HOJE
os ingredientesde franca x cap
Por Liga Nacional de Basquete
Finais recentes, equilíbrio histórico e reencontros: veja informações sobre Franca e Paulistano, que se enfrentam neste sábado, ao vivo na Band
Neste sábado (24/11), Sesi Franca Basquete e Paulistano/Corpore medirão forças, no Ginásio Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band, no confronto paulista entre líder e vice-líder do NBB CAIXA.
O duelo promoverá o encontro entre as duas melhores campanhas da competição até aqui. Com nove vitórias em dez jogos (90% de aproveitamento), o Franca mostra que não está para brincadeira e lidera o campeonato de forma isolada.
+Tabela de classificação geral do NBB CAIXA 2018/2019
Já o Paulistano, logo atrás, na segunda colocação, também apresenta bons números. Ao todo, após nove jogos disputados, o time da capital paulista venceu sete confrontos e sofreu apenas duas derrotas (77,8% de aproveitamento).
Curioso para saber mais sobre esse jogão? Confira alguns fatos importantes sobre a partida:
Final do Paulista
A última vez que Franca e Paulistano estiveram frente a frente foi na final do Campeonato Paulista 2018, em um duelo que marcou a reedição da final da temporada anterior, vencida pelo CAP, por 3 a 2. Neste ano, o time francano conseguiu dar o troco e levantou o caneco ao vencer o rival por 2 a 0 (91 x 64 e 77 x 69), na série melhor de três.

Franca venceu Paulistano em São Paulo para sacramentar seu 12º título Paulista na história (Everton Amaro/Fiesp)
Com a conquista, a equipe comandada por Helinho Garcia encerrou um jejum de 11 anos sem títulos e se sagrou campeã do Estadual pela 12ª vez na história.
Mas o placar entre as equipes na temporada está empatado. Além das duas vitórias francanas na final, os times se enfrentaram outras duas vezes na fase classificatória, com duas vitórias do CAP – pelos placares de 81 x 80 e 80 x 70.
Histórico
Pelo NBB CAIXA, o histórico no confronto direto entre Paulistano e Franca é marcado pelo equilíbrio. Após 33 jogos, quem leva a vantagem é o time da Capital do Basquete, com 19 vitórias, contra 14 do CAP.
Dentre essas partidas, 13 aconteceram em fase de playoffs – caso das edições 2011/2012, 2013/2014 e 2016/2017 do NBB CAIXA.
Nas duas primeiras ocasiões em que se encontraram pela fase eliminatória, o histórico ficou empatado, com uma vitória de série para cada lado – 3 a 0 do Franca, pelas oitavas de final da temporada 2011/2012, e o troco do CAP na edição 2013/2014 do NBB CAIXA, por 3 a 2.

Trio Yago, Georginho e Lucas Dias foi responsável por eliminar o Franca na temporada 2016/2017 (Newton Nogueira/Franca Basquete)
Já no NBB CAIXA 2016/2017, as equipes se enfrentaram pelas quartas de final. Após série apertada, decidida no Jogo 5, no Ginásio Pedrocão, o Paulistano levou a melhor por 80 a 67 e se garantiu nas semifinais daquela edição, além de, consequentemente, ficar à frente no histórico de playoffs.
Reencontros
Outro fator importante sobre o duelo são os reencontros. No total, cinco atletas vestiram as duas camisas: o ala/pivô Lucas Dias e o armador Elinho, pelo Franca, além do ala Léo Meindl e dos alas/pivôs Antonio e Du Sommer, pelo Paulistano.
Do lado francano, o ala/pivô Lucas Dias é um dos que fizeram parte do elenco alvirrubro até a última temporada. O jogador foi fundamental nas conquistas do Campeonato Paulista e do NBB CAIXA, no qual teve médias de 10,8 pontos e 4,8 rebotes por partida.

O “mágico” se destacou na última temporada com o CAP e foi eleito o Melhor Armador do NBB CAIXA 2017/2018 (João Pires/LNB)
Outro que fez parte do elenco do Paulistano no ano do título do nacional foi o armador Elinho. Com passagem pelo time da capital paulista entre 2010 e 2013, o jogador também atuou pelo Minas e Mogi das Cruzes, até retornar ao CAP na última temporada.
+Elinho e Lucas Dias cometam reencontro com Paulistano: “sensação gostosa”
Peça fundamental no time montado por Gustavo De Conti, Elinho atingiu médias de 6,3 pontos e 6,3 assistências por jogo, que renderam a ele o prêmio de Melhor Armador do NBB CAIXA 2017/2018.

Léo Meindl já disputou cinco edições do NBB CAIXA com Franca(Newton Nogueira/Franca Basquete)
Já no lado do Paulistano, Léo Meindl, Antônio e Du Sommer já atuaram pela equipe francana. Os dois primeiros foram revelados pelas categorias de base do clube e permaneceram na Capital do Basquete por um bom tempo.
Léo disputou cinco edições de NBB CAIXA pelo time (2011 a 2015, além da temporada 2017/2018), uma a menos que Antônio, com seis – de 2012 a 2018.
Convocados para Seleção
Três jogadores do confronto deste sábado foram convocados para a Seleção Brasileira, comandada pelo técnico croata Aleksandar Petrovic: o ala/pivô Lucas Dias e o ala Didi, de Franca, e o ala Léo Meindl, do Paulistano.
Os atletas estarão em quadra nas partidas contra o Canadá e a República Dominicana, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2019, nos dias 30 de novembro e 03 de dezembro, respectivamente, no Ginásio Wlamir Marques, no SC Corinthians Paulista, em São Paulo (SP).
+Lista completa de convocados para a Seleção Brasileira
O jovem armador Yago Mateus, do Paulistano, foi presença constante nas convocações de Petrovic para o esquadrão verde-amarelo. A ausência nesta última pode ser explicada pela lesão sofrida do tornozelo, diante do São José, nesta terça-feira, que o deixará de fora das quadras de duas a três semanas.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Leia também:
+O xadrez dos chutadores: saiba como Franca e Paulistano aproveitam seus arremessadores
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca