HOJE
Cara conhecida
Por Liga Nacional de Basquete
Minas anuncia chegada de Robby Collum, que disputou três edições do NBB pelo Uberlândia; jogador é o terceiro reforço da equipe para a temporada 2014/2015
Depois de anunciar o pivô Shilton, ex-Flamengo e o ala Alex Olivera, ex-São José como seus primeiros reforços para a temporada 2014/2015, o Minas Tênis Clube oficializou a contratação de uma cara conhecida no NBB. Trata-se do ala/armador norte-americano Robby Collum, que disputou três temporadas do maior campeonato de basquete do país pelo Unitri/Uberlândia.
Aos 33 anos, Collum chega ao clube de Belo Horizonte depois de atuar no basquete uruguaio, pelo Defensor Sporting, na última temporada. O jogador, que deixou o time do Triângulo Mineiro após a quinta edição do NBB, está de volta ao Brasil e novamente atuará no Estado de Minas Gerais.
“É um prazer jogar no Minas e estar de volta ao Brasil. Está sendo muito bom esse início de trabalho e estou feliz de estar aqui no clube. Espero poder ajudar a equipe da melhor forma possível tanto Campeonato Mineiro, quanto nono NBB”, comentou Collum.
A trajetória do norte-americano no NBB começou na temporada 2010/2011. Com grandes médias de 17,0 pontos e 3,9 rebotes, Collum foi um dos principais jogadores na campanha do Uberlândia até as quartas de finais naquele ano.
Na temporada seguinte, mais uma vez o atleta de 1,83m teve ótima temporada, com 16,9 pontos e 4,4 rebotes de média por jogo. Ao lado de seu compatriota Robert Day – hoje atleta do Paschoalotto/Bauru – Collum foi novamente um dos principais jogadores da campanha do Uberlândia até a fase quartas de final do NBB4.
Já no NBB5, apesar de ter médias menores do que em suas duas primeiras temporadas, Collum finalmente teve a honra de disputar uma final do NBB. O Uberlândia terminou a decisão com a conquista do vice-campeonato e Collum com o desempenho de sete pontos, quatro rebotes e seis assistências na partida decisiva.
Com um total de 101 partidas disputadas no NBB, o ala/armador de 33 anos registra médias de 15,9 pontos, 4,3 rebotes e 4,4 assistências por jogo em sua carreira no principal campeonato de basquete do Brasil. Suas grandes exibições dentro da quadra o ajudaram a ser selecionado por duas vezes para a disputa do Jogo das Estrelas do NBB (NBB3 e NBB4).
A mais nova contratação do Minas já se juntou aos outros dois jogadores contratados para esta temporada e sob o comando do técnico Demétrius Ferracciú, já se preparam para a disputa do Campeonato Mineiro e também do NBB7.