#JOGAJUNTO

NBB Caixa

TÊNIS DE MVP

05-10-2020 | 11:43
Por Vinícius Guimarães

Nathan, irmão de Lucas Mariano, ganha tênis de presente de Georginho para jogar a temporada 2020/2021

Quantas pessoas no Brasil calçam 49? Isso mesmo que você leu: 49! Nem você e nem a gente sabe essa resposta, mas podemos garantir que dois atletas do NBB têm o pé desse tamanho. Um deles é o Mr. Triplo-Duplo, Georginho, MVP da última temporada. Já o outro é Nathan Mariano, de 17 anos, um dos destaques do Nike Elite NBB Camp de 2020.

Essa coincidência foi uma ótima notícia para Nathan, que é irmão de Lucas Mariano. O ala de 2,01m integrará a equipe adulta do Sesi Franca nesta temporada e estreará no Campeonato Paulista 2020 de tênis novo. Isso porque Georginho o presenteou com dois tênis Nike Zoom Freak 1, usados na sua temporada de MVP.

+ Com diversos jogadores da base, Sesi Franca aposta em elenco jovem para a temporada 2020/2021

“Ganhar um tênis do Georginho foi uma honra. Ainda mais que foi com esses tênis que ele fez os triplo-duplos na temporada passada. Vai ser legal usá-los agora, vou tentar manter esse legado dele”, afirmou Nathan.

A temporada 2020/2021 será a primeira de Nathan Mariano no elenco profissional de Franca (Divulgação/NBB)

Com 1,97m de altura, Georginho se identificou com a situação em que Nathan se encontra, em pleno estirão de crescimento.

“Até meus 17 anos meu pé cresceu muito rápido e minha família não tinha condições de me dar um tênis a cada número que aumentava. Algumas vezes os tênis ficavam apertados e eu não tinha opções, era o mesmo tênis para jogar e ir à escola. Então as pessoas à minha volta me ajudavam quando podiam. Meu pé sempre foi grande, então eu ganhava tênis dos caras mais velhos. Fiquei sabendo que o pé do Nathan subiu um número durante a quarentena através do nosso agente e do irmão dele, meu companheiro de time agora Lucas Mariano. Eu tinha alguns tênis sobrando então não hesitei em ajudar”, contou Georginho.

O Zoom Freak 1, que Nathan ganhou de presente de Georginho, é o primeiro modelo da linha de tênis de Giannis Antetokounmpo com a Nike.

“Nunca tinha usado um Zoom Freak, só conhecia de vista. Achava muito bonito. Na hora que eu peguei e calcei pela primeira vez, vi que ele é muito confortável e macio. Consigo saltar bastante com ele e não dói o joelho. Ele é bem leve, gostei muito da forma”, disse Nathan.

Georginho usou o Zoom Freak 1 na emocionante partida contra o Minas, no primeiro turno de 2019/2020 (João Pires/LNB)

Parceira do NBB desde 2017, a Nike fornece materiais esportivos para a liga e tem papel importantíssimo no desenvolvimento do basquete brasileiro, principalmente na formação de novos atletas.

Prova disso é o Nike Elite NBB Camp, a maior clínica de basquete de base do Brasil. Na primeira, em 2017, Georginho esteve presente. A sua segunda edição foi realizada em 2020 e reuniu os 25 melhores prospectos Sub-17 do Brasil. Durante uma semana, os jovens absorveram aprendizados dentro e fora de quadra no camp organizado pela Nike em parceria com o NBB.

+ Realizado por Nike e LNB, 2ª edição do Camp foi finalizada com jogos de alto nível entre os participantes e nítida evolução

Nathan Mariano não só estava entre esses 25 jogadores como foi um dos destaques da clínica. Tanto é que ele foi selecionado para participar do Desafio de Novas Estrelas 2020, partida entre o NBB e a Liga Argentina na categoria Sub-20, que acontece dentro da programação do evento Jogo das Estrelas. Quem também foi convocado para esse time foi o Edu Sanchez, prospecto do Paulistano/Corpore.

Ala de 2,01 de altura, Nathan Mariano é um dos principais prospectos do basquete brasileiro (Willian Oliveira/LNB)

“O Nike Elite NBB Camp vai me ajudar muito porque eu conheci jogadores com mais experiência e o Bojanich, que é um técnico argentino. Ele passou muita coisa para gente, os sistemas de jogo da Argentina, e principalmente para mim, o bloqueio de rebote. Trocar ideia com os mais experientes vai me ajudar a ter cabeça e noção para entrar na equipe adulta”

+ O 2º Nike Elite NBB Camp também contou com diversas palestras para preparar os atletas fora das quatro linhas

Nathan está apenas no começo de sua trajetória no basquete profissional. Mas já no seu primeiro ano na equipe adulta do Franca, ele jogará no Pedrocão com tênis de MVP e já recebeu um conselho de Georginho.

“Sei que o Nathan cresceu e evoluiu muito durante os últimos anos. Se eu puder fazer qualquer coisa pra fazer parte do crescimento dele como jogador, vou ficar muito feliz. Os tênis foram os que eu usei nos jogos dos triplos-duplos do ano passado. Falei para ele continuar trabalhando duro pra seguir com a “sorte” que eu tive” disse o armador, bem humorado.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.