HOJE
Tradiçãode volta
Por Liga Nacional de Basquete
Confirmação do Caxias no NBB 2020/2021 marca retorno do Rio Grande do Sul à elite do basquete; Estado já revelou diversos nomes ao cenário nacional
A cidade de Caxias do Sul (RS) está de volta à elite do basquete brasileiro. Na noite desta terça-feira, em reunião do Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete, o KTO/Caxias Basquete foi um dos 15 clubes confirmados na temporada 2020/2021 do NBB e colocou de volta o Estado do Rio Grande do Sul no mapa da bola laranja no país.
O retorno do time ao NBB após dois anos de ausência aconteceu através de uma grande mobilização de sua diretoria, que conseguiu o patrocínio máster da empresa KTO, site de apostas que busca trazer lazer e diversão para o dia a dia do fã de esporte, e os incentivos do Grupo Randon, da Unimed, e da Rodoil Distribuidora de Combustíveis.
Chegou a hora de #umanovahistória! A KTO/Caxias do Sul Basquete tem o prazer de anunciar que: ESTAMOS DE VOLTA! @KTO_brasil pic.twitter.com/fVHmfqMAhG
— KTO/ Caxias do Sul Basquete (@CaxiasBasquete) August 31, 2020
O Caxias Basquete chegou à elite em 2015, depois de ser campeão da Liga Ouro 2014. Depois, o time disputou um total de três temporadas do NBB, com destaque para sua última participação, na temporada 2017/2018, em que terminou com o histórico quinto lugar na fase de classificação – acabou eliminado pelo Mogi nas oitavas de final. Esse resultado histórico também motiva.
“A cidade está muito contente e motivada. Tivemos um grande apoio da imprensa e nosso patrocinador máster (KTO) já ficou super contente com as primeiras reações também. Todo mundo foi unânime em apoiar a volta do basquete a Caxias do Sul e tudo isso acaba irradiando para a torcida, então estamos todos muito felizes”, disse Rogério Caberlon, fundador e diretor do Caxias do Sul Basquete.
O retorno do Caxias Basquete ao NBB representa a presença de uma tradição enorme no basquete brasileiro. O Rio Grande do Sul revelou diversos atletas de renome no NBB, como Márcio Dornelles, Murilo Becker, Thiago Mathias, Léo Waszkiewicz, Audrei, Gruber, Douglas Kurtz, Renan Lenz, Arthur Bernardi e o principal deles, Rogério Klafke.
O Estado também já teve grande relevância a nível de competição no Brasil: em 1994, o PITT/Corinthians, de Santa Cruz do Sul (RS), foi campeão brasileiro sob comando do lendário Ary Vidal, herói da conquista da medalha de Ouro da Seleção Brasileira no Pan de 1987. Esse time brigou nas cabeças por diversos anos e se tornou uma potência da época.
“Quando começamos com o time os campeonatos escolares daqui tinham 300, 400 crianças. Hoje tem 3 mil, 4 mil crianças. É claro que não é só pelo Caxias, mas o basquete tem um impacto muito positivo aqui. A cidade toda queria a volta do basquete e nos deu muita força para brigar por esse retorno”, disse Caberlon.
A temporada 2020/2021 tem previsão de início no dia 14 de novembro de 2020. Até momento já são 15 equipes confirmadas no campeonato. O número final será definido nesta sexta-feira (11/09), em nova reunião do Conselho de Administração da LNB. Para o Caxias, o próximo passo é a definição do elenco.
“Estamos definindo a comissão técnica. O Rodrigo (Barbosa) já está monitorando a situação dos jogadores, mas depois de formar a comissão técnica a gente senta junto e define a forma de montagem. Nesse reinício vamos buscar descobrir novos valores. Somos felizes por de ver atletas que passaram aqui tendo sucesso em suas carreiras, como Betinho, Cauê Borges, Cauê Verzola, Paranhos… Vamos tentar também aproveitar alguns garotos da cidade, até porque também temos que começar a pensar na próxima LDB”, finalizou o diretor do Caxias.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Leia também:
+Primeiras equipes são confirmadas no NBB 2020/2021
+O alicerce da LNB: 6 clubes do NBB chegam à 13ª temporada seguida
+A volta por cima: Campo Mourão retorna ao NBB com planejamento forte