HOJE
Emoção não faltou
Por Liga Nacional de Basquete
Campo Mourão bate São Paulo fora de casa e divide liderança da Liga Ouro 2019 com Londrina, que também segue invicto; confira o resumo
A Liga Ouro 2019 está pegando fogo. Depois de três partidas realizadas no início desta semana, a tabela de classificação já sofreu alterações, e somente duas equipes seguem invictas até o momento: Campo Mourão Basquete e Londrina Unicesumar Basketball.
O Campo Mourão foi à capital paulista fazer um confronto de líderes com o São Paulo FC, que também estava invicto. Mesmo diante de forte presença da torcida tricolor, o time paranaense venceu com cesta no último segundo (vídeo abaixo), por 73 a 72.
+Estatísticas completas de São Paulo 72 x 73 Campo Mourão
O americano #MangumIV deu um banho de água gelada no São Paulo FC com essa bola nos segundos finais, para a vitória do Campo Mourão! #Money
Valeu ver a bonita festa na estréia da nova quadra do tricolor paulista. pic.twitter.com/uM9TH6QtHg
— Basketown (@TheBasketown) February 27, 2019
O autor da bola da vitória foi o armador norte-americano Willie Mangum IV, que terminou a partida com 13 pontos. Além dele, o time mourãoense teve como destaques o ala Wes Russell, com 16 pontos, e os alas/pivôs César e Pajé, com 15 e 11 pontos, respectivamente.
+Fotos de São Paulo x Campo Mourão
Pelo lado do São Paulo, os destaques ficaram por conta do pivô João Vitor, com 15 pontos e seis rebotes, dos norte-americanos Deonta Stocks e Jalen Jones, com respectivos dez e 12 pontos, e do jovem pivô Anderson Rodrigues, que saiu do banco e totalizou 11 pontos e quatro rebotes.
Com o resultado, o Campo Mourão deixou o São Paulo para trás e ficou igualado ao vizinho Londrina na liderança da Liga Ouro 2019, com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento).
+Tabela de classificação completa da Liga Ouro 2019
Por sua vez, o Tricolor caiu para a quarta posição, com dois triunfos e uma derrota (66,6% de aproveitamento). A equipe foi ultrapassada pelo Cerrado Basquete, agora terceiro colocado, com uma vitória a mais (75% de aproveitamento).
Londrina bate Rio Claro e segue invicto
O Londrina Unicesumar Basketball também permaneceu firme com 100% de aproveitamento na Liga Ouro 2019, agora com três vitórias em três partidas.
Também nesta terça-feira, a equipe do interior do Paraná bateu o Renata/Rio Claro em pleno Ginásio Felipe Karam, com propriedade, por 71 a 58, e permaneceu na ponta da classificação da competição ao lado do Campo Mourão.
+Estatísticas completas de Rio Claro 58 x 71 Londrina
Com 15 pontos e seis rebotes, o experiente pivô Ricardo Azevedo foi o grande nome da equipe londrinense, que ainda teve como destaques o ala Aquiles Novo, com dez pontos, e o armador argentino Stefano Pierotti, autor de nove pontos, oito assistências, cinco rebotes e quatro roubos de bola.
Pelo lado do Rio Claro, que segue sem saber o que é vencer na Liga Ouro 2019, os principais destaques foram o ala/armador Gemadinha, cestinha da partida com 21 pontos, e os norte-americanos Korian Lucious e Cameron Tatum, ambos com dez pontos.
Cerrado vence mais uma e sobe para 3º
O Cerrado Basquete se consolidou de vez na briga pelas primeiras posições ao vencer o Pato Basquete, na segunda-feira, fora de casa, pelo apertado placar de 81 a 80. Desta forma, qualquer resultado entre São Paulo x Campo Mourão já o faria subir para a terceira posição.
+Estatísticas completas de Pato 80 x 81 Cerrado
O autor da bola da vitória foi o ala norte-americano Evan Zabriski, que deixou a quadra com 13 pontos. Mas o grande nome da partida foi o armador Patrick Vieira, o “Carioca”, que registrou o recorde de pontos da Liga Ouro 2019 ao fazer 33 pontos.
+Fotos de Pato Basquete x Cerrado
Pelo lado do Pato Basquete, que sofreu sua terceira derrota em três partidas na competição, os principais destaques foram o experiente ala/pivô Eric Soares, com 19 pontos e oito rebotes, e o ala norte-americano Isaac Thornton, que deixou a quadra com 17 pontos.
Líderes voltam à quadra nesta quinta-feira
Os quatro primeiros colocados da Liga Ouro 2019 entrarão em quadra nesta quinta-feira (28/02) para mais uma rodada que promete ser de arrepiar.
O São Paulo buscará a reabilitação na temporada contra o invicto Londrina, no Ginásio do Morumbi (G1), às 20 horas, ao vivo na SPFC TV.
Já o Campo Mourão seguirá no Estado de São Paulo para medir forças com o Renata/Rio Claro, no Ginásio Felipe Karam, também às 20 horas.
No mesmo horário, em Brasília (DF), o terceiro colocado Cerrado Basquete receberá a Unifacisa, que está na quinta posição, no Ginásio da Iesplan.
Jogos da semana
25/02 (Segunda-feira)
Pato Basquete 80 x 81 Cerrado Basquete
26/02 (Terça-feira)
20h – Renata/Rio Claro 58 x 71 Londrina Unicesumar Basketball
20h – São Paulo FC 72 x 73 Campo Mourão Basquete
28/02 (Quinta-feira)
20h – Renata/Rio Claro x Campo Mourão Basquete
20h – São Paulo FC x Londrina Unicesumar Basketball
20h – Cerrado Basquete x Unifacisa
01/03 (Sábado)
20h15 – Basquete Blumenau x Pato Basquete
+Tabela de jogos completa da Liga Ouro 2019
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.