#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Retrospectiva:19 fatos de 2019

30-12-2019 | 06:32
Por Liga Nacional de Basquete

Inovação, ascensão e consolidação: confira a Retrospectiva com os 19 principais momentos do basquete brasileiro no ano de 2019

Um ano de inovação, ascensão e consolidação. Esse foi o 2019 do basquete brasileiro. É um ciclo que nos traz um mix de orgulho, satisfação e vontade de ser mais. Cada acontecimento mostrou que estamos no caminho certo e prontos para atingir patamares cada vez maiores.

Espetáculos em quadra, parcerias importantíssimas e uma distribuição de conteúdo como você nunca viu igual. Tudo que mostra que nossa seta está para cima. Em 2019, através de um projeto corajoso de marketing esportivo, consolidamos a multiplataforma do NBB CAIXA ao anunciar 100% dos jogos transmitidos ao vivo pela primeira vez na história. Um marco que, sem dúvidas, mudou o nosso rumo.

Fora esse, tantos momentos tocaram os corações de milhares de pessoas e as fizeram olhar para o basquete com outros olhos em 2019. Foi o ano da bola laranja no Brasil. Por isso, nossa Retrospectiva terá 19 momentos marcantes de 2019 para você apreciar toda essa evolução e também sentir um pouco do que pode vir em 2020. Se liga aí!

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.

#1 – Parceria fechada com a Budweiser – 06 de fevereiro

O basquete brasileiro ganhou um reforço logo no início do ano: a Budweiser. A marca de cerveja fechou uma parceria com o NBB CAIXA, no começo de fevereiro, com início a partir do fim de semana do Jogo das Estrelas 2019, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP).

Parceira de longa data da NBA, a Budweiser entrou em quadra para apoiar o basquete nacional. A marca tem longo histórico em eventos esportivos. Além da liga norte-americana de basquete, patrocina a NFL e a Copa do Mundo de futebol, entre outros eventos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

@NBB e @budweiser_br: VOCÊ NUNCA VIU NADA IGUAL🏀🌟 . #JogoDasEstrelasNBB

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

“Sempre estivemos ao lado de modalidades esportivas, principalmente do basquete. Nossa integração com a NBA é de longa data e sempre com muito sucesso. Agora, trouxemos isso para o NBB CAIXA, uma competição de muita importância dentro do Brasil. Mais do que apoiar a competição, queremos ajudar a desenvolver o esporte no país”, afirmou Alice Alcântara Bernardo, gerente de marketing de Budweiser.

Mais tarde, a marca ainda ofereceu a Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA na Bud Basement, espaço proprietário da Bud (item #10). Mais tarde, a parceria foi renovada por mais três temporadas, incluindo uma série de ações no Jogo das Estrelas e no NBB CAIXA, este onde ela oferece os prêmios de King of The Week, King Of The Month e King of The Season, entre outras entregas.

+Saiba mais sobre a parceria entre Budweiser e NBB CAIXA

#2 – Vitória maiúscula do NBB Brasil no Jogo das Estrelas 2019 – 09 de fevereiro

No principal evento do fim de semana do Jogo das Estrelas 2019, realizado no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), o NBB Brasil conseguiu uma vitória maiúscula sobre o NBB Mundo, por incríveis 144 a 92, maior diferença da história dos confrontos entre os times.

 

Ver essa foto no Instagram

 

#NBBBrasil e #NBBMundo juntos e misturados mais uma vez no #JogoDasEstrelasNBB 🌟🏀

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

O prêmio de MVP da partida ficou com o experiente ala/pivô Jefferson William, que estava com a mão calibrada e foi o cestinha com 28 pontos, sendo 24 deles em arremessos de longa distância (8/11, 72,7% de aproveitamento).

“Estou muito, mas muito feliz mesmo por entrar na história do NBB mais uma vez. É o sonho de todo jogador ser contemplado como MVP. Eu não estava entre os 12 inicialmente, acabou surgindo a oportunidade e eu agarrei com muita disposição e felizmente as coisas aconteceram”, declarou o MVP.

+MVP, Jefferson supera vaias e responde na bola

View this post on Instagram

🙉M🙉V🙉P🙉

A post shared by NBB CAIXA (@nbb) on

#3 – Flamengo vice-campeão da Copa Intercontinental – 17 de fevereiro

O Flamengo foi valente, lutou até o fim, mas não conseguiu o bicampeonato da Copa Intercontinental. Diante de ótimo público na Arena Carioca 1, o clube da Gávea foi derrotado pelo AEK Atenas, atual campeão da Champions League da Europa, no dia 17 de fevereiro, por 86 a 70, e ficou com o vice-campeonato do torneio mundial.

O principal destaque do time carioca foi o pivô Anderson Varejão, que colocou à mostra seus mais de 15 anos de experiência internacional e terminou o jogo com um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes, totalizando 28 de eficiência.

Uma das grandes referências ofensivas do AEK Atenas, o armador norte-americano Jordan Theodore foi eleito o MVP da Copa Intercontinental 2019. O jogador foi o cestinha da decisão contra o Flamengo, com 22 pontos (8/12 nos arremessos de quadra), além de seis assistências (25 de eficiência).

#4 – Bronze inédito do Paulistano na Liga das Américas – 01 de abril

O título infelizmente não veio, mas ainda assim o Paulistano/Corpore fez bonito no Final Four da Liga das Américas 2019. Depois de perder a semifinal para o anfitrião e campeão San Lorenzo (ARG), o atual campeão do NBB CAIXA venceu a disputa pelo terceiro lugar com o Capitanes (MEX), por 100 a 78, e ficou com o bronze da “Libertadores do Basquete”.

O clube da capital paulista finalizou sua participação na competição com a excelente campanha de sete vitórias em oito partidas, um número para lá de expressivo, já que trata-se do principal campeonato da América Latina.

O campeão foi o anfitrião San Lorenzo (ARG), que fez valer o mando de quadra e venceu a grande final contra o Guaros de Lara (VEN), pelo placar de 64 a 61. O MVP do Final Four foi o ala norte-americano Dar Tucker.

#5 – Classificação histórica do Basquete Cearense às quartas de final – 09 de abril

No dia 09 de abril, o Basquete Cearense fez história no NBB CAIXA 2018/2019. Classificado na 12ª colocação, o Carcará enfrentou o Paulistano/Corpore (5º) nas oitavas de final e fechou a série por 2 a 0, com direito à vitória decisiva em pleno Ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo, por 84 a 74.

A equipe se tornou a primeira em todos os tempos do campeonato a eliminar um atual campeão nas oitavas de final – sem perder nenhum jogo. Além de ter sido o terceiro time a terminar a fase de classificação em 12º e eliminar o quinto colocado nas oitavas de final. Antes, somente Mogi (2013/2013 sobre Limeira) e Macaé (2014/2015 sobre o Minas) haviam realizado a façanha.

+Os detalhes da classificação histórica do Carcará

“Era um playoff impossível. Muitos acharam que só tínhamos ido bem no Jogo 1 por estar em casa e tinha certeza que essa série teria Jogo 3. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Até chorei, é uma sensação indescritível”, disse o técnico do Basquete Cearense, Dannyel Russo.

#6 – Recordes de público de Corinthians e Basquete Cearense – 13 de abril

Dois recordes em um só dia. Esse foi nosso 13 de abril. As duas partidas que abriram as séries de quartas de final entre Basquete Cearense x Mogi das Cruzes/Helbor e Corinthians x Flamengo tiveram casa cheia e registraram as maiores marcas de público da atual temporada do campeonato nacional.

Na Arena CFO, em Fortaleza (CE), foram 9.234 torcedores presentes para empurrar o Carcará no Jogo 1 contra o Mogi, número que representou o recorde deste NBB CAIXA.

Já o Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), 5.368 torcedores corintianos compareceram ao Clássico das Multidões contra o Flamengo e estabeleceram o recorde do basquete do Timão desde o retorno da modalidade.

Ginásio Wlamir Marques recebeu o maior número de pessoas em um jogo da “nova era” do basquete do Timão  (João Pires/LNB)

#7 – Recordes de transmissão no #NBBnoFacebook na temporada  – 02 de maio

O Jogo 5 da série entre Pinheiros e Botafogo, no dia 02 de maio, não foi espetacular somente dentro de quadra. A transmissão do #NBBnoFacebook atingiu mais de 136.000 visualizações, um pico de 12.556 usuários simultâneos e 25.159 interações e quebrou novos recordes da plataforma na atual temporada do NBB CAIXA.

O alto número de interações veio através de 12.869 comentários10.975 reações e 1.315 compartilhamentos.

Nesta partida, foi realizada uma promoção em que o fã que acertasse o cestinha da partida e quantos pontos ele faria ganharia uma bola oficial Penalty Crossover 7.8. O vencedor foi João Pedro Faleiros, que acertou a marca de 21 pontos de Jamaal, do Botafogo.

#8 – Unifacisa conquista título da Liga Ouro – 31 de maio

O dia 31 de maio de 2019 ficou marcado na história do esporte no Estado da Paraíba. Depois de ter perdido a chance de fechar a série em casa, no Jogo 4, a Unifacisa não desperdiçou outra oportunidade e conseguiu vencer seu segundo jogo no Ginásio do Morumbi nas Finais, sagrando-se campeã da Liga Ouro 2019 e conquistando a vaga para disputar o NBB CAIXA.

 

Ver essa foto no Instagram

 

🏆 @basqueteunifacisa É CAMPEÃO DA #LigaOuro2019! 🏆

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Com 23 pontos de Nick Okorie e 21 de Nate Barnes, o time de Campina Grande bateu o São Paulo por 80 a 78. O pivô Pezão, que anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes no Jogo 5, foi eleito o MVP das Finais, com médias de 13,4 pontos, 9,6 rebotes e 18,2 de eficiência na série.

“A gente fica muito feliz em levar esse título para o Nordeste, para a Paraíba, para Campina Grande. Temos que massificar o basquete no Brasil, descentralizar do eixo Sul-Sudeste, para que no futuro apareçam novos atletas para defender nossa Seleção, novos ídolos nacionais. Com isso o basquete vai viver dias melhores”, afirmou o treinador Eduardo Schafer.

#9 – Flamengo é hexacampeão do NBB CAIXA – 08 de junho

Seis títulos. Seis… Em uma série para lá de acirrada, o título veio da maneira mais dramática possível: em um Jogo 5 fora de casa. Mesmo com esse cenário, o Flamengo conseguiu segurar o Sesi Franca Basquete no Pedrocão lotado, venceu o duelo, por 81 a 72, e conquistou o hexacampeonato da maior competição do basquete nacional.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Parabéns, @timeflamengo! Hexacampeão do NBB CAIXA👏‼

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Com médias de 13 pontos e 9 rebotes, e 58% de aproveitamento nas bolas de 3, Olivinha foi eleito o MVP Bud das Finais: “É uma felicidade e um prazer imenso vestir essa camisa do Flamengo. Fazer a história do jeito que estamos fazendo é uma coisa que me orgulha bastante e que vou contar para minha filha e toda minha família o que estou vivendo e construindo aqui. É realmente um orgulho e um prazer muito grande fazer parte desse grupo e ajudar o Flamengo a conquistar esses títulos”, disse.

+Penta, MVP e pai: Olivinha dedica título à família

Relembre como foi o Jogo 5 entre Flamengo e Franca:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Se liga no que rolou no Jogo 5 das #FinaisNBB!

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

#10 – Festa dos Melhores do Ano do NBB CAIXA – 13 de junho

Realizado no Bud Basement, espaço proprietário da Budweiser, a Festa dos Melhores do Ano, que aconteceu em 13 de Junho, anunciou os grandes vencedores dos troféus individuais da 11ª edição do NBB CAIXA.

Pela primeira vez na carreira, JP Batista recebeu o Troféu Wlamir Marques de MVP Bud da Fase de Classificação, oferecido pela Budweiser, depois de uma temporada fantástica com a camisa do Mogi das Cruzes/Helbor – a melhor de sua carreira no Brasil.

Franco Balbi fez história ao ser o primeiro argentino a ganhar o troféu de Estrangeiro do Ano. Consequentemente, ele foi eleito Armador do Ano, compondo o Quinteto Ideal, completado por David Jackson (Sesi Franca) e Marquinhos (Flamengo) como Alas do Ano, e Lucas Dias, o outro Pivô do Ano junto com JP Batista. Já o Troféu Ary Vidal de Técnico do Ano ficou com Léo Figueiró, do Botafogo.

+Confira todos os prêmios entregues na Festa do NBB CAIXA 2018/2019

As outras premiações foram dominadas por Franca. Os troféus de Destaque Jovem e Maior Evolução ficaram com Didi, Jimmy foi eleito Defensor do Ano pela terceira temporada seguida, e Alexey ganhou como Melhor Sexto Homem.

#11 – Didi é draftado pelo New Orleans Pelicans, da NBA – 20 de junho

A noite de 20 de junho foi especial para o basquete brasileiro. Na 35ª posição do Draft da NBA, o jovem Didi foi escolhido pelo New Orleans Pelicans – após troca com o Atlanta Hawks – e pode ser o mais novo representante do país na maior liga de basquete do planeta. O jogador foi o 15º brasileiro na história a ser selecionado no “vestibular” da NBA.

“Ainda estou vivendo o Draft. Ouvir o meu nome ser chamado, saber que uma franquia da NBA confia no meu basquete, isso é especial. Foi tudo muito rápido e queria que durasse mais tempo porque foi maravilhoso. Estou vivendo um dos dias mais felizes da minha vida”, disse Didi.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Noite inesquecível ontem ❤🙏🏽🇺🇸🇧🇷🌍 sem palavras pra descrever esse momento 🙌🏽

Uma publicação compartilhada por Didi Louzada (@didi) em

Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, interior do Espírito Santo, Didi fez questão de lembrar de sua família logo em sua primeira entrevista após o Draft.

“Minha família sempre foi muito presente e importante na minha vida. Quero dedicar esse momento em especial à minha mãe e à minha avó, Tereza, porque elas me deram todo o suporte, me apoiaram, batalharam para que eu tivesse condições de sonhar e lutar por isso”, exaltou Didi.

#12 – Bauru é o 1º time brasileiro a vencer o Torneio Interligas – 14 de setembro

O dia 14 de setembro foi histórico para o Sendi/Bauru Basket. Neste dia, o Dragão bateu o Comunicaciones, no Ginásio Panela de Pressão, por 82 a 63, e se sagrou campeã do Torneio Interligas 2019 e se tornou a primeira equipe brasileira a conseguir tal feito.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Alguém aí tem palavras pra descrever a emoção de ser campeão? 😍🏆🐲 #LetsPlay

Uma publicação compartilhada por Bauru Basket (@baurubasket) em

A conquista também marca o retorno da equipe do interior paulista ao lugar mais alto de um pódio, já que a equipe não vencia um título há três anos. Para o treinador Demétrius Ferraciú, do Bauru, a conquista mostra o bom trabalho feito até aqui.

+Os detalhes da conquista do Dragão em casa

“Nós vamos trabalhando dia a dia, com os pés no chão. Não achamos que vamos jogar tudo, as coisas não são assim. Esse é um time que tá feliz. Vejo nos treinamentos o quanto eles (jogadores) se dedicam, estão comprometidos nesse novo projeto do Bauru, que já começa dando certo. Esse título é importante para retomarmos nossa confiança, que vem no dia a dia, campeonato a campeonato. Mostramos um perfil de um time que sempre vai buscar algo a mais”, afirmou.

#13 – DAZN é NBB CAIXA (120 jogos exclusivos) – 23 de setembro

O conceito de multiplataforma do NBB CAIXA ficou ainda mais forte. No dia 23 de setembro, o DAZN, primeiro serviço de streaming de esportes ao vivo e sob demanda do mundo, firmou uma parceria de três anos com a Liga Nacional de Basquete para transmissões e conteúdos exclusivos do NBB CAIXA.

Na primeira temporada do contrato, o DAZN será responsável por transmitir 120 jogos do NBB CAIXA 2019/2020, número que crescerá nas temporadas subsequentes. Serão 112 partidas na fase de classificação e mais oito exclusivos nos playoffs, além dos cinco confrontos das Finais, tornando-se assim o maior parceiro de transmissão do NBB CAIXA. Diversos conteúdos extras, como entrevistas, melhores momentos e quadros especiais, também serão produzidos.

Para Sérgio Floris, VP de Direitos e Conteúdo Original do DAZN, esta parceria mostra o empenho do DAZN em trazer conteúdo ao vivo exclusivo de qualidade para os assinantes da plataforma. “O NBB CAIXA cresce a cada ano e estamos empolgados por fechar esta parceria com a LNB e disponibilizar o melhor do basquete nacional no DAZN”, afirmou.

#14 – Renovação de 3 anos com a Band – 27 de setembro

O dia de 27 de setembro reservou uma surpresa especial: o NBB CAIXA permanecerá na TV aberta por mais três anos. A TV Bandeirantes, que transmite a competição há três temporadas, estendeu o vínculo com a LNB por mais três anos. Com isso, a emissora continuará exibindo partidas do campeonato nacional aos sábados até 2022, agora em um novo horário: às 12h50.

“A Band é a emissora que abraça o esporte no Brasil. O basquete tem tradição com a Band e o NBB CAIXA hoje começa a construir também sua própria história com a emissora. Depois de uma experiência de sucesso, embarcamos agora numa nova jornada de muita confiança e foco na contínua evolução do basquete brasileiro na TV Aberta”, declarou o Presidente da LNB, Kouros Monadjemi.

Danilo Castro, Ivan Bruno e Alvaro José, da Band (Fotojump/LNB)

Fundada em 1967, a TV Bandeirantes é conhecida como o “Canal dos Esportes” por ter sido pioneira em transmissões da NBA, dos campeonatos italiano e espanhol de futebol e também da Fórmula Indy no Brasil na década de 90.

“A parceria da Band com o NBB CAIXA acontece mais uma vez, reafirmando a crença que temos na importância que o esporte tem para sociedade como comportamento e entretenimento. Isso mantêm a nossa vertente como o Canal dos Esportes”, disse José Emílio Ambrósio, Diretor de Esportes da Band.

#15 – Lançamento da Basketball Champions League Américas – 27 de setembro

A criação da Basketball Champions League Americas foi um dos grandes projetos de 2019. Lançada no dia 27 de setembro, a nova principal competição de basquete no continente americano chegou com tudo e com diversas novidades. A começar pelo período de jogos, que acontecem durante toda a temporada e na casa de cada equipe. Além disso, conta com as principais equipes da América Latina e de fato envolve as praças dos clubes participantes, tornando-se um produto ainda mais atrativo.

+ O maior projeto do basquete em 2019: essa é a Basketball Champions League Américas 

O mais interessante é a forma de administração da competição, que não possui uma única entidade no comando: a FIBA Américas trabalha em sociedade com as Ligas Argentina, Brasileira e Mexicana.

“Esse projeto nada mais é do que o mais importante campeonato das Américas, no qual está a parceria entre as Ligas e FIBA. É um projeto descentralizado, uma parceria entre as Ligas Nacionais da Argentina e Brasil e a FIBA e que envolve o staff das equipes operacionais das próprias Ligas. Pela primeira vez na história, a gestão está com todos. A FIBA confiou na competência e na história dessas duas ligas, que vem fazendo um trabalho constante para a melhoria do basquete no mundo”, avaliou Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

#16 – Pinheiros se sagra tricampeão da LDB – 29 de setembro

No dia 29 de setembro, o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2019 teve um final feliz para o Pinheiros. A equipe pinheirense, pelo segundo ano seguido, se sagrou campeã da LDB, após a vitória, por 71 a 65, sobre o Sesi Franca Basquete.

O resultado consagrou a geração vitoriosa da base da equipe do Jardim Europa, que conseguiu o bicampeonato consecutivo. Além disso, o time ainda se tornou o maior vencedor da competição, com três títulos, nas edições de 2015, 2018 e 2019.

 

Ver essa foto no Instagram

 

@ecpinheiros campeão invicto da #LDB2019 👏🏆

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

A campanha vitoriosa contou com grandes nomes, que em diversos momentos colocaram a bola debaixo do braço e resolveram. Esse é o caso do ala/armador Jonas Buffat, eleito o MVP da Final, disputada contra o Franca.

No confronto que deu o título ao Pinheiros, o jogador saiu de quadra com um duplo-duplo de 16 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e 23 de eficiência.

+Pais estrangeiros, vôlei de praia e mais: conheça a história de Jonas Buffat

Jonas Buffat foi eleito MVP das Final da LDB 2019 (João Pires/LNB)

#17 – NBB CAIXA com 100% dos jogos transmitidos (o grande feito de 2019) – 07 de outubro

Histórico. Assim pode ser definido o momento que vive o NBB CAIXA. Depois de lançar o conceito de multiplataforma na temporada 2018/2019, o maior campeonato de basquete do país anunciou que teria 100% dos jogos ao vivo pela primeira vez na história, novamente com seis canais diferentes: Band, Espn, Fox Sports, Twitter, Facebook e DAZN.

“Gosto de dizer que há duas palavras que ditam as ações da LNB: inovação e ousadia. Nós ousamos na temporada passada com a multiplataforma e agora conseguimos dar mais um passo à frente. Ter 100% dos jogos transmitidos é um marco na nossa história e nos enche de orgulho. Nós da LNB vamos viver ano após ano buscando melhorias e fazendo de tudo para o basquete crescer no Brasil”, declarou Kouros Monadjemi, presidente da LNB.

Embora o NBB CAIXA seja exibido por seis plataformas diferentes, a produção de todas as transmissões será feita internamente pela Liga Nacional de Basquete, o que permite manter um padrão único para todas as transmissões.

“Produzir 100% dos jogos será um desafio muito grande para a nossa equipe, mas algo que condiz totalmente com a filosofia de inovação e com a entrega multiplataforma que vamos oferecer aos times, parceiros e aos fãs. Esse, sem dúvidas, é mais um ano histórico para o NBB CAIXA”, disse Guilherme Buso, diretor de comunicação da LNB.

#18 – Botafogo campeão da Liga Sul-Americana 2019 – 13 de dezembro

No dia 13 de dezembro foi a vez do Botafogo escrever seu nome na história do basquete brasileiro e da América do Sul. Em uma arrancada incrível e cheia de vitórias emocionantes, o clube da Estrela Solitária chegou à decisão contra o Corinthians, que estava invicto na competição, e marcou época.

No Jogo 1, com mando do Fogão, o clube paulista foi dominante e abriu a série melhor de 3 com um grande triunfo fora de casa. Mas em seguida veio a reviravolta. De maneira heroica, o Glorioso foi imponente nos dois jogos seguintes no Ginásio Wlamir Marques e conseguiu a virada de maneira épica na série, com direito a vitória dramática no Jogo 3.

+Relembre como foi a vitória do título do Botafogo na Sul-Americana 2019

Quer mais imagens? Registramos todos os bastidores do título histórico do Botafogo em uma edição do quadro NBB Extra-Quadra, exclusivo do Facebook do NBB. Se liga aí!:

#19 – O recorde do “fenômeno” Georginho

Não há dúvidas de que Georginho é um dos pontos altos da atual temporada do NBB CAIXA. Um fenômeno. O garoto de apenas 23 anos, reforço do estreante São Paulo FC, atuou em um nível impressionante e acumulou números para lá expressivos e marcas históricas. Uma delas foi nos triplos-duplos.

O armador do Tricolor registrou nada menos que cinco triplos-duplos só no primeiro turno e quebrou o recorde: atleta com maior número de TD’s na história do NBB CAIXA. A quinta vez, que decretou a marca, foi no dia 14 de dezembro, na vitória são-paulina fora de casa sobre o Paulistano/Corpore, clube em que atuou durante duas temporadas de sua carreira.

Outro feito de Georginho foi nas premiações individuais. O jogador foi eleito duas vezes o King of The Month, premiação oferecida pela Budweiser, patrocinadora oficial do NBB CAIXA, ao destaque de cada mês. Tá dominando MESMO!

Nos números Georginho também entrou para a história. O armador encerrou o primeiro turno com médias assustadoras de 16,5 pontos, 9,5 rebotes (líder do NBB CAIXA), 8,1 assistências (líder do NBB CAIXA) e ainda mais 26,0 de eficiência (líder do NBB CAIXA). 

Sua marca de eficiência é a maior já registrada em uma temporada na história do campeonato desde a temporada 2008/2009 em que Marcelinho Machado fechou a competição com 27,2 de média no quesito. 

Ufa, é isso. Com todos esses feitos, Georginho vai estabelecendo a cada dia seu favoritismo ao troféu de King of The Season, também oferecido pela Budweiser. É o tradicional “MVP”, que será entregue ao final da temporada. O que esperar desse monstro em 2020? Ou melhor, o que podemos esperar do basquete brasileiro em 2020? Muitas coisas boas estão por vir nesse novo ciclo. Feliz Ano Novo!