HOJE
Início decampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Invicto no campeonato, Flamengo supera dificuldades iniciais com eficiência e procura evoluir mais contra o São Paulo
Um confronto entre duas equipes de camisa é sempre especial. Quando se trata da maior e da terceira maior torcida do Brasil se torna ainda melhor. Nesta sexta-feira (25/10), Flamengo e São Paulo se enfrentarão pela primeira vez na história do NBB CAIXA, às 21h10, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo no Fox Sports.
Atual campeão do NBB CAIXA, o rubro-negro carioca começou o campeonato de maneira bem sólida, com três vitórias nas três primeiras partidas (100% de aproveitamento). Já o Tricolor do Morumbi venceu seus dois primeiros jogos, mas acabou derrotado no terceiro compromisso.
“O São Paulo é outro time de camisa que surgiu no NBB, então será um confronto bem legal. Estamos confiantes em fazer um grande jogo, mas sabemos que será bem complicado. O São Paulo começou muito bem a temporada, tem o Georginho que atravessa grande fase. Mas não é só ele, eles possuem grande jogadores e experientes, que vão fazer de tudo para saírem vitoriosos da partida”, avaliou o ala Marquinhos.
O Flamengo está invicto no campeonato, mas quem pensa que foi um começo tranquilo para o clube da Gávea está bem enganado. O rubro-negro carioca precisou suar muito para conseguir as vitórias. Nas últimas duas, por exemplo, só foi decidido nos minutos finais.
Pentacampeão do NBB CAIXA, o capitão foi decisivo nos dois últimos triunfos do Flamengo no campeonato. Contra o Brasília, na última sexta-feira, o ala anotou 14 dos seus 21 pontos no jogo só no último período, incluindo algumas bolas nos momentos mais tensos da partida.
Já no duelo com o Paulistano, nesta terça-feira, o jogador de 35 anos foi responsável pelo arremesso decisivo do confronto. Com o jogo empatado em 75 x 75, Marquinhos recebeu a bola e converteu um lindo chute de longa distância, restando menos de cinco segundos para o fim, que rendeu a vitória ao rubro-negro carioca.
“Já tenho uma certa experiência, sou um jogador com uma rodagem bacana no basquete mundial, duas Olímpiadas e três Copas do Mundo. Querendo ou não, esses momentos fornecem muitas experiências, de tentar entender o que o jogo está pedindo, ter cabeça boas, pois muitas partidas no cenário mundial são decididas nos instantes finais. Então tento ficar o mais frio possível, focado no jogo, estar muito confiante para tentar fazer o melhor, o que vem acontecendo nesse início de temporada”, disse o camisa 11 rubro-negro.
Outro jogador fundamental nas primeiras vitórias do Flamengo no NBB CAIXA foi o pivô Rafael Mineiro. Em sua quarta temporada com a camisa rubro-negra, o atleta de 2,05m conseguiu médias de 13,0 pontos, 3,3 rebotes e 14,0 de eficiência por partida até aqui, que renderam uma vaga na Seleção da Semana #1.
Um fator determinante para esse bom desempenho está sendo a mudança tática da equipe comandada pelo treinador Gustavo De Conti, que está jogando com mais velocidade e usando bastante seus pivôs mais leves, entre eles Rafael Mineiro.
“Acho que essa mudança tática me favorece sim, por eu ser um pivô mais leve. No entanto, entendo que a cada partida o Gustavo vai usar o plantel da melhor maneira e estarei pronto para jogar seja 30 ou 2 minutos, sempre pensando no coletivo e em ajudar o grupo a sair com a vitória”, avaliou o pivô.
Com algumas mudanças em relação a temporada passada, o Flamengo ainda está em processo de adaptação dentro de quadra. Para Mineiro, a equipe já cresceu de rendimento, comparado aos duelos do Campeonato Carioca, mas ainda possui uma grande margem de evolução.
“Nós sabemos que ainda temos muito a evoluir, tanto individualmente quanto coletivamente. Nossa equipe já demonstra uma certa diferença nos jogos do NBB em relação ao Estadual, por exemplo. Essa adaptação é natural por conta da reestruturação do time, mas tenho certeza que vamos nos entrosar cada vez mais ao longo da competição e buscar esse bicampeonato consecutivo”, finalizou o jogador.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.