#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ELENCO MAISJOVEM DA HISTÓRIA

25-09-2020 | 11:54
Por Liga Nacional de Basquete

Atletas formados pelo Pinheiros terão oportunidade de completar ciclo entre as categorias de base e o time principal

A tradição pinheirense em formar atletas desde as categorias de base com o objetivo de prepará-los para o alto rendimento será trazida à prática de forma mais intensa na temporada 2020/21 do basquete masculino. Pelo menos dez jogadores, campeões de tudo o que disputaram na base receberão do técnico David Pelosini a oportunidade que sempre buscaram para se afirmar na modalidade.

+ Vai e Vem: veja as transferências oficiais do mercado do NBB

David Pelosini foi bicampeão da LDB pelo Pinheiros (João Pires/LNB)

“O projeto é a realização de um sonho antigo de vários pinheirenses. Às vezes o caminho não se completa, o jogador não tem oportunidade de ser lançado. Neste ano, eles chegaram até aqui por mérito. Ganharam três títulos em três campeonatos: Brasileiro Interclubes (Sub 21), LDB – Liga de Desenvolvimento do Basquete (Sub 20), ambos invictos, e também o Paulista”, reforça Pelosini.

Na faixa dos 20 anos, estão confirmados na equipe principal: Jonas Buffat, Jamison Jr, Mãozinha, Maicon Douglas e Daniel Aleixo, além de outros ainda mais jovens como, Gabriel Campos, Válter, Elvis e Tico.

“Será, com certeza, o time mais jovem da história do NBB”, enaltece Pelosini, há oito anos no clube e ganhador de 17 títulos com equipes de base, entre Pinheiros e seleções brasileira e paulista.

“Esses atletas aprenderam a vestir a camisa do Pinheiros com educação e disciplina. Criaram ao longo de anos uma identidade com o clube. Os mais experientes do elenco são Teichmann e Humberto, ambos vindos do Corinthians”, aponta Pelosini. Antes de atuar no Parque São Jorge, o ala-armador Humberto jogou seis temporadas na base do Pinheiros.

Humberto foi o maior destaque do Pinheiros nas oitavas de final do NBB 2015/2016, contra o Minas (Ricardo Bufolin/ECP)

O treinador pinheirense ressalta que a transição do atleta para o alto rendimento, só se torna possível quando se trabalha com excelência na formação.

“Antes do Pinheiros, eu nunca havia trabalhado com uma estrutura tão organizada. Com jogadores bem formados, aumentam as chances de se alcançar metas e resultados projetados”, afirma Pelosini, eleito neste ano, pela terceira vez, como melhor técnico pela Federação Paulista de Basquete.

Apesar do momento de projeção dos atletas, prevalece a cautela que a situação exige, principalmente em relação às cobranças.


“Eles terão a oportunidade de jogar em outro nível. Agora é hora de amadurecer e demonstrar coragem, transformar o potencial em talento. LDB e NBB são completamente diferentes. Será uma temporada de aprendizado. Estamos todos alinhados e conscientes: diretoria, comissão técnica e atletas”, ratifica o treinador pinheirense.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Campeonato Paulista 2020

O Pinheiros estreia no Paulista, primeiro campeonato da temporada, em 04 de outubro, domingo às 11h, contra o São Paulo no Poliesportivo Henrique Villaboim. Os outros quatro jogos da primeira fase estão definidos: Osasco x Pinheiros (08/10), Corinthians x Pinheiros (16/10) e Pinheiros x Paulistano (25/10). Os quatro primeiros passam às semifinais.

O Pinheiros deu o pontapé inicial para a temporada 2020/21 no fim de semana em amistoso contra o Mogi das Cruzes em Guararema. Pelosini aprovou o desempenho.

“Fizemos uma partida consistente na defesa. Com liderança de Humberto, cria da casa, demonstramos que com a união de todos, podemos elevar o nível”. Humberto com 21 pontos e Danilo Sena com 31, foram os destaques do Pinheiros. Defensivamente, Teichmann e Munford foram essenciais.

“Foi um momento especial para mim. Além de ter sido meu primeiro jogo como técnico de adulto, foi contra um adversário muito especial, dirigido por um ídolo: Jorge Guerra, o Guerrinha, campeão do lendário Pan de 1987, contra os Estados Unidos em Indianápolis. Neste ano, ganhou o prêmio de melhor técnico do NBB. O respeito e a admiração por ele são enormes”, reverencia Pelosini.

Leia também:

+ Paulistano anuncia contratação do ala Jimmy Dreher

Sistema de disputa do NBB 2020/2021 está definido

Caxias anuncia pacotão de contratações 

Com vocês, o Fortaleza Basquete Cearense

JC Fuller e Alex Doria fecham com o Cerrado

+ Minas anuncia contratação do ala Shaquille Johnson