HOJE
Parceriade sucesso
Por Liga Nacional de Basquete
Torneio Interligas 2019 comprova sucesso e estreita relação entre LNB e La Liga
O Torneio Interligas 2019 se encerrou no último sábado, com título do Sendi/Bauru Basket, que trouxe a taça da competição para o Brasil pela primeira vez. A competição, que é organizada em conjunto pela Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, comprovou que a união entre as duas entidades, de fato, rende bons frutos.
“Para nós esse torneio é muito importante pois firma ainda mais a relação e o trabalho em conjunto com a Liga Nacional de Basquete do Brasil. A projeção que isso pode ter é grande, já que envolve as duas principais ligas da América do Sul”, afirmou o Diretor Técnico da La Liga, Sérgio Guerrero.
O Torneio, que não acontecia desde 2013, retornou nesta temporada após as duas entidades que comandam as maiores ligas de basquete da América do Sul apostarem em um passo a mais em sua relação, que já havia se estreitado nos últimos anos.
Para o Diretor Técnico da LNB, Paulo Bassul, a relevância da competição é gigantesca, além de que ajuda a fortalecer as duas entidades de diversas formas.
“Creio que as duas ligas trabalhando dessa forma crescem e se fortalecem demais em vários aspectos – ganham força para negociação com eventuais fornecedores/parceiros pelo crescimento do volume de negócios, gera um incremento técnico pelo intercâmbio e trocas de ideias e conceitos, além de contribuir em termos organizacionais como, por exemplo, com a uniformização dos calendários, coisa que já ocorre na maioria dos países europeus, além da multiplicação de boas práticas”, afirmou.
#Interligas 2019
Ao som de “We are the champions”, o @BauruBasket ergueu a taça do Torneio Interligas 2019. 🎉🎉🎉
Essa é a primeira vez que uma equipe brasileira vence a competição. Título histórico do Dragão 🇧🇷🎉#BAUxCOM pic.twitter.com/sM1zUxU7nb
— NBB CAIXA (@NBB) September 14, 2019
Dono de uma campanha impecável, com quatro vitórias em quatro jogos, o Bauru mostrou todo a sua força contra os “hermanos” do Comunicaciones Mercedes e levou o título da competição, com uma vitória por 82 a 63 na final. Para Paulo Bassul, a equipe está de parabéns pelo bom resultado, que também reflete a boa fase do basquete brasileiro.
“O Bauru está de parabéns, não só por essa brilhante conquista, mas por tudo que faz há vários anos em seu projeto. O basquete brasileiro tem evoluído ano a ano, mas ainda há muito a ser feito. Os clubes têm se fortalecido, mas precisamos também de resultados internacionais e conquistas por parte da seleção brasileira. Isso é crucial para a modalidade e penso que todos os envolvidos, direto ou indiretamente com o basquete, precisam avaliar onde e como podem contribuir mais. Seguramente a LNB fará isso”, afirmou Bassul.
Com o sucesso da edição de 2019, o Torneio tem tudo para retornar na próxima temporada. Segundo Sérgio Guerrero, Direto Técnico da La Liga, a ideia é de que a competição se solidifique com o passar do tempo.
“Queremos que se solidifique e que sigamos trabalhando, assim como nos últimos anos. Este Torneio (Interligas), em particular, é um novo começo. Ficamos seis anos sem jogar essa competição e logo em seu retorno ela teve um ótimo impacto na Argentina. Queremos que o torneio continue e cresça cada vez mais”, afirmou o executivo argentino.
+Conheça o podcast Território NBB CAIXA e confira o 1º episódio

Torneio Interligas já está confirmado para mais uma edição (Victor Lira/Bauru)
Com o retorno do Interligas, o torneio será mais uma em meio a outras iniciativas realizadas em conjunto entre as duas entidades, como, por exemplo, o Desafio Interligas, que reúne os campeões das Ligas de Desenvolvimento dos dois países.
“O Interligas seguramente será mantido na pré-temporada da forma como foi organizado este ano. Algumas iniciativas permanecem, como, por exemplo, o confronto entre a seleção dos melhores atletas das Ligas de Desenvolvimento (Sub-23) dos dois países durante o Jogo das Estrelas. Outras ações podem ser ampliadas, como o Desafio entre os clubes campeões das Ligas de Desenvolvimento que foi realizado nas últimas duas temporadas, em jogo único, entre o campeão de cada país, que a partir dessa temporada deve englobar quatro equipes, sendo o campeão e o vice de ambos os países”, disse Paulo Bassul, que completou:
“Temos várias ideias novas em estudo, com a ideia de ampliar essa parceria. Em breve as divulgaremos, caso sejam aprovadas pelo nosso Conselho de Administração, que é formado pelos clubes e toma todas as decisões estratégicas da LNB”, finalizou o Diretor Técnico da LNB.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca