HOJE
Um raio de esperança
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande fase, Duda Machado comemora bom momento no Vasco e projeta duelo com Botafogo: "espantar a má fase"
O Vasco da Gama não tem vivido bons momentos no NBB CAIXA. Até aqui, o cruzmaltino está na vice lanterna da competição, com a tímida campanha de cinco vitórias em 19 jogos – 26,3% de aproveitamento.
Em meio a má fase da equipe vascaína, o nome do experiente ala Duda Machado, de 36 anos, tem aparecido como um raio de esperança para os torcedores do Vasco de dias melhores em São Januário.
E essa esperança recai sobre ele por um motivo: se consolidou como principal jogador do Vasco nos últimos jogos.
Os números comprovam a boa fase. Nas últimas seis partidas do clube de São Januário no NBB CAIXA, o jogador alcançou expressivas médias de 17,0 pontos, 4,1 rebotes, 3,0 assistências e 16,5 de eficiência.
“É sempre bom ser reconhecido pelo trabalho feito em quadra, mas sei da importância do jogo coletivo. O destaque individual fica em segundo plano. Trocaria de olhos fechados uma boa atuação em uma derrota por um jogo meu apagado e com uma vitória do Vasco”, disse o Duda.
Na atual temporada, o jogador teve sua melhor atuação na última partida do cruzmaltino, na derrota para o Mogi, fora de casa, no Hugão.
Na ocasião, mesmo com o revés, Duda realizou uma partida digna de aplausos, anotou 32 pontos, pegou três rebotes, distribuiu três assistências, roubou quatro bolas e encerrou o confronto com 35 de eficiência.
Duda Machado tentou de todas as formas evitar a derrota do @VascoDaGama! O ala registrou a sua melhor marca na temporada, mas não foi o suficiente.
🔥32 pontos
🔥3 rebotes
🔥3 assistências
🔥4 bolas roubas
🔥35 de eficiência#MOGxVAS pic.twitter.com/pxWxfX9keT— NBB CAIXA (@NBB) 14 de fevereiro de 2019
Essa atuação, aliás, credenciou o jogador do Gigante da Colina para a sua primeira aparição na Seleção da Semana #15 do NBB CAIXA.
“Fico muito feliz em fazer parte da seleção do campeonato. Mas, como sempre digo, no esporte coletivo o individual fica em segundo plano e o mais importante sempre tem que ser as vitórias e os objetivos da equipe, não os êxitos pessoais”, disse o atleta.
Agora, Duda tentará manter o mesmo ritmo para enfrentar o Botafogo, neste sábado (22/02), no Ginásio Oscar Zelaya, às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.
“Não estamos satisfeitos com a nossa colocação. Mesmo com os resultados negativos nos últimos jogos, percebemos que a nossa equipe está evoluindo. Realizamos uma semana intensa de treinos, com o foco na partida com o Botafogo. Estamos confiantes para o duelo e esperamos sair com uma vitória para espantar a má fase”, frisou o jogador.
+Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019
Nesta temporada o confronto entre Vasco e Botafogo já se tornou rotineiro. Até aqui, ambas as equipe se enfrentaram em seis oportunidades, sendo cinco pelo Carioca e uma pelo primeiro turno do NBB CAIXA.
E no retrospecto o Botafogo larga na frente, com cinco vitórias contra apenas uma do Vasco, que aconteceu nas semifinais do Estadual. Naquela oportunidade, o Vasco bateu o Botafogo no segundo jogo das semifinais do Estadual, por 92 a 88, com grande atuação de Duda Machado.
“A ideia é sempre tentar fazer o melhor que eu puder dentro de quadra. Aquele dia realmente foi muito bom não só pelos meus números, mas principalmente pela vitória e por ter sido a única vez que conseguimos ganhar deles essa temporada. Todo o grupo está muito confiante para repetir o resultado daquele dia”, afirmou Duda.
Agora a conversa é outra, o NBB CAIXA se afunilou e o Botafogo virá, na atual temporada do NBB CAIXA, com o time completo pela primeira vez.
Já o Vasco, que sofre com o problema dos desfalques na temporada, terá a ausência do ala/pivô Gemerson , um dos principais nomes do clube na competição, que se recupera de um problema no joelho esquerdo. Mas, em contrapartida, o Gigante da Colina contará com o retorno do experiente pivô Caio Torres.
“É normal termos desfalques durante a temporada. Os times buscam cada dia mais elencos maiores e com jogadores de qualidade. Dentro da nossa realidade, buscamos suprir essas ausências que sofremos durante a competição. Sabemos que é difícil e que nosso grupo não é recheado de jogadores, mas temos que focar nos que estão aptos para jogar e ajudar a equipe”, disse Duda Machado, que completou:
“Temos que nos manter positivos e, também, trabalhar o nosso psicológico. Assim, teremos cabeça o suficiente para sair dessa situação difícil”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.