HOJE
Donos do garrafão
Por Liga Nacional de Basquete
Jefferson, JP Batista, Lucas Mariano, Olivinha, Renan Lenz e Tyrone concorrem aos dois troféus de Melhor Pivô do NBB CAIXA 16/17

Único vencedor do troféu presente na lista, Jefferson é também o único finalista entre os candidatos (João Pires/LNB)
Chegou a hora de anunciar os candidatos aos dois troféus de Melhor Pivô da temporada 2016/2017 do NBB CAIXA. Jefferson William (Gocil/Bauru Basket), JP Batista (Flamengo), Lucas Mariano (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), Olivinha (Flamengo), Renan Lenz (EC Pinheiros) e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) foram os mais votados e são os seis postulantes aos dois lugares no Quinteto Ideal do campeonato.
Dos nomes presentes na lista, somente Jefferson William já faturou o troféu na carreira – foi em 2013/2014, quando defendia o São José. Portanto, pelo menos um atleta garantirá o prêmio pela primeira vez na carreira. Jefferson, por sua vez, foi um dos concorrentes da categoria na temporada passada, assim como o norte-americano Tyrone – os vencedores da última edição foram Hettsheimeir (Bauru) e Caio Torres (Paulistano).
+Só cestinhas: veja quem são os 6 candidatos aos dois troféus de Melhor Ala
Único finalista entre os candidatos, o camisa 11 do Bauru é o cestinha e reboteiro da equipe na competição, com médias de 18,2 pontos e 6,6 rebotes por partida, além de expressivos 17,9 de eficiência. Mais do que números, o ala/pivô de 34 anos é um dos grandes líderes do Dragão e apareceu em momentos cruciais da campanha finalista do esquadrão do técnico Demétrius.
Mais novo entre os indicados, Lucas Mariano, de 23 anos, entrou na disputa após fazer a melhor temporada de sua carreira. O gigante do Brasília encerrou a competição com expressivas médias de 18,1 pontos, 6,5 rebotes e 15,8 de eficiência. O jogador, que também concorre ao prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu, ainda foi o líder em enterradas do campeonato, com 24.
Olivinha é outro com uma temporada de respeito. O camisa 16 foi o líder em duplos-duplos da competição, com 15, e inclusive recebeu o apelido de Mr.Duplo-Duplo ao longo do campeonato. O camisa 16 do Flamengo foi o reboteiro da atual edição do NBB CAIXA, com média de 9,5 sobras, além de 13,5 pontos e 19,4 de eficiência por duelo – o mais eficiente do time.
+Fúlvio, Dawkins e Kendall Anthony concorrem ao prêmio de Melhor Armador
Outro atleta do Flamengo na briga é JP Batista. Em sua segunda temporada no NBB CAIXA pela equipe, o experiente pivô de 36 anos ajudou seu time com sólidas médias de 11,5 pontos, 6,2 rebotes e 14,4 de eficiência – a segunda maior do clube rubro-negro. O jogador concorre ao prêmio de Melhor Pivô pela primeira vez e encerrou a temporada como um dos destaques flamenguistas.
Figurinha carimbada entre os melhores do campeonato, Tyrone está cada vez mais consolidado no basquete brasileiro. Em sua quinta temporada no NBB CAIXA, o atual campeão das Habilidades aparece como concorrente a um dos troféus de Melhor Pivô pela primeira vez. Um dos pilares do forte elenco do Mogi, Ty fechou o campeonato com médias de 14,6 pontos, 6,6 rebotes (reboteiro da equipe) e 16,5 de eficiência.
Grata surpresa entre os candidatos, Renan Lenz teve sua evolução reconhecida e é outro que aparece pela primeira vez na disputa. Um dos destaques da surpreendente campanha do semifinalista EC Pinheiros, acumulou cirúrgicas médias de 9,6 pontos e 3,2 rebotes na temporada, mas a participação mais crucial nos playoffs, nas séries contra Flamengo e Bauru.
+Finalistas, Georginho e Yago têm a companhia de Alexey na briga pelo Destaque Jovem
A premiação de Melhor Pivô faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA e o vencedor integrará o Quinteto Ideal (Armador, dois alas e dois pivôs). Além disso também serão premiados Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso).
A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a nona edição do NBB CAIXA, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 20/06 (terça-feira), em São Paulo (SP).
+Georginho, Lucas Mariano e Renato Scholz são os candidatos ao prêmio de Jogador Que Mais Evoluiu
O NBB CAIXA é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
Também foram votados ao troféu do Melhor Pivô do NBB CAIXA:
Caio Torres (Mogi das Cruzes/Helbor), Guilherme Giovannoni (UniCEUB/BRBCARD/Brasília), Guilherme Hubner (Paulistano/Corpore), Léo Waszkiewicz (Solar Cearense), Renato Carbonari (Paulistano/Corpore) e Teichmann (EC Pinheiros)
Confira os vencedores do prêmio de Melhor Pivô de todas as edições do NBB CAIXA:
2015/2016 – Caio Torres (Paulistano) e Hettsheimeir (Bauru)
2014/2015 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Hettsheimeir (Bauru)
2013/2014 – Jefferson William (São José) e Paulão Prestes (Franca)
2012/2013 – Rafael Mineiro (Pinheiros) e Caio Torres (Flamengo)
2011/2012 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (São José)
2010/2011 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (São José)
2009/2010 – Guilherme Giovannoni (Brasília) e Murilo Becker (Minas)
2008/2009 – Murilo Becker (Minas) e Bábby (Flamengo)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca


