HOJE
Tricolor em ascensão
Por Liga Nacional de Basquete
Na última partida do primeiro turno, São Paulo vence Pato Basquete fora de casa e sobe para 4ª posição na Liga Ouro 2019
Depois de perder as últimas duas partidas na Liga Ouro 2019, o São Paulo conseguiu se recuperar e voltou a vencer na competição que garante o acesso ao NBB CAIXA.
Nesta quarta-feira (20/03), o Tricolor paulista levou a melhor sobre o Pato Basquete fora de casa, no Ginásio do Sesi, em Pato Branco (PR), por 71 a 68, e subiu para a quarta colocação do campeonato.
O resultado positivo deixou a equipe da capital paulista na quarta colocação, com quatro triunfos e três derrotas (57,1% de aproveitamento), campanha idêntica à do Renata/Rio Claro, Campo Mourão e Cerrado Basquete (segundo, terceiro e quinto colocados, respectivamente).
+Classificação completa da Liga Ouro 2019
Do outro lado, o Pato Basquete segue na sétima colocação, com apenas duas vitórias em sete jogos disputados (28,6% de aproveitamento).
Os destaques do São Paulo ficaram por conta do experiente ala Ted, cestinha da equipe com 17 pontos, além de quatro rebotes e duas assistências, do armador Lucas Brito, que contribuiu com 13 pontos, e do ala/armador norte-americano Jalen Jones, responsável por 12 pontos e quatro rebotes.
Já pelo Pato Basquete, o norte-americano Isaac Thornton foi o grande destaque e cestinha do jogo, com 25 pontos, três rebotes e dois roubos de bola. Outro que teve bom desempenho foi o armador Dominic Phillips, com 13 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.
Visualizar esta foto no Instagram.
O São Paulo começou melhor no confronto e chegou a liderar por nove pontos no início do segundo quarto (28 a 19). Mas não demorou muito para o Pato esboçar uma reação e virar a primeira metade já na frente (36 a 31).
A vantagem do time da casa aumentou durante o terceiro quarto, mas o Tricolor conseguiu se manter vivo na partida e foi para a última parcial com a desvantagem de cinco pontos (55 a 50 para o Pato).
Já nos últimos dez minutos, o São Paulo foi bem superior (21 a 13), virou o placar e saiu vitorioso por 71 a 68, com direito a nove pontos do armador Lucas Brito no período final.
+Galeria de fotos do confronto
As duas equipes terão um bom de preparação até voltarem a atuar no segundo turno da Liga Ouro. O Pato enfrentará o Oral Sin/Campo Mourão, dia 29 de março, no Ginásio do Sesi, às 20h15. No dia seguinte (30/03), o São Paulo receberá a Unifacisa, no Ginásio do Morumbi, às 18 horas.
Basquete Blumenau tem sequência fora para tentar embalar
O Basquete Blumenau, último colocado, tem todo o segundo turno da Liga Ouro para conseguir se recuperar e embalar de vez na competição.
Vindo de uma vitória sobre o São Paulo, o time catarinense terá dois compromissos fora de casa que poderão impulsionar a equipe para melhores posições na tabela de classificação.
Neste sábado (23/03), o adversário será a Unifacisa, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB), às 16 horas. Em caso de vitória, o time de Blumenau poderá ultrapassar o Pato Basquete, sétimo colocado, e também a própria equipe paraibana, sexta colocada.
Já na segunda-feira (25/03), o confronto será contra o Cerrado Basquete, no Ginásio da Iesplan, em Brasília, às 20 horas. Quinto colocado, o time do Distrito Federal possui duas vitórias a mais que o Basquete Blumenau, vantagem essa que pode ser diminuída caso a equipe catarinense vença o duelo.
Próximas partidas
23/03 (Sábado)
16h – Unifacisa x Basquete Blumenau
25/03 (Segunda-feira)
20h – Cerrado Basquete x Basquete Blumenau
28/03 (Quinta-feira)
20h – Renata/Rio Claro x Unifacisa
29/03 (Sexta-feira)
20h15 – Pato Basquete x Oral Sin/Campo Mourão
+Tabela completa de jogos da Liga Ouro 2019
Sistema de disputa
Os oito clubes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e, ao final dela, os seis primeiros colocados avançarão aos playoffs, sendo que os dois primeiros irão direto às semifinais e os demais disputarão as quartas de final.
As séries de quartas de final (3º x 6º e 4º x 5º) serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.
Já nas semifinais, os confrontos de mata-mata serão em uma melhor de cinco, com os Jogos 1, 2 e um possível 5 realizados na casa do clube de melhor campanha na primeira fase, assim como a grande Final.