HOJE
Pontuador nato
Por Liga Nacional de Basquete
Cestinha da LDB 2023, Raffael Mencarini conta com uma bela história no basquetebol e tem tudo para seguir evoluindo
Persistência e evolução são palavras que nunca saem do imaginário de quem pratica o basquete profissionalmente. Quando se é novo, é necessário manter a resiliência até chegar a sua oportunidade. Esse é o pensamento de Raffael Mencarini, cestinha da LDB 2023 e um dos grandes destaques do Praia Clube nesta edição do campeonato.
Ver essa foto no Instagram
Menca vem de uma família focada no esporte. Seu pai, Fernando Mencarini, e seu tio, sempre jogaram basquete, o que influenciou a jovem estrela desde cedo. No Juventus, ainda aos 9 anos de idade, foi quando começou a arremessar e bater bola pela primeira vez, e a partir de então o interesse o amor ao basquete só aumentaram. O armador viveu uma constante evolução em sua carreira, passou por diversos clubes
“Depois de um tempo, fiz uma peneira no Paulistano e consegui passar, foi meu primeiro ano federado. Era muito cru, mas tinha muita vontade de jogar, corria a quadra inteira e pulava nos rebotes sempre, isso me fez continuar. Com o tempo fui desenvolvendo, assim consegui passar pelo Palmeiras, Corinthians, Cravinhos, Esperia, Campo Mourão e em 2022 cheguei no Praia Clube”, disse o jogador.

Mencarini, o cestinha da LDB 2023 (Matheus Maranhão/LNB)
Chegada e evolução no Praia
Um ponto sempre relembrado por Menca é a qualidade, estrutura e apoio que o Praia Clube entrega para seus atletas, detalhe essencial para que o jovem armador tenha evoluído tanto em tão pouco tempo desde sua chegada. Parte desse apoio tem ajudado o clube a conseguir grandes campanhas nas últimas LDB e a lançar bons nomes no basquete brasileiro.
“Aqui eu vi uma das melhores estruturas de um clube brasileiro. Tem quadra, fisioterapia 24 horas, médico, treinamentos a parte, tem de tudo. Tive uma entorse no meu tornozelo no começo de 2022 e tive que fazer cirurgia. Nesse tempo, o clube me deu total apoio, era fisioterapia em três horários diferentes, todos os dias. O diretor me buscava de carro no clube e me levava até a porta do alojamento sempre, até o dia que eu melhorei 100%”, afirmou Menca.
O armador também destacou o trabalho de Daniel Wattfy, técnico principal da equipe na LDB, que tem conduzido o elenco à uma campanha invicta até então na competição. Menca ressaltou a importância de ter um comandante que já conta com uma história e vem de uma cidade que respira basquetebol. Inclusive, o treinador devolveu os elogios ao armador e ressaltou toda sua evolução ao longo da última temporada:
“O Menca vem amadurecendo e é muito visível a sua evolução em todos os aspectos.Passou a ser referência dentro de uma equipe e faz isso com muita naturalidade. Passou a ser referência dentro de uma equipe e faz isso com muita naturalidade. Esse momento é de total evolução, espero que ele continue a sua caminhada e a cada dia alcance mais e mais objetivos. Espero aproveite bem as oportunidades que com certeza vão aparecer ao longo da sua jornada”, afirmou o treinador.

Raffael Mencarini e seu pai, Fernando Mencarini, pós-jogo do Praia Clube (Divulgação)
A importância da família
Uma coisa que sempre chama a atenção de quem acompanha os jogos do Praia Clube é o enorme apoio que o Menca recebe de seu familiares. Quando os jogos acontecem no Youtube do NBB, chegam diversas mensagens de membros da família Mencarini no chat mandando energias positivas e demostrando sua torcida.
“É gratificante demais esse apoio. Toda vez que eu saio do jogo recebo milhares de mensagens, recebo ligação, elogios, mas o melhor é meu pai que me liga sempre para falar de algum erro, algo que eu posso melhorar. Ele me passa muita coisa, me ensina, passa conselhos, é minha referência”, disse o Menca.
Objetivos para o futuro
Atualmente, Mencarini é o cestinha da LDB 2023 com uma incrível média de 25,6 pontos por jogo, com praticamente seis pontos de diferença para o segundo colocado no ranking. Além disso, ele figura no top 2 dos líderes de eficiência da competição, o que o deixa muito próximo de um possível MVP caso continue na mesma pegada. Inclusive, ao longo da entrevista o jogador deixou bem claro a sua vontade de manter esse nível ao mesmo tempo que busca ajudar a equipe a buscar vitórias.
“Eu sei o quanto eu venho treinando e o que já passei pela minha vida, estou muito feliz com minha evolução, mas para pontuar bem você precisa do time, isso só rola com a ajuda dos meus companheiros. Com certeza tem um peso a mais, uma responsabilidade maior, mas isso só ajuda a desenvolver mais a minha cabeça, o meu psicológico”, disse o jogador.
A ótima atuação do jogador tem chamado a atenção da comunidade do basquete exatamente pelas estatísticas fora da média e pela consistência nos jogos. Atuações que inclusive tem motivado o jogador a crescer ainda mais dentro do seu estilo e sonhar com grandes coisas na competição.
“Antes de qualquer objetivo individual, vem a vitória coletiva, isso é o que mais importa, estou focado na próxima fase, mas sim quero continuar evoluindo, quero ajudar meus companheiros. Vou tentar brigar pelo MVP, continuar pontuando e ajudando da melhor maneira possível”, disse Menca.
É sempre muito difícil de projetar a carreira de uma jovem promessa, mas é certo que com a dedicação, resiliência e apoio que Raffael Mencarini teve (e tem) ao longo de sua carreira, o armador tem as principais ferramentas para continuar sendo brilhante.
“Eu vi o NBB nascer, meu maior objetivo é jogar na Liga, enfrentar e estar com os melhores do Brasil”, finalizou Mencarini.
Leia mais:
+ O Futuro do NBB: Luiz Guilherme, a essência mogiana!
+ O Futuro do NBB: Gabriel Campos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro
+ O Futuro do NBB: Mãozinha; conheça uma das promessas do basquete brasileiro
+ O Futuro do NBB: Márcio Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro
+ O Futuro do NBB: Gui Santos; conheça uma das promessas do basquete brasileiro
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca