HOJE
PIN x UBR:Imperdível
Por Liga Nacional de Basquete
Franco-atiradores, 1x1 americano e equilíbrio instalado: 3 motivos para não perder Pinheiros x Brasília nesta quarta-feira, ao vivo no Twitter do @NBB
O feriadão prolongado chegou ao fim, mas o NBB CAIXA não para. Na noite desta quarta-feira, EC Pinheiros e Universo/CAIXA/Brasília estarão frente a frente no Ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo Twitter do NBB (@NBB).
E você deve estar se perguntando: por que um jogo entre o quarto e o 14º colocado é interessante?
Pois é, acredite se quiser, esse duelo promete ser de arrepiar. Quer saber o porquê? Dá uma olhada:
Os melhores ataques
Esqueçam as defesas, pois o assunto aqui é ataque. Tanto Pinheiros quanto Brasília estão no Top 5 dos melhores ataques da atual temporada do NBB CAIXA: os paulistas em terceiro (82,0 ppj) e os candangos em quinto (80,9 ppj). São números quase idênticos.
+Ranking completo dos ataques do NBB CAIXA 2018/2019
Além disso, os dois também estão entre os cinco times que mais acertam bolas de 3 pontos: Pinheiros é o segundo (10,8 convertidas por jogo) – atrás apenas do Sesi Franca (11,0 por jogo) -, enquanto que o Brasília é o quarto (10,1 por jogo).
E adivinha qual é o diferencial entre eles, tendo em vista que os ataques são tão parecidos? A defesa. Os brasilienses têm a pior defesa do NBB CAIXA, com 91,0 pontos sofridos por jogo de média, enquanto que os pinheirenses cedem aos adversários em média 78,8 pontos por jogo e são donos da quinta pior defesa.
+Ranking completo das defesas do NBB CAIXA 2018/2019
Ou seja, esse Pinheiros x Brasília tem tudo para ser daqueles duelos entre franco-atiradores, de placar alto, com mais de 20 bolas de 3 pontos, lindos lances e tudo mais. Vai perder?
1×1 americano
Uma partida que tem o cestinha do campeonato já é interessante por si só, independente do adversário. Zach Graham, ala do Brasília, tem média de 21,9 pontos por jogo e é o maior pontuador da competição. Ele está barbarizando as defesas adversárias…
Do outro lado temos o também norte-americano Corderro Bennett, maior pontuador do Pinheiros na temporada, com 14,7 pontos de média. No entanto, o que está em pauta não são nem os pontos de cada um.
+Ranking dos cestinhas do NBB CAIXA 2018/2019
Bennett é, sem dúvidas, um dos melhores defensores do NBB CAIXA e muito provavelmente será um dos responsáveis por marcar Zach Graham – assim como Isaac, outro exímio defensor do Pinheiros. Imaginem como será esse duelo particular?

Zach Graham, do Brasília, é o cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com 21,9 pontos por jogo (Anderson Papel/Divulgação)
Graham está em sua primeira temporada no NBB CAIXA e já mostrou força na briga pelo troféu Oscar Schmidt de cestinha do campeonato. Já Bennett é um cara que se sobressai dos dois lados da quadra, faz bandejas inacreditáveis e defende como poucos.
Vai sair faísca desse duelo aí, hein…
O tal do “equilíbrio”
A palavra ‘equilíbrio’ é a que manda no dicionário do NBB CAIXA. É um ganhando do outro, que ganha do um, que perde do outro e por aí vai…
No momento, Pinheiros e Brasília possuem campanhas completamente opostas – os pinheirenses estão no G-4, enquanto os candangos estão na lanterna.
Porém, contudo, todavia, entretanto… os últimos jogos de ambos apontam a probabilidade altíssima de uma partida equilibrada nesta quarta-feira. Vamos explicar o porquê:
+Tabela de classificação completa do NBB CAIXA 2018/2019
O Brasília vem de sua primeira vitória na temporada diante de ninguém menos que o Botafogo, com propriedade, por largos 82 a 64.
O Fogão, por sua vez, tinha acabado de bater o atual vice-líder Paulistano/Corpore e também já havia vencido times como o líder Sesi Franca e o terceiro colocado Mogi das Cruzes/Helbor. É mole?
Já o Pinheiros vem de vitória duríssima sobre o então lanterna Basquete Cearense, na prorrogação, por 88 a 86. Antes disso, o time pinheirense havia perdido para Life Fitness/Minas e o vice-líder Paulistano, este que também perdeu para o Botafogo, que perdeu para o Brasília.
Nossa senhora… até embaralhou a cabeça. Mas, resumindo: na temporada 2018/2019 do NBB CAIXA, qualquer time pode jogar de igual para igual com todos os outros, e inclusive ganhar, seja dentro ou fora de casa.
E como diria o narrador das partidas do #NBBnoFacebook e #NBBnoTwitter, Guilherme Maia: “Isso, amigão, isso é NBB!”.
+Seleção da Semana #5: veja os destaques do NBB CAIXA na semana anterior
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
