HOJE
Movimentações na Liga Ouro
Por Liga Nacional de Basquete
Londrina assume liderança e Blumenau vence pela primeira vez: confira o que rolou e o que está por vir na Liga Ouro 2019
A Liga Ouro 2019 tem um novo líder: o Londrina Unicesumar Basketball. Na noite desta quinta-feira, a equipe paranaense venceu o “vizinho” Oral Sin/Campo Mourão, fora de casa, no Ginásio de Esportes JK, por 70 a 64, e assumiu a liderança da competição.
A campanha de quatro vitórias e uma derrota do Londrina (75% de aproveitamento) é idêntica à do Cerrado Basquete, que fica em segundo pelo critério de saldo de cestas – já que as equipes ainda não se enfrentaram na fase de classificação.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA
Com 17 pontos, o armador argentino Stefano Pierotti foi o cestinha da partida e o grande destaque do time londrinense. Quem também contribuiu bem foram o ala Aquiles e o pivô Ricardo Azevedo, ambos com dez pontos.
Pelo lado do Campo Mourão, que agora está na quarta posição na Liga Ouro (três vitórias e duas derrotas), o destaque ficou por conta da dupla de pivôs César e Ygor, com respectivos 14 e 12 pontos.
O próximo compromisso do Campo Mourão será contra o vice-líder Cerrado Basquete, na terça-feira (12/03), novamente no Ginásio JK, às 19h30. No mesmo dia, às 20 horas, perto dali, o Londrina receberá a Unifacisa, no Ginásio Moringão.
Blumenau vence a primeira
Chegou ao fim o jejum de vitórias do Basquete Blumenau na Liga Ouro 2019. A equipe catarinense se impôs sobre a Unifacisa e venceu com propriedade no Ginásio Galegão, pelo placar de 71 a 56.
Com 14 pontos e dez rebotes, o pivô Gerson novamente se sobressaiu pelo time de Blumenau e alcançou seu quarto duplo-duplo em quatro partidas disputadas na Liga Ouro. Outros destaques foram o armador Vinícius Gobor, com 16 pontos, e o ala Que Johnson, com 15.
Pelo lado da Unifacisa, o único atleta a pontuar em dígitos duplos foi o pivô Átila dos Santos, que foi autor de 14 pontos e seis rebotes. A equipe paraibana ainda teve dois atletas com nove pontos: o ala Audrei e o pivô Rodrigo Piru.
Mesmo com a vitória, o Blumenau segue na última colocação, com campanha de um triunfo em cinco jogos (20% de aproveitamento). No entanto, a equipe está a um êxito de distância do Pato Basquete, Renata/Rio Claro e a própria Unifacisa, todos com uma vitória em quatro jogos (25% de aproveitamento).
A Unifacisa entrará em quadra nesta terça-feira (12/03), contra o Londrina, às 20 horas. Já o Blumenau voltará à ativa somente no sábado da semana que vem (16/03), contra o Renata/Rio Claro, às 17 horas.
Duas partidas acontecem neste sábado
A Liga Ouro 2019 terá sequência com duas partidas neste sábado (09/03). Na capital paulista, o São Paulo FC receberá o Renata/Rio Claro, no Ginásio do Morumbi, às 17 horas, com transmissão ao vivo da SPFC TV. Caso vença, o tricolor assumirá a liderança da competição.
Mais tarde, às 19h30, o Pato Basquete medirá forças com a Unifacisa, no Ginásio do Sesi, com transmissão ao vivo pela página oficial do Pato no Facebook.
Próximas partidas
09/03 (Sábado)
17h – São Paulo FC x Renata/Rio Claro
19h30 – Pato Basquete x Unifacisa
12/03 (Terça-feira)
19h30 – Oral Sin/Campo Mourão x Cerrado Basquete
20h – Londrina Unicesumar Basketball x Unifacisa
14/03 (Quinta-feira)
19h30 – Oral Sin/Campo Mourão x Unifacisa
20h – Londrina Unicesumar Basketball x Cerrado Basquete
+Tabela de jogos completa da Liga Ouro 2019
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.