#JOGAJUNTO

Interligas / NBB Caixa

Parceriade sucesso

16-09-2019 | 08:12
Por Liga Nacional de Basquete

Torneio Interligas 2019 comprova sucesso e estreita relação entre LNB e La Liga

O Torneio Interligas 2019 se encerrou no último sábado, com título do Sendi/Bauru Basket, que trouxe a taça da competição para o Brasil pela primeira vez. A competição, que é organizada em conjunto pela Liga Nacional de Basquete e a La Liga Argentina, comprovou que a união entre as duas entidades, de fato, rende bons frutos.

“Para nós esse torneio é muito importante pois firma ainda mais a relação e o trabalho em conjunto com a Liga Nacional de Basquete do Brasil. A projeção que isso pode ter é grande, já que envolve as duas principais ligas da América do Sul”, afirmou o Diretor Técnico da La Liga, Sérgio Guerrero.

O Torneio, que não acontecia desde 2013, retornou nesta temporada após as duas entidades que comandam as maiores ligas de basquete da América do Sul apostarem em um passo a mais em sua relação, que já havia se estreitado nos últimos anos.

Para o Diretor Técnico da LNB, Paulo Bassul, a relevância da competição é gigantesca, além de que ajuda a fortalecer as duas entidades de diversas formas.

“Creio que as duas ligas trabalhando dessa forma crescem e se fortalecem demais em vários aspectos  – ganham força para negociação com eventuais fornecedores/parceiros pelo crescimento do volume de negócios, gera um incremento técnico pelo intercâmbio e trocas de ideias e conceitos, além de contribuir em termos organizacionais como, por exemplo, com a uniformização dos calendários, coisa que já ocorre na maioria dos países europeus, além da multiplicação de boas práticas”, afirmou.

Dono de uma campanha impecável, com quatro vitórias em quatro jogos, o Bauru mostrou todo a sua força contra os “hermanos” do Comunicaciones Mercedes e levou o título da competição, com uma vitória por 82 a 63 na final. Para Paulo Bassul, a equipe está de parabéns pelo bom resultado, que também reflete a boa fase do basquete brasileiro.

“O Bauru está de parabéns, não só por essa brilhante conquista, mas por tudo que faz há vários anos em seu projeto. O basquete brasileiro tem evoluído ano a ano, mas ainda há muito a ser feito. Os clubes têm se fortalecido, mas precisamos também de resultados internacionais e conquistas por parte da seleção brasileira. Isso é crucial para a modalidade e penso que todos os envolvidos, direto ou indiretamente com o basquete, precisam avaliar onde e como podem contribuir mais. Seguramente a LNB fará isso”, afirmou Bassul.

Com o sucesso da edição de 2019, o Torneio tem tudo para retornar na próxima temporada. Segundo Sérgio Guerrero, Direto Técnico da La Liga, a ideia é de que a competição se solidifique com o passar do tempo.

“Queremos que se solidifique e que sigamos trabalhando, assim como nos últimos anos. Este Torneio (Interligas), em particular, é um novo começo. Ficamos seis anos sem jogar essa competição e logo em seu retorno ela teve um ótimo impacto na Argentina. Queremos que o torneio continue e cresça cada vez mais”, afirmou o executivo argentino.

+Conheça o podcast Território NBB CAIXA e confira o 1º episódio

Torneio Interligas já está confirmado para mais uma edição (Victor Lira/Bauru)

Com o retorno do Interligas, o torneio será mais uma em meio a outras iniciativas realizadas em conjunto entre as duas entidades, como, por exemplo, o Desafio Interligas, que reúne os campeões das Ligas de Desenvolvimento dos dois países.

“O Interligas seguramente será mantido na pré-temporada da forma como foi organizado este ano. Algumas iniciativas permanecem, como, por exemplo, o confronto entre a seleção dos melhores atletas das Ligas de Desenvolvimento (Sub-23) dos dois países durante o Jogo das Estrelas. Outras ações podem ser ampliadas, como o Desafio entre os clubes campeões das Ligas de Desenvolvimento que foi realizado nas últimas duas temporadas, em jogo único, entre o campeão de cada país, que a partir dessa temporada deve englobar quatro equipes, sendo o campeão e o vice de ambos os países”, disse Paulo Bassul, que completou:

“Temos várias ideias novas em estudo, com a ideia de ampliar essa parceria. Em breve as divulgaremos, caso sejam aprovadas pelo nosso Conselho de Administração, que é formado pelos clubes e toma todas as decisões estratégicas da LNB”, finalizou o Diretor Técnico da LNB.