#JOGAJUNTO

NBB Caixa

DE OLHONO HEPTA

21-05-2021 | 03:14
Por Liga Nacional de Basquete

Com seis títulos, Flamengo é o maior campeão da história do NBB; rubro-negro carioca busca o sétimo caneco nas Finais contra o São Paulo

Campeão da Champions Américas e Copa Super 8, o Flamengo pode conquistar o NBB 2020/2021 e fechar a temporada com chave de ouro. Para chegar ao sétimo titulo da competição, o Rubro-Negro terá a difícil tarefa de vencer o São Paulo nas Finais. O Jogo 1 já é neste sábado, às 16h, ao vivo na ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch.

+ Confira as curiosidades do confronto entre Flamengo e São Paulo e da história das Finais do NBB

A campanha do Flamengo no NBB tem sido histórica. Além de ter igualado o melhor desempenho de um time na Fase de Classificação, com 28 vitórias e duas derrotas – mesma marca do Bauru de 2016/2017, o Rubro-Negro chegou às Finais com 20 vitórias seguidas. Essa já é a quarta maior sequência da história da liga. Os últimos cinco triunfos vieram das duas varridas nos Playoffs: contra o Mogi nas quartas e o Paulistano nas semifinais.

Flamengo e São Paulo já se enfrentaram quatro vezes na temporada, pelo NBB, Copa Super 8 e Champions Américas (João Pires/LNB)

O comandante disso tudo, e um dos principais responsáveis pela campanha vitoriosa, é Gustavo De Conti. Esta será a quarta final consecutiva do treinador do Flamengo, que conquistou dois títulos nas últimas três oportunidades: um pelo Paulistano, em 2017/2018, e o outro com o próprio Flamengo, em 2018/2019. Para o treinador, isso não diz muita coisa, mas serve de motivação para “seguir em frente”.

“É um número importante, que serve como motivação para seguir em frente, mas infelizmente eles não entram na quadra. Temos que construir todo o caminho para a vitória e para o título novamente, com muito treino, muito planejamento e muito trabalho, independentemente de quantas vezes se tenha chegado à final ou ganhado o título”, afirmou Gustavo De Conti.

+ Gustavo De Conti é um dos indicados ao prêmio de Técnico do Ano do NBB 2020/2021

Gustavo De Conti é o maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano do NBB, com três conquistas (Marcello Zambrana/LNB)

Falando em título, o elenco do Flamengo está recheado de peças que já tiveram o gostinho de vencer o NBB ao menos uma vez. Estes são os casos de Yago, Jhonatan, Marquinhos, Hettsheimeir, Mineiro e Olivinha.

Caso o Rubro-Negro seja campeão, Marquinhos e Olivinha se tornarão os maiores vencedores da história do NBB, com seis títulos. Para o ala, o momento é de seguir na mesma guinada que a equipe vem na temporada.

“Chegamos nessa fase e não temos que virar a chavinha, porque isso já aconteceu lá atrás, no início da temporada. Não existe jogo que pese mais, decisão que pese mais. Todas as decisões são importantes, o time tá preparado, num bom momento coletivamente, que é o ponto forte do Flamengo. O coletivo fala mais alto e isso facilita nesse momento”, disse Marquinhos.

+ Marquinhos é um dos indicados ao prêmio de King of The Season e Ala do Ano do NBB 2020/2021

Com 19 pontos, 10 rebotes e cinco assistências, Marquinhos foi eleito o King of The Game do Jogo 3 contra o Paulistano (Wilian Oliveira/CAP)

Assumindo a lacuna deixada por Balbi, o armador Yago tem sido uma das principais válvulas de escape do Flamengo até aqui, crescendo consideravelmente de produção no momento mais importante da temporada, os Playoffs – médias de 15,2 pontos, 4,0 rebotes, 7,4 assistências e 20 de eficiência. Segundo o armador, essa á e melhor temporada da sua carreira.

“É realmente uma pena o que aconteceu com o Balbi, mas tínhamos que dar um jeito de vencer jogos e campeonatos. Eu continuei fazendo o que faço e sabia que tinha que evoluir mais porque, de alguma forma, eu teria que ocupar o espaço que ele deixou. A expectativa é de jogos duros e decididos por detalhes, e sim, essa sem dúvidas é minha melhor temporada até aqui”, disse o armador.

+ Yago é um dos indicados ao prêmio de Armador do Ano do NBB 2020/2021

Yago assumiu a titularidade do Flamengo após a lesão ligamentar no joelho de Franco Balbi (Marcos Limonti)

“Comandar esse time é difícil, jogar ao lado desses jogadores e vestir a camisa do Flamengo não é fácil. Existe uma pressão que só vivendo tudo isso pra saber, é um desafio pra mim e eu sou movido por desafios então estou no melhor lugar que eu poderia estar”, finalizou.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.

Confira as fotos do treino do Flamengo na véspera do Jogo 1 das Finais do NBB: 

Datas das Finais do NBB entre Flamengo x São Paulo:

Local: Maracanãzinho – Rio de Janeiro

22/05 (Sábado) – 16 horas – ao vivo na ESPN, TV Cultura, DAZN e Twitch

24/05 (Segunda-feira) – 20 horas – ao vivo na ESPN, DAZN e Twitch

27/05 (Quinta-feira) – 18h30 – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

29/05 (Sábado) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN

31/05 (Segunda-feira) – horário a definir – ao vivo na ESPN, TV Cultura e DAZN