HOJE
OS NÚMEROSDO JOGO 3
Por Liga Nacional de Basquete
Sobrevivência, varrida ou virada? Veja os números que envolvem os Jogos 3 das séries Flamengo x Paulistano e São Paulo x Minas neste sábado
Flamengo e São Paulo FC começaram as semifinais do NBB de forma arrasadora. Ambos os clubes abriram 2 a 0 sobre seus adversários e ficaram a um passo da vaga nas Finais do campeonato. Os duelos deste sábado (15/05) no Maracanãzinho representam jogos de vida ou morte para Paulistano/Corpore e Minas Tênis Clube. Essa situação já aconteceu diversas vezes na história do NBB, podendo ter três desfechos: sobrevivência, varrida ou virada. Confira os números!
Sobrevivência ou varrida
Considerando somente as séries melhor de cinco de toda a história dos Playoffs do NBB, uma equipe abriu 2 a 0 de vantagem em 53 oportunidades. Destes confrontos, 36 terminaram com varridas (série fechada em 3 a 0) e 17 tiveram a sobrevivência da equipe em desvantagem (venceu pelo menos o Jogo 3). Nenhuma dessas 17 sobrevivências vieram do Paulistano ou Minas.
Viradas épicas

Bauru foi o único time que virou um 2 a 0 nas semifinais do NBB, contra o Pinheiros em 2016/17 (João Pires/LNB)
Das 17 séries em que o time em desvantagem venceu pelo menos o Jogo 3, em sete oportunidades ele protagonizou uma grande virada, ganhando as duas partidas seguintes. O Pinheiros foi o time que mais realizou esse feito na história do NBB, com quatro recuperações. Confira todas as viradas de 2 a 0 da história do NBB:
NBB 11/12 – Quartas – Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB 12/13 – Oitavas – Pinheiros 3 x 2 Limeira
NBB 13/14 – Quartas – Limeira 2 x 3 Mogi
NBB 15/16 – Oitavas – Pinheiros 3 x 2 Minas
NBB 16/17 – Quartas – Flamengo 2 x 3 Pinheiros
NBB 16/17 – Semifinal – Bauru 3 x 2 Pinheiros
NBB 16/17 – Finais – Bauru 3 x 2 Paulistano
Varridas nas semis

Flamengo venceu o título do NBB nas duas temporadas em que varreu seus adversários nas semis: 2008/09 e 2014/15 (Luiz Pires/LNB)
Caso vença o Paulistano neste sábado, o Flamengo pode se tornar o time com mais varridas aplicadas na história das semifinais do NBB. Das 22 séries de semifinal do campeonato, sete foram varridas, sendo duas do Rubro-Negro:
NBB 08/09 – Flamengo x Joinville
NBB 10/11 – Franca x Flamengo
NBB 12/13 – Uberlândia x Bauru
NBB 14/15 – Limeira x Flamengo
NBB 15/16 – Bauru x Brasília
NBB 16/17 – Paulistano x Vitória
NBB 18/19 – Franca x Mogi
A bole sobe às 15h15 deste sábado para o Jogo 3 entre Flamengo e Paulistano, com transmissão da ESPN e DAZN. Em seguida, São Paulo e Minas se enfrentam às 18h, na tela da ESPN, DAZN, TV Cultura e Twitch.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca