades domésticas de basquete mesmo dentro de casa, além, do consumo de conteúdos como Podcasts, filmes, livros, séries e documentários, tudo relacionado ao esporte da bola laranja.

Para aumentar o envolvimento do público com a campanha, os perfis oficiais do NBB (@NBB) postaram durante seis semanas vídeos publicados por por fãs e atletas que usaram a hashtag #BasqueteEmCasa com narração de Guilherme Maia, narrador do NBB no DAZN, Facebook e Twitter.

A ação foi baseada no conceito de UGC (User-Generated Content), o conteúdo gerado pelo usuário, o que faz com que o fã, de fato, faça parte das publicações do NBB. Isso tem o intuito de aproximar a comunidade do basquete como um todo e reforçar um fator importantíssimo nesse momento de pandemia: a união entre todas as partes envolvidas.

Em pouco mais de três meses de campanha, as publicações da #BasqueteEmCasa no Instagram e Facebook do NBB atingiram, somadas, cerca de 26,6 milhões de pessoas, com direito a 196,9 mil interações (reações, comentários e compartilhamentos).

Todo mundo junto!

Teve jogador do NBB, torcedor, criança e até jogador da Seleção de Vôlei entrando na onda! Todo mundo participou, bastou usar a hashtag #BasqueteEmCasa.

Se liga em alguns dos melhores posts:

Yago Mateus (Paulistano/Corpore)

Lucas Cauê (Pinheiros)

Nick Coube (fã de Bauru-SP)

Murilo (1 ano e 10 meses)

Felipe Vezaro (Corinthians)

Enzo Ruiz (Renata/Rio Claro)

Sarith Anischa (fã e técnica de basquete)

William “Mago” Arjona (Seleção Brasileira de Vôlei)

Dicas para curtir basquete sem sair de casa

Mas não é só com bola na cesta que o basquete se mantém vivo dentro do fã. Por isso, fizemos uma série de indicações de conteúdos relacionados ao esporte da bola laranja das mais variadas plataformas:

Lives no Instagram

Outro braço da campanha foi a realização de lives semanais no Instagram do NBB (@NBB) com os principais atletas e técnicos do NBB, personagens do basquete e celebridades ligadas ao esporte da bola laranja. Shamell, Olivinha, Alex Garcia, Betinho, Yago Mateus, Ricardo Fischer, Larry… Os principais nomes do campeonato já passaram pela nossa live. Se quiser assisti-las, basta ir no IGTV do NBB.

No entanto, não é só atleta do NBB que faz parte da live do #BasqueteEmCasa. Nomes como o rapper Caio Nog (Costa Gold), o ator Leandro Ramos (Globo) e o atleta Raulzinho Neto (Philadelphia 76ers-NBA) foram algumas das presenças ilustres, e não-atletas, das nossas resenhas.

Essas lives continuam em vigor por tempo indeterminado e colocará em ação cada vez mais personagens com ligação com o NBB e o basquete.

Mas não a campanha para por aí! Em meio ao sucesso, o #BasqueteEmCasa ganhou mais um braço, mas com viés artístico…

#BasqueteEmCasa também é arte

A campanha também tratou de estimular a criatividade dos artistas de plantão. Desafiamos desenhistas, designers e cartunistas a publicarem suas artes do NBB com a hashtag #BasqueteEmCasa, e as melhores peças seriam exibidas no Instagram do NBB.

Será que saiu coisa boa? Se liga nas artes que foram para o nosso Insta:

Ela Melara (@elamelara)

Gabriel Nunes (@gabrielndrawing)

Área Pintada (@areapintada)

Samuel Andrade (sam_x1981)

Moreira (j.moreira01)

Pensa que acabou? Não, ainda não…

Essa é a hora em que os jogadores voltam à cena, mas de uma forma diferente da convencional.

Novos Blogueiros Brasil

Diante das paralisações no esporte causadas pela pandemia, os atletas se viram obrigados a ativar seus públicos de maneira diferente. O principal meio, sem  dúvidas, é a mídia social. E olha, eles vêm se superando na criatividade…

Por isso, criamos o “Novos Blogueiros Brasil” para mostrar as melhores performances dos jogadores nos Stories, Tik Tok, posts de Instagram e etc. Confere aí como funciona:

– Abertura

– As Famílias

– Vibe musical

É de morrer de rir… O quadro vai ao ar toda terça-feira, no Instagram do NBB (@NBB). Se não tem enterrada, bola de 3, assistência e toco, tem criatividade e desenvoltura de sobra nesse novo “NBB”.

Importante!

O momento agora é de proteção ao próximo. Por isso, a conscientização para que o COVID-19 não se espalhe ainda mais é extremamente importante.

Lave bem as mãos, higienize elas com álcool em gel e limpe o seu celular também. Não esqueça de cobrir a boca com o cotovelo se for espirrar ou tossir e evite contato físico com as pessoas, principalmente idosos. Além disso, tente sair de casa apenas para ir a locais essenciais como mercado, farmácia e hospital.

Fique em casa, mas não deixe o basquete parar. Vem com a gente na campanha #BasqueteEmCasa!