#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Teste de fogo

06-12-2017 | 06:41
Por Liga Nacional de Basquete

Com 100% de aproveitamento, Mogi vai até o Sul encarar Caxias, que vem de grande vitória; duelo será nesta quinta-feira, ao vivo do SporTV 3

Um dos dois únicos invictos, juntamente com o EC Pinheiros, o Mogi das Cruzes/Helbor faz seu melhor início de temporada na história do NBB CAIXA. Nesta quinta (06), às 19 horas (de Brasília), o time paulista terá o duro compromisso de enfrentar o Banrisul/Caxias do Sul, que vem de grande vitória sobre a LSB/Uniso, no Ginásio Vasco da Gama, com transmissão ao vivo do SporTV 3.

Em grande fase, Larry vem fazendo sua melhor temporada individual deste o NBB CAIXA 12/13 (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Em sua última atuação, o Mogi teve dificuldades, mas venceu o Campo Mourão Basquete, por 72 a 69, dentro de casa. Larry Taylor, que faz um grande início de temporada, foi o principal destaque da equipe paulista, com 16 pontos, quatro rebotes e seis assistências, seguido por Tyrone, com 12 pontos e oito rebotes, Wesley Sena, com 12 pontos, e Shamell, com 11 pontos e cinco rebotes.

A grande atuação de Larry contra o Campo não foi a única dele neste NBB CAIXA. Com média de 14,4 pontos, 3,8 rebotes e 5,2 assistências, nestes cinco primeiros jogos, o armador do Mogi, no auge de seus 37 anos, tem seus melhores números individuais em uma temporada da competição, desde a edição 12/13, quando fazia a quinta de suas sete temporadas pelo Sendi/Bauru Basket.

Para este duelo, porém, o Mogi terá um desfalque importante. Com dores no joelho direito, o pivô Caio Torres deixou o último treino da equipe antes de embarcar para o Rio Grande do Sul e não enfrentará tanto o Caxias, nesta quinta, quanto o Joinville/AABJ, adversário posterior do time, no sábado (09), também fora de casa. O diagnóstico apontou um estiramento no ligamento colateral medial do joelho, o que o deixará fora de combate por três semanas.

+Confira a tabela de classificação completa do NBB CAIXA 17/18

“Não houve ruptura de ligamento, apenas um estiramento. Não tem lesão nenhuma, mas ele fica, pelo menos, três semanas afastado para tratamento, fazendo fisioterapia e tomando anti-inflamatório. Vamos avaliando o tratamento semana a semana para ver como ele reage”, explica o médico do clube, Marcus Vinícius Porcelli, após análise da ressonância feita no atleta nesta tarde.

Com dores no joelho, Caio Torres não viaja para o Sul e desfalcará Mogi nos duelos contra Caxias e Joinville (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)

“A gente perde muito, não só o jogador. O Caio tem uma liderança muito legal no time. Todo mundo fica triste por isso. Vamos aguardar e ver qual será o diagnóstico. O Caio é forte mentalmente, se preparou bastante este ano, perdendo quase 15 quilos, se fortaleceu e tudo isso ajuda neste momento. Porém, o time tem uma resposta tática para a situação. É difícil também para o adversário marcar um time aberto, com mais mobilidade. A gente terá que puxar o Tyrone para revezar com o Wesley, e o Shamell para revezar com o Tyrone. Não estamos aqui para reclamar, mas para resolver problemas”, disse o técnico do Mogi, Guerrinha, completando sobre o tema.

Para enfrentar não só Larry, mas todo o grande elenco mogiano, o Caxias confia no ótimo início de temporada de Cauê Borges. Dono de 17,5 pontos, 7,5 rebotes, 3,7 assistências e 3,2 roubos de bola de média, o ala/armador da equipe gaúcha é um dos destaques deste NBB CAIXA. Com estes números, Cauê é terceiro principal cestinha, segundo maior ladrão de bola e jogador mais eficiente da competição, ao lado de JP Batista, com 21,8 de eficiência por partida.

+Confira os #10Fatos que marcarão a rodada desta quinta pelo NBB CAIXA 17/18

“Sabemos que o Mogi é uma equipe muito qualificada, mas nós temos que estar preparados, ainda mais jogando em casa, para tentar tirar proveito da situação. O time tem se personalizado muito jogando em casa. Obviamente sabemos que é uma equipe que ainda não perdeu no campeonato, e que tem jogadores decisivos”, declarou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias.

Dono de um grande início de temporada, Cauê Borges é uma das armas do Caxias para tentar acabar com a invencibilidade mogiana (Emanuel Wolff/Caxias Basquete)

Mas não é só Cauê Borges que vem contribuindo positivamente para o Caxias, além dele, Cauê Verzola, Alex Oliveira, Alexandre Paranhos, Marcão e outros nomes vêm fazendo grande trabalho pela equipe gaúcha. Apesar de não ter uma campanha positiva na competição, com três vitórias e três derrotas, o Caxias já venceu o atual campeão da competição, Bauru (70 a 69), e conquistou triunfos imponentes sobre Campo Mourão (84 a 63) e LSB/Uniso (82 a 66). Os únicos resultados negativos do time foram para Sesi/Franca Basquete (86 a 80), Minas Tênis Clube (86 a 84) e Flamengo (79 a 69), todos em jogos bem duros.

Na última partida do time, vitória maiúscula sobre a Liga Sorocabana. Construindo sua vantagem gradualmente, o Caxias não teve muitos problemas para superar o time paulista. O grande destaque da equipe gaúcha foi um ex-atleta da própria LSB. Em noite inspirada, Alexandre Paranhos registrou seu recorde de pontos em um jogo do NBB CAIXA, com 24 anotados, e ficou bem próximo de um duplo-duplo, ao alcançar nove rebotes.

“A vitória sobre a LSB foi muito importante para nosso planejamento no campeonato, mas melhor que o resultado foi a atuação da equipe, como nos comportamos durante o jogo. Foi extremamente positivo e tem que ser essa a pegada que nós temos que ter no campeonato”, completou o comandante da equipe gaúcha.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.