HOJE
Experientee decisivo
Por Felipe Gomes
Pela quinta vez nas Finais, Marquinhos mostra confiança em “núcleo campeão” do Flamengo: "conhecem o caminho das pedras"
Quando o assunto é NBB CAIXA, poucos atletas possuem um currículo tão vitorioso como o do ala Marquinhos. Tetracampeão com o Flamengo, o jogador estará presente pela quinta vez nas Finais da competição e poderá igualar a marca dos dois maiores campeões da história: Marcelinho Machado e Gegê (5 títulos cada).
Para isso acontecer, o rubro-negro terá que superar o poderoso Sesi Franca Basquete, que fez a melhor campanha na fase de classificação e ainda não perdeu nenhuma partida nos playoffs. A experiência em Finais será um grande diferencial nessa decisão, como disse Marquinhos.
“A experiência em Finais ajuda e muito. Cada final tem uma história diferente e, com certeza, teremos que fazer algo especial nessa também para conseguir o título. Conhecemos bem a equipe de Franca, já começamos a estudar melhor como atacar e defender. Temos que estar bem coesos e concentrados como equipe para conseguirmos as vitórias”, disse Marquinhos.
+Confira os currículos dos finalistas do NBB CAIXA
O caminho até as Finais não foi fácil. Nas semifinais, o rubro-negro carioca teve a chance de fechar a série contra o Botafogo em três jogos, mas foi surpreendido em casa no Jogo 3 e precisou suar para encerrar o confronto como visitante (3 a 1).
“Foi uma série bem difícil. O Botafogo era um rival que ainda não tinha nos vencido na temporada. Eles fizeram um Jogo 3 brilhante e colocaram um pouco de pressão em nós para o Jogo 4. Era hora de entrar mais focado, melhorar a defesa, melhorar o rebote e foi o que aconteceu”, disse o ala do Flamengo.
Com boas atuações durante a série, Marquinhos chamou a responsabilidade e foi decisivo no Jogo 4, em que contribuiu com 23 pontos, sendo 14 deles no último período, além de quatro rebotes, cinco assistências, cinco roubos de bola e 29 de eficiência.
“Eu estava muito confiante no último quarto. O time me colocou para jogar também e consegui fazer boas movimentações. Acabei tendo um bom aproveitamento e felizmente ajudei o Flamengo a sair vitorioso de quadra”, completou Marquinhos, que teve médias de 17,7 pontos, 5,0 assistências e 16,5 de eficiência na série contra o Botafogo.
+Estatísticas completas da carreira de Marquinhos no NBB CAIXA
Além da classificação para as Finais, Marquinhos atingiu outra marca importante: ultrapassou Marcelinho Machado (1.417 pontos) no ranking dos cestinhas da história dos playoffs e assumiu a terceira colocação (1.464 pontos).
+Os 10 maiores cestinhas da história dos playoffs
Presente em dez das 11 edições do campeonato, o jogador se mostrou bem contente com mais uma marca histórica em sua carreira.
“Fico muito feliz com essa marca, porque essa é a 11ª edição do NBB e eu não joguei apenas uma temporada. Estar entre os melhores e colocar meu nome na história do campeonato é algo muito legal”, finalizou.
Núcleo campeão pode ser um diferencial
Um trunfo do Flamengo para essa grande decisão contra o Franca é o núcleo campeão da equipe. No total, o rubro-negro conta com seis jogadores em seu elenco que já foram campeões do NBB CAIXA, além do treinador Gustavo De Conti.
Quem mais venceu, ao lado de Marquinhos, foi o ala/pivô Olivinha. A atual dupla de capitães do Flamengo conquistou quatro títulos consecutivos (2012/2013, 2013/2014, 2014/2015 e 2015/2016).

Marquinhos e Olivinha comemorando seu primeiro título do NBB CAIXA com a camisa do Flamengo, na temporada 2012/2013 (João Pires/LNB)
Além deles, três atletas foram campeões da última edição do NBB CAIXA com o Paulistano/Corpore e agora buscarão o bicampeonato da competição: o ala/armador Deryk Ramos, o ala Jhonatan e o ala/pivô David Nesbitt, além do treinador Gustavo De Conti, que era o comandante da equipe paulista.
+Colecionando feitos: Gustavo De Conti alcança 4ª final de NBB CAIXA como treinador
Para fechar a lista dos campeões, entra o pivô Rafael Mineiro, que esteve presente na última conquista do Flamengo no NBB CAIXA, na temporada 2015/2016.
“Esse núcleo campeão pode fazer a diferença sim. Alguns jogadores já conhecem o ‘caminho das pedras’, sabem o que fazer no momento certo. Espero que eles e os outros jogadores também nos ajudem para conseguirmos as vitórias para conquistarmos mais um título”, afirmou Marquinhos.
Expectativa por uma grande série final
A expectativa para o início das Finais do NBB CAIXA entre Franca e Flamengo é muito alta, por se tratar das duas equipes com melhores campanhas na fase de classificação – algo que não acontecia desde a temporada 2015/2016, com o próprio Flamengo e o Bauru (3 a 2).
O Jogo 1 entre os dois times será neste domingo (19/05), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h45, com transmissão ao vivo da Band, ESPN, Fox Sports e no Facebook do NBB.
Para Marquinhos, a série final tem tudo para ser bem equilibrada e os pequenos detalhes se tornarão ainda mais importantes para o desenrolar das partidas.
“São as duas melhores equipes, os dois melhores elencos. Ambos conquistaram dois títulos na temporada. O Franca conseguiu a melhor campanha, a gente veio logo atrás com uma derrota a mais. Já nos enfrentamos bastante durante a temporada. Os detalhes vão fazer a diferença, poderá ser no Jogo 3, Jogo 4… Independente se a gente jogar em casa ou fora, teremos que estar bem preparados e concentrados em nossos conceitos e objetivos para sairmos vitoriosos”, finalizou o camisa 11 do Flamengo.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
+Veja as curiosidades das Finais do NBB CAIXA
O calendário das Finais
Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca