HOJE
Um raio de esperança
Por Liga Nacional de Basquete
Em grande fase, Duda Machado comemora bom momento no Vasco e projeta duelo com Botafogo: "espantar a má fase"
O Vasco da Gama não tem vivido bons momentos no NBB CAIXA. Até aqui, o cruzmaltino está na vice lanterna da competição, com a tímida campanha de cinco vitórias em 19 jogos – 26,3% de aproveitamento.
Em meio a má fase da equipe vascaína, o nome do experiente ala Duda Machado, de 36 anos, tem aparecido como um raio de esperança para os torcedores do Vasco de dias melhores em São Januário.
E essa esperança recai sobre ele por um motivo: se consolidou como principal jogador do Vasco nos últimos jogos.
Os números comprovam a boa fase. Nas últimas seis partidas do clube de São Januário no NBB CAIXA, o jogador alcançou expressivas médias de 17,0 pontos, 4,1 rebotes, 3,0 assistências e 16,5 de eficiência.

Nos últimos jogos, Duda Machado teve atuações de gala com a camisa vascaína (Wilian Oliveira/Divulgação)
“É sempre bom ser reconhecido pelo trabalho feito em quadra, mas sei da importância do jogo coletivo. O destaque individual fica em segundo plano. Trocaria de olhos fechados uma boa atuação em uma derrota por um jogo meu apagado e com uma vitória do Vasco”, disse o Duda.
Na atual temporada, o jogador teve sua melhor atuação na última partida do cruzmaltino, na derrota para o Mogi, fora de casa, no Hugão.
Na ocasião, mesmo com o revés, Duda realizou uma partida digna de aplausos, anotou 32 pontos, pegou três rebotes, distribuiu três assistências, roubou quatro bolas e encerrou o confronto com 35 de eficiência.
Duda Machado tentou de todas as formas evitar a derrota do @VascoDaGama! O ala registrou a sua melhor marca na temporada, mas não foi o suficiente.
🔥32 pontos
🔥3 rebotes
🔥3 assistências
🔥4 bolas roubas
🔥35 de eficiência#MOGxVAS pic.twitter.com/pxWxfX9keT— NBB CAIXA (@NBB) 14 de fevereiro de 2019
Essa atuação, aliás, credenciou o jogador do Gigante da Colina para a sua primeira aparição na Seleção da Semana #15 do NBB CAIXA.
“Fico muito feliz em fazer parte da seleção do campeonato. Mas, como sempre digo, no esporte coletivo o individual fica em segundo plano e o mais importante sempre tem que ser as vitórias e os objetivos da equipe, não os êxitos pessoais”, disse o atleta.
Agora, Duda tentará manter o mesmo ritmo para enfrentar o Botafogo, neste sábado (22/02), no Ginásio Oscar Zelaya, às 14 horas, com transmissão ao vivo na Band.
“Não estamos satisfeitos com a nossa colocação. Mesmo com os resultados negativos nos últimos jogos, percebemos que a nossa equipe está evoluindo. Realizamos uma semana intensa de treinos, com o foco na partida com o Botafogo. Estamos confiantes para o duelo e esperamos sair com uma vitória para espantar a má fase”, frisou o jogador.
+Tabela de jogos do NBB CAIXA 2018/2019
Nesta temporada o confronto entre Vasco e Botafogo já se tornou rotineiro. Até aqui, ambas as equipe se enfrentaram em seis oportunidades, sendo cinco pelo Carioca e uma pelo primeiro turno do NBB CAIXA.

Vasco e Botafogo duelaram em seis oportunidades nesta temporada (Rafael Ribeiro/Vasco)
E no retrospecto o Botafogo larga na frente, com cinco vitórias contra apenas uma do Vasco, que aconteceu nas semifinais do Estadual. Naquela oportunidade, o Vasco bateu o Botafogo no segundo jogo das semifinais do Estadual, por 92 a 88, com grande atuação de Duda Machado.
“A ideia é sempre tentar fazer o melhor que eu puder dentro de quadra. Aquele dia realmente foi muito bom não só pelos meus números, mas principalmente pela vitória e por ter sido a única vez que conseguimos ganhar deles essa temporada. Todo o grupo está muito confiante para repetir o resultado daquele dia”, afirmou Duda.
Agora a conversa é outra, o NBB CAIXA se afunilou e o Botafogo virá, na atual temporada do NBB CAIXA, com o time completo pela primeira vez.

Pela primeira vez na temporada, o Botafogo terá todos os jogadores de seu elenco a disposiçao (Rafael Ribeiro/Vasco)
Já o Vasco, que sofre com o problema dos desfalques na temporada, terá a ausência do ala/pivô Gemerson , um dos principais nomes do clube na competição, que se recupera de um problema no joelho esquerdo. Mas, em contrapartida, o Gigante da Colina contará com o retorno do experiente pivô Caio Torres.
“É normal termos desfalques durante a temporada. Os times buscam cada dia mais elencos maiores e com jogadores de qualidade. Dentro da nossa realidade, buscamos suprir essas ausências que sofremos durante a competição. Sabemos que é difícil e que nosso grupo não é recheado de jogadores, mas temos que focar nos que estão aptos para jogar e ajudar a equipe”, disse Duda Machado, que completou:
“Temos que nos manter positivos e, também, trabalhar o nosso psicológico. Assim, teremos cabeça o suficiente para sair dessa situação difícil”, finalizou.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios da Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca