HOJE
Novoepisódio
Por Liga Nacional de Basquete
Há uma semana o Paulistano eliminava Franca da Liga das Américas em pleno Pedrocão. Nesta segunda-feira, eles voltarão a se encontrar, ao vivo no Facebook do NBB

Paulistano eliminou Franca da LDA em pleno Pedrocão e ainda avançou ao Final Four em 1º do grupo (Divulgação/FIBA)
Uma semana se passou desde um dos episódios mais marcantes da história do “novo clássico” entre Paulistano/Corpore e Sesi Franca Basquete. Agora, oito dias depois, eles estarão frente a frente novamente.
No último domingo (10/03), o CAP eliminou os francanos da Liga das Américas 2019 em pleno Pedrocão lotado ao vencer o confronto da última rodada do grupo semifinal, por 87 a 82. O resultado classificou o time alvirrubro ao Final Four e despachou os donos da casa da “Libertadores do Basquete”.
Agora, um novo capítulo desse duelo de gigantes do basquete brasileiro será nesta segunda-feira (16/03), desta vez pelo NBB CAIXA. A partida será no Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), às 19h30, com transmissão ao vivo no Facebook do NBB.
Relembre o episódio
Foi como um pesadelo para o torcedor francano. A equipe, atual campeã da Liga Sul-Americana, precisava de uma vitória simples na última rodada do Grupo E da Liga das Américas sobre o Paulistano no Ginásio Pedrocão para avançar ao Final Four.
O mais curioso é que o CAP, então com duas vitórias em dois jogos na chave, estava praticamente classificado à próxima fase da Liga das Américas e só seria eliminado se perdesse para o Franca por 29 pontos ou mais.
Evan Roquemore estuvo en 🔥🔥🔥 en la victoria 87-82 de @BasqPaulistano sobre @FrancaBasquete para clasificar al Final 4 de la #LDA2019. pic.twitter.com/DTvXsODm6t
— DIRECTV Liga de las Americas (@Ligamericas) March 11, 2019
E quem disse que eles ligaram? O time do técnico Régis Marrelli viu o norte-americano Evan Roquemore roubar a cena e calar o Pedrocão lotado com uma atuação antológica: 30 pontos (5/9 nas bolas de 3), seis rebotes e cinco assistências (36 de eficiência).
Com isso, o CAP venceu a partida por 87 a 82, garantiu a liderança do Grupo E e avançou ao Final Four da Liga das Américas pela primeira vez na história. Enquanto isso, o Franca deu adeus ao torneio continental.
+Relembre a vitória do Paulistano sobre Franca na Liga das Américas
Rivalidade não é de agora
A rivalidade entre Paulistano e Franca vem ficando mais forte a cada ano que passa. Tão forte que fez do confronto um novo clássico do basquete brasileiro atual.
Tudo começou nas quartas de final do NBB CAIXA 2016/2017, em que o jovem time do Paulistano, liderado por Yago, Lucas Dias e Georginho, eliminou o Franca ao ganhar o Jogo 5 da série em pleno Pedrocão completamente lotado, por 80 a 67.
Depois disso, foram várias decisões. As equipes fizeram duas finais de Campeonato Paulista seguidas, em 2017 e 2018, com um título para cada lado – ambos conquistados na casa do adversário.

Franca comemorou título do Paulista 2018 na casa do Paulistano e deu o troco pela edição anterior (Wilian Oliveira/Divulgação)
Além disso, os dois times se encontraram também na semifinal da Copa Super 8, torneio de mata-mata realizado no final de 2018 que dá ao campeão uma vaga na próxima Liga das Américas. No Pedrocão, o Franca dominou o CAP, venceu por 79 a 67 e avançou à final contra o Flamengo.
O que está em jogo?
Os dois times ocupam o pelotão de cima da tabela de classificação do NBB CAIXA, mas possuem objetivos um pouco diferentes nessa reta final da primeira fase.
Franca é o líder do campeonato (20 vitórias e três derrotas) e está garantido no G-4, o que confirmou o time direto nas quartas de final – assim como EC Pinheiros e Flamengo.
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
No entanto, a equipe francana precisa vencer para seguir na liderança e ter o mando de quadra em todas as séries de playoff que disputar.
Já o Paulistano é o quarto colocado (15 vitórias e sete derrotas) e luta com o Mogi das Cruzes/Helbor pela última vaga no G-4.
O atual campeão do NBB CAIXA só depende de si para permanecer em quarto e cravar sua ida direta às quartas de final. Porém, qualquer derrota pode colocar o Mogi na frente, já que a equipe tem vantagem em um possível empate com o CAP.
+Entenda melhor a “guerra particular” entre Paulistano e Mogi
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca