HOJE
Não é por acaso
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanha consistente e superando favoritos, Pinheiros é o líder do NBB CAIXA por mérito; saiba as razões
Com extremo equilíbrio e fortes equipes, é correto afirmar que atingir a liderança na tabela de classificação do NBB CAIXA não é para qualquer um. Para isso, é necessário muito trabalho, empenho e equilíbrio ao longo da temporada.
Até aqui, após quase dois terços completos da fase de classificação, o EC Pinheiros tem feito bem a lição de casa e é o líder do NBB CAIXA, com campanha de 17 vitórias em 20 jogos (85,0% de aproveitamento). A equipe tem 12 triunfos seguidos e não sabe o que é perder no campeonato desde o dia 07/11.
Desde que assumiu a liderança, no dia 5 de fevereiro, a equipe do Jardim Europa não “largou mais o osso” e continua firme na ponta da maior competição do basquete nacional.
“O segredo para nossa liderança é que não tem segredo. O César (Guidetti), junto com toda a equipe técnica, nos transmite a confiança necessária para trabalharmos. Com isso, conseguimos desenvolver um basquete que seja o mais simples possível dentro das nossas possibilidades, mas sempre buscando a evolução. Trabalhamos muito todos os dias e acreditamos piamente no poder do coletivo”, disse o capitão do Pinheiros, Marcus Toledo.
Ao alcançar a liderança, a equipe pinheirense vem desbancando, até o momento, times considerados favoritos antes do no início da competição, casos do Franca, Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
Para Toledo, os favoritos não mudaram e, mesmo com o Pinheiros na liderança, a equipe prega a filosofia dos pés no chão.
“Os favoritos são os mesmos de antes e isso não vai mudar de um dia para o outro. Estamos no topo da tabela por mérito próprio. Mesmo com isso, continuaremos com os pés no chão e, com nosso trabalho, vamos buscar a nossa melhor forma de olho nos playoffs”, disse o jogador.
Após observar os números do Pinheiros na competição, pode-se afirmar que, mesmo sem o status de favorito antes do início do campeonato, a equipe fez por merecer a liderança do NBB CAIXA.
Prova disso é que o time pinheirense é um dos poucos que se mantém consistente nos dois lados da quadra.
Na defesa, por exemplo, o Pinheiros aparece como segundo time que menos sofre pontos na competição, com média de 75,20 por jogo – atrás somente do Flamengo, que tem média de 71,70 pontos sofridos por partida.
Já no ataque, o Pinheiros também não deixa a desejar e é dono da quinta melhor produção ofensiva, com média de 82,65 pontos feitos por partida – o líder do fundamento é o Franca, com média de 86,25 pontos por partida.
+Ranking dos ataques do NBB CAIXA 2018/2019
Para atingir essa expressiva média no setor de ataque, o Pinheiros tem contado com grandes atuações coletivas.
Ao todo, cinco jogadores estão com média de pontos na casa dos dois dígitos: o ala/armador Bennett (13,7 ppj), o ala Betinho (13,3 ppj), o pivô Renato Carbonari (12,0 ppj), o armador Dawkins (11,0 ppj) e o ala Isaac (10,8 ppj).
Efeito Betinho
Em meio ao fortíssimo jogo coletivo do Pinheiros, o ala Betinho tem se firmado como grande destaque individual, principalmente em 2019.
Nos últimos sete jogos o jogador somou médias de 17,4 pontos, 3,8 rebotes e 14,8 de eficiência e foi crucial justamente no momento em que o Pinheiros ascendeu para a liderança do NBB CAIXA.
+Estatísticas completas de Betinho no NBB CAIXA
“Acredito que venho crescendo junto com o time. Estou muito feliz com o meu desempenho. Evolui muito coletivamente e defensivamente, melhorei as escolhas de arremessos e sinto muita confiança dos meus companheiros de time e da comissão técnica pra definir as bolas importantes”, disse o atleta.
Mesmo com as boas atuações nos últimos confrontos, o Betinho despista sobre seu recente protagonismo e reitera a filosofia aplicada pelo time que é a do jogo coletivo.
“Não tenho um papel muito específico. Nosso time tem um coletivo muito forte e isso não deixa tão determinado a função de cada um especificamente. Claro que, devido as minhas características, assumo um papel de definidor, de fazer o improviso, jogar no um contra um e criar situações diferentes para os momentos mais difíceis”, afirmou o ala, que aparece entre os possíveis candidatos a MVP do NBB CAIXA.
É dentro desse jogo coletivo que o atleta tem usado uma arma predominante em seu jogo: as bolas de 3 pontos.
Até aqui, Betinho é o que mais arrisca (4,95 chutes por jogo) e o que mais converte tiros de longa distância no Pinheiros (2,1 por jogo), com direito a 43,43% de aproveitamento.
. @BETINHO26 FOI DECISIVO na vitória do @ClubePinheiros! 💥💥
Desempatou o jogo e deu um TOCO absurdo! O clube da capital paulista chega a 10 vitórias consecutivas no #NBB #PINxBOT pic.twitter.com/ISNdRlqXBN— NBB CAIXA (@NBB) 26 de janeiro de 2019
+Ranking de arremessos do NBB CAIXA 2018/2019
Mas as bolas de 3 pontos no Pinheiros não são apenas especialidade de Betinho, mas sim de todo o time.
No apanhado geral, a equipe é a que mais converte chutes de 3 pontos no NBB CAIXA, com média de 11,15 acertos por partida, e detém o melhor aproveitamento neste tipo de arremesso, com 38,25%.
“Temos o mérito de ter bons chutadores na equipe, assim conseguimos um espaçamento maior na quadra e dificultamos as dobras dos adversários. Com isso, conseguiremos ver de onde vem as dobras e, no momento que isso acontecer, causaremos um desequilíbrio e criaremos mais oportunidades para os arremessos”, reiterou Betinho, que completou:
“O time procura sempre o jogador melhor posicionado, com uma condição boa para o chute, por isso o percentual de acerto cresce. Nosso treinador nos dá total liberdade e confiança para arremessar quando estivermos bem posicionados, seja no primeiro segundo de ataque ou no último. Contanto que seja um chute equilibrado, está tudo certo. Esse é o grande mérito do time: encontrar o bom momento e a melhor bola de cada um. Temos muitas coisas para melhorar, mas esse com certeza é uma das nossas maiores virtudes”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.