#JOGAJUNTO

LDB / NBB Caixa

O Futuro do NBB:Pedro Nunes

26-08-2020 | 03:32
Por Rodrigo Bussula e Vinícius Guimarães

Versátil, jovem e promissor: conheça uma das grandes promessas do basquete brasileiro

Atualmente, o elenco do Flamengo é um dos mais fortes do Brasil, contendo peças como Balbi, Olivinha, Yago, Hettsheimeir e Marquinhos. Mas mesmo com estes nomes badalados, algumas jovens peças são para se ficar de olho; este é o caso do ala/armador Pedro Nunes.

Com 1,99cm, o jogador chegou ao Flamengo ainda na última temporada para reforçar a equipe na LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o principal campeonato das categorias de base do Brasil, que conta com o apoio do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) desde 2017, e também servir como peça na rotação do elenco de cima no NBB, comandado por Gustavo De Conti.

Conhecido pela versatilidade que pode entregar dentro da quadra, jogando como armador, mas também como um ala que conduz a bola, Pedro Nunes se destacou na LDB e anotou médias 14,2 pontos, 3,8 rebotes, 2,7 assistências e 14,3 de eficiência em nove jogos da campanha que culminou na quarta colocação do time carioca. Além disso, neste meio tempo, também fez parte do título Sul-Americano Sub-21 do Brasil em 2019, sob o comando de Léo Figueiró.

“Na primeira fase estava sem ritmo, precisava me adaptar novamente ao basquete brasileiro. Logo após a LDB representei o Brasil no Sul-Americano Sub-21 e ali pude soltar mais meu jogo. Quando voltei para a terceira fase, já estava com ritmo e bem adaptado ao basquete. Me serviu muito para ganhar confiança, pois assumiria mais responsabilidades e teria mais volume que no adulto. Na LDB me senti solto e por isso consegui ter uma boa performance”, disse.

 

View this post on Instagram

 

Campeão Sul Americano Sub-21 🇧🇷🔥🏆 Obrigado a todos pela torcida 🙏🏻

A post shared by Pedro Nunes (@pedronunes24) on

Perguntado sobre sua versatilidade e estilo de jogo, rolou espaço até para uma comparação com Kyle Kuzma, jogador do Los Angeles Lakers da NBA.

“Tenho um estilo bem versátil, consigo jogar na posição de um a três e defender várias posições. Sou bem ágil para minha altura, então sempre tento tirar vantagem dependendo do defensor que esteja em mim, seja atacando o aro desde fora, ou jogando no poste baixo com um defensor menor. Não sei se eu diria que eu me comparo, mas um cara que eu gosto do jogo é o Kyle Kuzma, alto, ágil, gosta de correr contra-ataques, tem um bom chute, boa defesa, ele com certeza é um cara que eu posso assistir e conseguir adaptar o meu jogo”, afirmou.

Mas a história da jovem promessa, que hoje veste as cores de um dos times mais vencedores do basquete nacional, começou há muito tempo atrás, após muito suor e dedicação. Então bora conhecer um pouco mais da trajetória de um dos nomes que promete ser “O Futuro do NBB”.

Primeiro contato com o basquete

Natural de Vitória, no Espírito Santo, Pedro Nunes vem de uma família capixaba. Ainda cedo, quando criança, seu primeiro esporte foi com bola, mas não com a que está acostumado a desfilar com seu talento nas quadras hoje em dia, e sim com a de futebol. Mesmo assim, o destino logo tratou de juntar o jovem Pedro com o universo da bola laranja, e para isso utilizou como um dos pivôs para essa relação o seu irmão, de nome Lucas.

Pedro Nunes ao lado do irmão, Lucas, e família (Divulgação/Instagram)

Diagnosticado com autismo, Lucas recebeu recomendações médicas para que praticasse algum esporte coletivo, ajudando no desenvolvimento das habilidades de socialização. Seus pais, habituados com o basquete já que haviam jogado anteriormente, acabaram influenciando um pouco na escolha de Lucas, que decidiu jogar basquete. E foi justamente em um dos treinos do irmão que Pedro se apaixonou pelo esporte da bola laranja e nunca mais parou com esse amor.

“Por influência dos meus pais ele acabou escolhendo o basquete. Assim que acabava o meu treino (futebol), meu pai me buscava e íamos assistir o do meu irmão. Um dia qualquer, faltaram algumas pessoas e o treinador me chamou para completar o time. Eu aceitei e nunca mais parei de jogar”, disse.

+ O Futuro do NBB: Márcio Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

Experiência na Europa

Não levou muito tempo para que o jovem jogador desenvolvesse seu potencial dentro de quadra, especialmente o individual. Entre 2008, quando começou no basquete, e 2014,  Pedro Nunes se desenvolveu dentro das quadras como poucos. Mesmo com essa evolução desenfreada algo faltava para o jovem atleta, que ao receber uma proposta do Joventut Badalona, da Espanha, viu nela a oportunidade de evoluir seu jogo.

Pedro Nunes jogou por 4 anos no Joventut Badalona, da Espanha (Divulgação/Acervo Pessoal)

O intuito era ir para a Europa, se formar como atleta e reforçar um de seus pontos fracos naquela altura de sua vida como atleta: o jogo coletivo. O resultado foi um dos melhores possíveis, com conquistas na terra espanhola, como o Campeonato Catalão Sub-18 vencido em cima do Barcelona, além de um intercâmbio importante para sua formação como pessoa e atleta.

“Foi um período muito bom, de muito aprendizado, tanto como jogador quanto como pessoa. Cresci lá, fiz muitas amizades, criei laços que levarei para sempre. Tive oportunidade de aprender três novos idiomas, conviver com pessoas do mundo todo”, disse o jogador, que completou:

“Em relação ao basquete, aprendi demais sobre leituras de jogo, defensivas e ofensivas, sistemas, táticas, etc. Na minha opinião não tem lugar melhor para um jovem que a escola europeia, principalmente a espanhola. Me ensinaram muitas coisas e sempre focaram na minha formação como jogador. O que mais aprendi foi a conhecer o jogo de basquete desde seus princípios, começando com fundamentos até leituras avançadas. Minha característica principal é o jogo um contra um, essa é minha essência, e indo para Espanha pude sair da minha zona de conforto e complementar ainda mais o meu jogo, principalmente cinco contra cinco”, finalizou.

+ O Futuro do NBB: Gui Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro

Estados Unidos e IMG Academy

Após a experiência na Espanha, onde ficou dos 14 aos 18 anos, Pedro Nunes rumou para os Estados Unidos. Na terra do Tio Sam, o ala/armador escolheu o centro IMG Academy como destino para continuar o seu trabalho de desenvolvimento.

Na IMG, o intuito era de utilizar todo os benefícios que o lugar poderia lhe oferecer, o ajudando no processo de profissionalização que já batia à porta. Lá, o jogador encontrou uma estrutura invejável e um staff de ponta formado por técnicos e profissionais da área.

“Para ser sincero, nunca vi uma estrutura como a IMG. É de outro mundo! Foi um privilégio enorme poder jogar lá e vestir a camisa da IMG. Além disso, todos os técnicos e profissionais do campus estão tentando te ajudar de todos os jeitos possíveis. Decidi ir para lá pois já levava quatro anos na Europa e achei que precisava de novos ares, jogar outro estilo de jogo, conviver em outro ambiente e, para ser sincero, tenho certeza que foi uma excelente decisão”, afirmou.

 

View this post on Instagram

 

Aquilo que você faz no escuro, te coloca nos holofotes. 💡📸

A post shared by Pedro Nunes (@pedronunes24) on

Uma das coisas que Pedro pode recuperar mais no período que ficou na IMG foi o um contra um. Unindo essa característica forte do atleta com os conhecimentos adquiridos na Espanha, o ala/armador aperfeiçoou o seu nível de jogo, versatilidade e inteligência dentro da quadra.

“Lá pude voltar à minha essência e jogar esse jogo corrido, de muito volume e um contra um. Me senti muito bem pois, além disso, eu consegui levar comigo todas as leituras do basquete espanhol então por isso acho que consegui me destacar bem lá”, finalizou.

Profissionalização e retorno ao Brasil

Após todo esse caminho percorrido na Europa e nos EUA, Pedro Nunes viu em suas mãos a oportunidade de retornar ao Brasil e se profissionalizar. Mais que isso, o ala/armador viu a oportunidade de fazer tudo isso vestindo a camisa de uns dos maiores clubes do país, o Flamengo.

“Assim que eu tomei a decisão de me tornar profissional, recebi essa oportunidade e, na minha opinião, não dá para dizer não para o Flamengo. Um clube muito tradicional, de muitos títulos, muita história, maior torcida do Brasil, então para mim, poder começar com um time nesse patamar é um privilégio enorme. Muita gente estranhou a minha decisão, pois provavelmente no primeiro ano não teria muitos minutos, mas na minha cabeça sempre foi a melhor decisão”, frisou.

Pedro Nunes chegou ao Flamengo na última temporada (Marcelo Cortes/Flamengo)

Nesta temporada, o jogador nascido em 2000 mais uma vez fará parte do elenco de cima do Flamengo, comandado por Gustavo De Conti. Ao seu lado, o ala/armador contará com alguns dos melhores do país em suas posições, casos de Yago, Balbi, Marquinhos, Olivinha, Hettsheimeir e outros.

Para o jogador, a intenção nesta nova temporada que se aproxima será a mesma de anteriormente: aprender o máximo possível com todos do clube.

“A minha intenção desde o começo foi aprender com todos do clube, começando com o Gustavinho, que é um dos maiores técnicos, senão o maior, da atualidade do nosso país. Queria poder trabalhar com ele, entender a mente vencedora dele, sabia que desde o início ele seria uma pessoa que me cobraria muito e eu gosto disso, pois quero sempre melhorar a cada dia. Além disso, queria aprender com os jogadores, que têm a mentalidade vencedora, gostaria de ver e poder aprender com o Marquinhos, Olivinha, Balbi, Jhonatan, Mineiro, etc. A minha intenção era poder conviver com esses caras e me tornar um melhor jogador aprendendo com eles, por isso, a melhor decisão que já tomei foi jogar pelo Flamengo”, finalizou.

 

View this post on Instagram

 

🔴⚫️🔥

A post shared by Pedro Nunes (@pedronunes24) on

E o aprendizado nesse tempo vem sendo reconhecido pelo comandante do Flamengo, Gustavo De Conti. Para o treinador, a expectativa é que o jogador siga no processo de evolução pelo qual passa hoje.

“As expectativas são que ele possa continuar evoluindo individualmente e na equipe, e contribua para o sucesso do Flamengo na temporada. É um jogador muito versátil, tanto no ataque, quanto na defesa, muito útil para a equipe e muito talentoso. Sabe utilizar bem a sua capacidade física e atlética. Bastante inteligente e com um senso profissional admirável”, afirmou Gustavo De Conti.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Leia também:

+São Paulo FC dá início aos treinos com “pacotão” de reforços

+ Pato Basquete tem 9 nomes confirmados para o próximo NBB

+Dedé Barbosa e Belmar Ramos participarão de webinar do Conexão NBB

+Clubes do NBB recebem informações sobre Protocolo de Covid-19 da “bolha” da Liga ACB