#JOGAJUNTO

LDB / NBA

Experiência única

29-07-2015 | 04:49
Por Liga Nacional de Basquete

Em ação pioneira, profissionais da NBA ministram clínicas de fundamentos para atletas durante a pausa das partidas da primeira etapa da LDB 2015

Durante a pausa das partidas da primeira etapa da edição 2015 da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que acontece no Praia Clube, em Uberlândia (MG), todos os atletas e treinadores das 24 equipes que disputam a competição nacional Sub-22 tiveram uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos sobre o jogo com dois profissionais de franquias da NBA.

Entre terça e quarta-feira, os norte-americanos Bryan Gates, assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA), e Kevin Burleson, técnico de desenvolvimento do Houston Rockets (NBA) e ex-jogador do Charlotte Bobcats (NBA), ministraram clínicas de fundamentos para os jogadores, em que os demais treinadores puderam interagir e aprender os métodos utilizados pelos coaches. Nesta quinta-feira, último dia da pausa, a clínica será fechada com exercícios de fundamentos para armadores e uma palestra para os treinadores, ambas comandadas por Bryan Gates.

“A cada edição da LDB procuramos introduzir coisas novas para melhorar o desenvolvimento dos atletas. Nessa conseguimos trazer os profissionais da NBA, assim conseguimos agregar qualidade ao trabalho, principalmente no desenvolvimento técnicos dos jogadores, que é um os objetivos da clínica, já que todos eles participam. Ao mesmo tempo os técnicos também vão recebendo informações, e de duas formas: a primeira por estar atuando ativamente nas atividades, e a segunda é que no último dia o Bryan dará uma clínica exclusiva para eles”, declarou Paulo Bassul, Gerente Técnico da LNB.

A ação é mais um fruto da parceria entre LNB e NBA, concretizada em dezembro de 2014, As duas entidades vem trabalhando em conjunto e já realizaram uma série de ações na última temporada, como a vinda do mascote do Phoenix Suns e das dançarinas do Orlando Magic na Final do NBB; o Congresso técnico da LNB e a partida entre Flamengo e Magic, marcada para o dia 17 de outubro, no Rio de Janeiro.

“São pequenas ações que começamos a fazer devido à parceria e que segue o propósito do que a NBA veio fazer no Brasil, que é ajudar a desenvolver o esporte e massificar o basquete no país. Então nada mais compreensível do que trabalhar com a LDB, que é o futuro do basquete no Brasil. Para conseguir seguir o propósito de ajudar a massificar o esporte no Brasil, nada melhor do que trabalhar com a LDB, porque achamos que o futuro está aqui”, disse Daniel Soares, Gerente de Operações de Basquete da NBA Brasil.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é um campeonato nacional de base organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Bryan Gates, de 41 anos, trabalhou como assistente técnico do New Orleans Pelicans (NBA) na temporada passada. Além disso, também foi assistente técnico da seleção do Canadá durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ainda nos Estados Unidos, trabalhou como auxiliar do Sacramento Kings (NBA) e passou por diversas equipes da D-League, como o Idaho Stampede (treinador e assistente) Austin Toros (assistente), e Oklahoma Storm (treinador).

“Também sou assistente técnico da Seleção do Canadá e semana passada recebi uma “dose grande” de basquete brasileiro. Eles (Seleção Brasileira) nos venceram na disputa pelo ouro e passearam na competição, foram fenomenais. Então, eu tinha muitas expectativas e que foram atendidas aqui. O basquete é um jogo global e a NBA tem feito um trabalho fenomenal nesse aspecto, com Basketball Without Borders, essas clínicas e agora a parceria com a LNB. Acho que temos que parabenizar a NBA porque realmente estamos um passo à frente de outras ligas”, contou Bryan Gates.

Já Kevin Burleson, que atualmente atua como técnico de desenvolvimento do Houston Rockets (NBA), foi jogador da NBA por uma temporada, defendendo o Charlotte Bobcats. Com 36 anos, o norte-americano, iniciou sua carreira profissional no basquete alemão, algumas equipes da D-League, como Fort Worth Flyers, Idaho Stampede e Iowa Energya. Além disso, o ex-jogador teve experiências na Turquia, Romênia e Egito, onde encerrou sua carreira de jogador profissional, em 2013.

“Eu estava muito empolgado para vir e poder mostrar as coisas que fazemos lá no Houston Rockets e ver o talento que existe aqui. Tem sido uma grande experiência. Essa competição vai ajudar muito esse país a desenvolver novos atletas porque existe muito talento aqui, mas você realmente precisar pegar juntar esses talentos e fazer com que joguem entre eles para que continuem evoluindo. Então isso é fantástico, é por isso que cada vez mais você vê brasileiros na NBA e eles continuam melhorando”, falou Kevin Burleson.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da primeira etapa da LDB 2015

Nas atividades, os convidados atuaram simultaneamente em duas quadras com grupos de atletas divididos por posições, armadores, alas e pivôs. Os dois norte-americanos passaram diversos exercícios de fundamentos para os atletas, sempre com o auxílio dos técnicos das equipes da LDB, que puderam aprender novos métodos e técnicas. Sempre atenciosos e voluntariosos com todos os envolvidos, Gates e Burleson também ministrarão palestras para os treinadores, abordando os mais variados temas.

“O treinador nos ajudou muito com seus treinamentos, principalmente pelo trabalho duro em ensinar alguns movimentos diferentes, como sair rápido do bloqueio do pivô. Já no final do treino ele viu que eu tenho um pouco de dificuldade no arremesso e chamou no final do treino para me ajudar a consertar isso. Com certeza esse meu trabalho individual com ele será uma coisa que levarei comigo para o resto da minha carreira”, comentou o ala/pivô Gabriel Jaú, da Seleção Brasileira Sub-17.

E não foram só os garotos mais novos que tiraram proveito da clínica. Eleito o Destaque Jovem da sexta edição do NBB, o armador Henrique Coelho, do Minas, é um dos mais “experientes” desta edição da LDB, já que, aos 22 anos, possui no currículo nada menos que quatro temporadas do NBB (uma por Uberlândia e três pelo Minas) e a disputa de um Universíade pela Seleção Brasileira. Mesmo com mais bagagem que muitos dos atletas que disputam a LDB, Coelho elogiou as atividades com os norte-americanos.

“Essa clínica agregou na melhora de jogo de todo mundo que participou. Às vezes acho que a forma agressiva de jogar do norte-americano faz falta aqui e o treinador Kevin nos passou diversas maneiras de jogar forte, de como proteger a bola e alguns métodos de treinamento que são diferentes dos passados para a gente no Brasil. Esses treinamentos agregam muito mais na parte técnica do que na tática do jogo. Com isso, acho que esse melhora ajuda até para quem assiste aos jogos, deixando os duelos muito mais equilibrados e com o número de erros cada vez mais baixo”, analisou o minastenista Henrique Coelho.