HOJE
Emoção não faltou
Por Liga Nacional de Basquete
Campo Mourão bate São Paulo fora de casa e divide liderança da Liga Ouro 2019 com Londrina, que também segue invicto; confira o resumo
A Liga Ouro 2019 está pegando fogo. Depois de três partidas realizadas no início desta semana, a tabela de classificação já sofreu alterações, e somente duas equipes seguem invictas até o momento: Campo Mourão Basquete e Londrina Unicesumar Basketball.
O Campo Mourão foi à capital paulista fazer um confronto de líderes com o São Paulo FC, que também estava invicto. Mesmo diante de forte presença da torcida tricolor, o time paranaense venceu com cesta no último segundo (vídeo abaixo), por 73 a 72.
+Estatísticas completas de São Paulo 72 x 73 Campo Mourão
O americano #MangumIV deu um banho de água gelada no São Paulo FC com essa bola nos segundos finais, para a vitória do Campo Mourão! #Money
Valeu ver a bonita festa na estréia da nova quadra do tricolor paulista. pic.twitter.com/uM9TH6QtHg
— Basketown (@TheBasketown) February 27, 2019
O autor da bola da vitória foi o armador norte-americano Willie Mangum IV, que terminou a partida com 13 pontos. Além dele, o time mourãoense teve como destaques o ala Wes Russell, com 16 pontos, e os alas/pivôs César e Pajé, com 15 e 11 pontos, respectivamente.
+Fotos de São Paulo x Campo Mourão
Pelo lado do São Paulo, os destaques ficaram por conta do pivô João Vitor, com 15 pontos e seis rebotes, dos norte-americanos Deonta Stocks e Jalen Jones, com respectivos dez e 12 pontos, e do jovem pivô Anderson Rodrigues, que saiu do banco e totalizou 11 pontos e quatro rebotes.
Com o resultado, o Campo Mourão deixou o São Paulo para trás e ficou igualado ao vizinho Londrina na liderança da Liga Ouro 2019, com três vitórias em três partidas (100% de aproveitamento).
+Tabela de classificação completa da Liga Ouro 2019
Por sua vez, o Tricolor caiu para a quarta posição, com dois triunfos e uma derrota (66,6% de aproveitamento). A equipe foi ultrapassada pelo Cerrado Basquete, agora terceiro colocado, com uma vitória a mais (75% de aproveitamento).
Londrina bate Rio Claro e segue invicto
O Londrina Unicesumar Basketball também permaneceu firme com 100% de aproveitamento na Liga Ouro 2019, agora com três vitórias em três partidas.
Também nesta terça-feira, a equipe do interior do Paraná bateu o Renata/Rio Claro em pleno Ginásio Felipe Karam, com propriedade, por 71 a 58, e permaneceu na ponta da classificação da competição ao lado do Campo Mourão.
+Estatísticas completas de Rio Claro 58 x 71 Londrina
Com 15 pontos e seis rebotes, o experiente pivô Ricardo Azevedo foi o grande nome da equipe londrinense, que ainda teve como destaques o ala Aquiles Novo, com dez pontos, e o armador argentino Stefano Pierotti, autor de nove pontos, oito assistências, cinco rebotes e quatro roubos de bola.
Pelo lado do Rio Claro, que segue sem saber o que é vencer na Liga Ouro 2019, os principais destaques foram o ala/armador Gemadinha, cestinha da partida com 21 pontos, e os norte-americanos Korian Lucious e Cameron Tatum, ambos com dez pontos.
Cerrado vence mais uma e sobe para 3º
O Cerrado Basquete se consolidou de vez na briga pelas primeiras posições ao vencer o Pato Basquete, na segunda-feira, fora de casa, pelo apertado placar de 81 a 80. Desta forma, qualquer resultado entre São Paulo x Campo Mourão já o faria subir para a terceira posição.
+Estatísticas completas de Pato 80 x 81 Cerrado

Patrick Vieira fez 33 pontos e estabeleceu o recorde de pontos da Liga Ouro 2019 (Luciane Koba/Pato Basquete)
O autor da bola da vitória foi o ala norte-americano Evan Zabriski, que deixou a quadra com 13 pontos. Mas o grande nome da partida foi o armador Patrick Vieira, o “Carioca”, que registrou o recorde de pontos da Liga Ouro 2019 ao fazer 33 pontos.
+Fotos de Pato Basquete x Cerrado
Pelo lado do Pato Basquete, que sofreu sua terceira derrota em três partidas na competição, os principais destaques foram o experiente ala/pivô Eric Soares, com 19 pontos e oito rebotes, e o ala norte-americano Isaac Thornton, que deixou a quadra com 17 pontos.
Líderes voltam à quadra nesta quinta-feira
Os quatro primeiros colocados da Liga Ouro 2019 entrarão em quadra nesta quinta-feira (28/02) para mais uma rodada que promete ser de arrepiar.
O São Paulo buscará a reabilitação na temporada contra o invicto Londrina, no Ginásio do Morumbi (G1), às 20 horas, ao vivo na SPFC TV.
Já o Campo Mourão seguirá no Estado de São Paulo para medir forças com o Renata/Rio Claro, no Ginásio Felipe Karam, também às 20 horas.
No mesmo horário, em Brasília (DF), o terceiro colocado Cerrado Basquete receberá a Unifacisa, que está na quinta posição, no Ginásio da Iesplan.
Jogos da semana
25/02 (Segunda-feira)
Pato Basquete 80 x 81 Cerrado Basquete
26/02 (Terça-feira)
20h – Renata/Rio Claro 58 x 71 Londrina Unicesumar Basketball
20h – São Paulo FC 72 x 73 Campo Mourão Basquete
28/02 (Quinta-feira)
20h – Renata/Rio Claro x Campo Mourão Basquete
20h – São Paulo FC x Londrina Unicesumar Basketball
20h – Cerrado Basquete x Unifacisa
01/03 (Sábado)
20h15 – Basquete Blumenau x Pato Basquete
+Tabela de jogos completa da Liga Ouro 2019
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca