HOJE
Hegemoniareforçada
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo colocou Brasil de volta no topo das Américas e conquistou 11º título continental de um clube do NBB nos últimos 8 anos
O Brasil está no topo das Américas novamente. Depois de seis anos do último título do Bauru na Liga das Américas 2015, o Flamengo levantou a taça da Basketball Champions League Américas 2021 de forma invicta, em Managua (Nicarágua), e reforçou a hegemonia do basquete brasileiro a nível continental.
Esse foi o 11º troféu continental de um clube do Brasil nos últimos oito anos – desde 2013. Foram seis da Sul-Americana (Brasília em 2013 e 2015, Bauru em 2014, Mogi em 2016, Sesi Franca em 2018 e Botafogo em 2019), três da Liga das Américas (Pinheiros em 2013, Flamengo em 2014 e Bauru em 2015), além do Torneio Interligas de 2019 conquistado pelo Bauru.
Desde a criação do NBB, os brasileiros também estiveram no topo do pódio continental em mais três ocasiões: em 2009, o Flamengo venceu a Sul-Americana e Brasília, a Liga das Américas, e no anos seguinte, os brasilienses ficaram com a Sul-Americana também.
“Sensação de alívio e dever cumprido. Era um título internacional que o Flamengo queria muito. Estávamos correndo atrás há muito tempo e não vinha. Conseguimos e agora vamos jogar a Copa Intercontinental. Parabéns a toda a torcida, diretoria que acreditou na gente e principalmente aos jogadores”, declarou Gustavo De Conti, que conquistou seu primeiro título internacional na carreira.
ALÔ BRASIL! Eu sou campeão das Américas! 🤳🏆🌎
A festa não tem hora pra acabar! O continente é nosso, @TimeFlamengo!!! 🔴⚫ pic.twitter.com/nZMdrJaIme
— NBB (@NBB) April 14, 2021
Além do título, o Flamengo também terá a oportunidade de representar a América na próxima Copa Intercontinental de Clubes. O clube da Gávea foi campeão da edição 2014 ao vencer o Maccabi Tel-Aviv (Israel), então campeão da Euroleague, e foi vice-campeão da edição 2019 ao ser superado pelo AEK (Grécia), ambos no Rio de Janeiro.
“Foi uma agonia muito grande ficar fora, mas felizmente deu tudo certo para a gente. Agora é o Flamengo novamente no topo das Américas e classificado para o Mundial. E vamos buscar esse Mundial. Nossa retomada das Américas enfim deu certo. Vamos Flamengo!!!”, disse Olivinha.
Vale mencionar que a edição 2021 da Basketball Champions League Américas foi histórica para o basquete brasileiro. Não só pela campanha invicta do campeão Flamengo, mas também pela presença massiva de clubes do NBB na fase final. Foram quatro entre os oito melhores: Flamengo, Minas, São Paulo FC e Sesi Franca.
Já no Final Four (semifinais), três dos quatro times eram brasileiros. Um feito para lá de expressivo que comprova a força dos clubes do NBB no cenário internacional. O terceiro lugar, por sua vez, ficou com o Minas, que venceu o São Paulo na decisão do bronze, por 75 a 58.
Na grande final, o Flamengo cresceu pra cima do anfitrião Real Esteli (NIC), que para chegar à final eliminou os brasileiros Sesi Franca (quartas) e Minas (semi). Mesmo com apoio da torcida no Polideportivo Alexis Arguello, os comandados de Gustavo De Conti foram decisivos e venceram por 84 a 80.
“Estou feliz de ganhar esse título. A gente trabalhou muito para chegar aqui. Sabíamos que seria um jogo difícil e a parte mental foi muito importante. O Gustavo e os jogadores me dão muita confiança para arremessar as bolas que eu fiz hoje”, declarou Hettsheimeir, que com 21 pontos e 7 rebotes foi eleito o MVP da Final.
Passaporte carimbado, @Hettsheimeir30! PARTIU MUNDIAL! 😉✈️ #RetomadaDasAméricas #NaçãoBRB #EsseÉONossoLugar pic.twitter.com/cqOHy60ZcH
— Time Flamengo (@TimeFlamengo) April 14, 2021
Títulos continentais do NBB desde 2013:
2013 – Brasília (campeão Sul-Americana) e Pinheiros (campeão da Liga das Américas)
2014 – Bauru (campeão da Sul-Americana) e Flamengo (campeão da Liga das Américas)
2015 – Brasília (campeão da Sul-Americana) e Bauru (campeão da Liga das Américas)
2016 – Mogi (campeão da Sul-Americana)
2018 – Franca (campeão da Sul-Americana)
2019 – Botafogo (campeão da Sul-Americana) e Bauru (campeão do Torneio Interligas)
2021 – Flamengo (campeão da BCLA 2021)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca

