#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Melhor faseDa carreira”

28-02-2019 | 12:36
Por Liga Nacional de Basquete

Em alta na temporada, Léo Meindl fala sobre reta final do Paulistano, duelo contra Vasco e boa fase individual: “me sinto mais completo”

A temporada de Léo Meindl até aqui tem sido decisiva para a boa campanha do Paulistano/Corpore no NBB CAIXA 2018/2019, e duas palavras ajudam a explicar o bom desempenho do jogador: consistência e versatilidade.

Aos 25 anos, o ala de 1,98m vem se destacando na competição pelas seguidas boas atuações, além dos múltiplos papéis que pode desempenhar dentro de quadra.

“Vivo, talvez, a melhor fase da minha carreira. Me sinto mais completo tanto fisicamente quanto mentalmente, além da maturidade que venho ganhando ao passar dos anos”, afirmou Léo Meindl.

As médias dele na competição impressionam: 15,4 pontos, 6,5 rebotes, 3,6 assistências e 17,3 de eficiência, tudo isso em 26,0 minutos por partida. Os números são tão bons que o colocaram na disputa pelo prêmio de MVP da temporada.

+Estatísticas completas da carreira de Léo Meindl no NBB CAIXA

Na melhor temporada de sua carreira, Léo Meindl lidera o Paulistano no NBB CAIXA (Wilian Oliveira/Divulgação)

Liderado por Léo Meindl, o Paulistano receberá o Vasco da Gama, nesta quinta-feira (28/02), no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19 horas, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB. 

O vasto repertório ofensivo de Léo chama a atenção. Tem bola de 3 pontos (1,3 por jogo), infiltração, arremesso de meia distância e jogo de pivô – que rendem 4,5 arremessos de 2 pontos certeiros por partida, com 59,6% de aproveitamento.

A atual média de pontuação (15,4) só está abaixo da temporada 2014/2015, quando Léo defendia a equipe de sua cidade natal, o Sesi Franca Basquete, com 15,7 pontos por jogo. Mas na ocasião, o ala tinha 34,6 minutos de quadra, contra 26,0 no NBB CAIXA 2018/2019.

Outro fator que merece ser destacado é a consistência no campeonato. Nas 20 partidas disputadas, ele não chegou a dois dígitos de pontuação em apenas uma oportunidade, na derrota para o Sendi/Bauru Basket (apenas quatro pontos).

“Devo grande parte aos meus companheiros de equipe (jogadores e comissão), que vêm me dando suporte e confiança para que eu deixe o meu melhor em quadra. Tudo isso aliado à muito trabalho”, afirmou o ala do Paulistano.

Foco em jogar bem no final da temporada

Depois de uma sequência negativa de três derrotas, o Paulistano conseguiu retomar o caminho das vitórias na partida contra o Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, por 91 a 89.

Na quinta colocação, com campanha de 13 vitórias e sete derrotas (65% de aproveitamento), o CAP ainda briga por um lugar entre os quatro primeiros, que garante uma vaga direto nas quartas de final.

Mas para Léo Meindl, mais importante do que a colocação final é conseguir entrar nos playoffs jogando o melhor basquete possível.

“Acho o final da fase de classificação muito importante para definir quem terá o direito de decidir em casa nos playoffs, mas creio que o essencial para nós nesse momento será encontrar o nosso melhor basquete. Precisamos focar no que cada um pode oferecer de melhor para a equipe e terminar o mês de março com a confiança e atitude de um time campeão”, disse Léo.

No primeiro turno, o CAP foi superior e derrotou o cruzmaltino com 22 pontos de Léo (Rafael Ribeiro/Vasco da Gama)

Nesta quinta-feira, o Paulistano enfrentará o Vasco, que não vive um grande momento, na 13ª colocação. Uma vitória aproxima a equipe paulista do quarto colocado Mogi, que enfrentará o Corinthians no mesmo dia.

“Tivemos duas ótimas semanas de treinamento, estamos bem preparados para a partida. Por isso, a expectativa é excelente. Se colocarmos em prática o que fizemos nos treinos, nossa chance de vitória será boa”, afirmou o camisa 23 do CAP.

Liga das Américas é logo ali

O jogo contra o Vasco é o último compromisso do Paulistano antes da disputa da fase semifinal da Liga das Américas 2019. Entre os dias 08 e 10 de março, a equipe vai até Franca (SP) disputar a fase semifinal da “Libertadores do basquete”.

Na primeira fase da competição, o Paulistano sediou o Grupo A e terminou na primeira colocação, com três vitórias em três partidas – sobre Atenas (ARG), Malvin (URU) e Titanes de Barranquilla (COL).

Jogando em casa na primeira fase, Paulistano não teve muitas dificuldades para avançar (Wilian Oliveira/Divulgação)

Para conseguir uma vaga no Final Four do campeonato, o Paulistano precisa ficar entre os dois melhores de seu grupo, que também contará com o Sesi Franca Basquete, o Atenas (ARG) e o Capitanes (MÉX).

“Estamos focados para a partida contra o Vasco, mas ao mesmo tempo é difícil esquecer que temos um grande desafio pela frente. A nossa equipe é muito competitiva, adoramos esses momentos. Temos que pensar jogo a jogo, dessa maneira vamos fazer o melhor nas partidas. Sei do potencial da nossa equipe e acredito muito na classificação para a fase final”, disse Léo Meindl.

+Saiba mais sobre a fase semifinal da Liga das Américas 2019

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.