HOJE
Não é por acaso
Por Liga Nacional de Basquete
Com campanha consistente e superando favoritos, Pinheiros é o líder do NBB CAIXA por mérito; saiba as razões
Com extremo equilíbrio e fortes equipes, é correto afirmar que atingir a liderança na tabela de classificação do NBB CAIXA não é para qualquer um. Para isso, é necessário muito trabalho, empenho e equilíbrio ao longo da temporada.
Até aqui, após quase dois terços completos da fase de classificação, o EC Pinheiros tem feito bem a lição de casa e é o líder do NBB CAIXA, com campanha de 17 vitórias em 20 jogos (85,0% de aproveitamento). A equipe tem 12 triunfos seguidos e não sabe o que é perder no campeonato desde o dia 07/11.
Desde que assumiu a liderança, no dia 5 de fevereiro, a equipe do Jardim Europa não “largou mais o osso” e continua firme na ponta da maior competição do basquete nacional.
“O segredo para nossa liderança é que não tem segredo. O César (Guidetti), junto com toda a equipe técnica, nos transmite a confiança necessária para trabalharmos. Com isso, conseguimos desenvolver um basquete que seja o mais simples possível dentro das nossas possibilidades, mas sempre buscando a evolução. Trabalhamos muito todos os dias e acreditamos piamente no poder do coletivo”, disse o capitão do Pinheiros, Marcus Toledo.
Ao alcançar a liderança, a equipe pinheirense vem desbancando, até o momento, times considerados favoritos antes do no início da competição, casos do Franca, Flamengo, Mogi das Cruzes/Helbor e Paulistano/Corpore.

O Pinheiros de César Guidetti desbancou alguns dos times apontados como favoritos no NBB CAIXA 2018/2019 (Lucas Guanaes/Divulgação)
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
Para Toledo, os favoritos não mudaram e, mesmo com o Pinheiros na liderança, a equipe prega a filosofia dos pés no chão.
“Os favoritos são os mesmos de antes e isso não vai mudar de um dia para o outro. Estamos no topo da tabela por mérito próprio. Mesmo com isso, continuaremos com os pés no chão e, com nosso trabalho, vamos buscar a nossa melhor forma de olho nos playoffs”, disse o jogador.
Após observar os números do Pinheiros na competição, pode-se afirmar que, mesmo sem o status de favorito antes do início do campeonato, a equipe fez por merecer a liderança do NBB CAIXA.
Prova disso é que o time pinheirense é um dos poucos que se mantém consistente nos dois lados da quadra.
Na defesa, por exemplo, o Pinheiros aparece como segundo time que menos sofre pontos na competição, com média de 75,20 por jogo – atrás somente do Flamengo, que tem média de 71,70 pontos sofridos por partida.

Pinheiros tem a segunda melhor marca defensiva da competição (Willian Oliveira/Paulistano)
Já no ataque, o Pinheiros também não deixa a desejar e é dono da quinta melhor produção ofensiva, com média de 82,65 pontos feitos por partida – o líder do fundamento é o Franca, com média de 86,25 pontos por partida.
+Ranking dos ataques do NBB CAIXA 2018/2019
Para atingir essa expressiva média no setor de ataque, o Pinheiros tem contado com grandes atuações coletivas.
Ao todo, cinco jogadores estão com média de pontos na casa dos dois dígitos: o ala/armador Bennett (13,7 ppj), o ala Betinho (13,3 ppj), o pivô Renato Carbonari (12,0 ppj), o armador Dawkins (11,0 ppj) e o ala Isaac (10,8 ppj).
Efeito Betinho
Em meio ao fortíssimo jogo coletivo do Pinheiros, o ala Betinho tem se firmado como grande destaque individual, principalmente em 2019.
Nos últimos sete jogos o jogador somou médias de 17,4 pontos, 3,8 rebotes e 14,8 de eficiência e foi crucial justamente no momento em que o Pinheiros ascendeu para a liderança do NBB CAIXA.
+Estatísticas completas de Betinho no NBB CAIXA
“Acredito que venho crescendo junto com o time. Estou muito feliz com o meu desempenho. Evolui muito coletivamente e defensivamente, melhorei as escolhas de arremessos e sinto muita confiança dos meus companheiros de time e da comissão técnica pra definir as bolas importantes”, disse o atleta.

Betinho se tornou um dos principais nomes do Pinheiros em 2019 (Ricardo Bufolin/ECP)
Mesmo com as boas atuações nos últimos confrontos, o Betinho despista sobre seu recente protagonismo e reitera a filosofia aplicada pelo time que é a do jogo coletivo.
“Não tenho um papel muito específico. Nosso time tem um coletivo muito forte e isso não deixa tão determinado a função de cada um especificamente. Claro que, devido as minhas características, assumo um papel de definidor, de fazer o improviso, jogar no um contra um e criar situações diferentes para os momentos mais difíceis”, afirmou o ala, que aparece entre os possíveis candidatos a MVP do NBB CAIXA.
É dentro desse jogo coletivo que o atleta tem usado uma arma predominante em seu jogo: as bolas de 3 pontos.
Até aqui, Betinho é o que mais arrisca (4,95 chutes por jogo) e o que mais converte tiros de longa distância no Pinheiros (2,1 por jogo), com direito a 43,43% de aproveitamento.
. @BETINHO26 FOI DECISIVO na vitória do @ClubePinheiros! 💥💥
Desempatou o jogo e deu um TOCO absurdo! O clube da capital paulista chega a 10 vitórias consecutivas no #NBB #PINxBOT pic.twitter.com/ISNdRlqXBN— NBB CAIXA (@NBB) 26 de janeiro de 2019
+Ranking de arremessos do NBB CAIXA 2018/2019
Mas as bolas de 3 pontos no Pinheiros não são apenas especialidade de Betinho, mas sim de todo o time.
No apanhado geral, a equipe é a que mais converte chutes de 3 pontos no NBB CAIXA, com média de 11,15 acertos por partida, e detém o melhor aproveitamento neste tipo de arremesso, com 38,25%.
“Temos o mérito de ter bons chutadores na equipe, assim conseguimos um espaçamento maior na quadra e dificultamos as dobras dos adversários. Com isso, conseguiremos ver de onde vem as dobras e, no momento que isso acontecer, causaremos um desequilíbrio e criaremos mais oportunidades para os arremessos”, reiterou Betinho, que completou:
“O time procura sempre o jogador melhor posicionado, com uma condição boa para o chute, por isso o percentual de acerto cresce. Nosso treinador nos dá total liberdade e confiança para arremessar quando estivermos bem posicionados, seja no primeiro segundo de ataque ou no último. Contanto que seja um chute equilibrado, está tudo certo. Esse é o grande mérito do time: encontrar o bom momento e a melhor bola de cada um. Temos muitas coisas para melhorar, mas esse com certeza é uma das nossas maiores virtudes”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca