HOJE
Colecionandofeitos
Por Douglas Carraretto
Após marca histórica, Gustavo De Conti cita diferencial de seu trabalho, destaca adaptação no Flamengo e afirma: "queremos esse título"

Gustavo De Conti se igualou a José Neto (ex-Flamengo) e José Vidal (ex-Brasília) como técnico com maior número de Finais no NBB CAIXA (Staff Images/Flamengo)
Chegar a quatro Finais de NBB CAIXA não é para qualquer um. Mesmo. Em toda a história, somente dois treinadores possuem tal feito: José Vidal (pelo Brasília) e José Neto (pelo Flamengo), ambos com quatro decisões no currículo, todas de maneira seguida. Agora, esse seleto grupo ganhou um novo membro: Gustavo De Conti.
Aos 39 anos, o comandante do Flamengo se tornou o mais jovem treinador a acumular quatro Finais do NBB CAIXA no currículo, esta a terceira consecutiva. Antes desta pelo Flamengo, as três anteriores foram à frente do Paulistano/Corpore (2013/2014, 2016/2017 e 2017/2018), com direito a título inédito da última delas, contra o Mogi/Helbor.
+Os currículos dos finalistas: o histórico de Finais dos atletas e técnicos de Franca e Flamengo
Além do número de Finais, Gustavo De Conti, popularmente conhecido como “Gustavinho”, possui outra marca histórica no NBB CAIXA: é o maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico da temporada, com três: 2013/2014, 2016/2017 e 2017/2018. E ele sequer completou 40 anos.
“Tenho convicção de que tudo isso não é por um motivo só. Para mim, o que mais pesa é eu ter a oportunidade de trabalhar em clubes com excelente estrutura e condições de trabalho, e que me propiciam ter uma CT e jogadores de muita qualidade, afinal são eles que jogam e ganham os jogos e os campeonatos”, disse Gustavo De Conti.

De Conti é também o maior vencedor do Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico na história do NBB CAIXA – aos 39 anos (Luiz Pires/LNB)
A trajetória de Gustavo De Conti como técnico no NBB CAIXA começou na temporada 2010/2011, no Paulistano. Sua primeira Final veio três anos depois, justamente contra o Flamengo – perdeu em jogo único por 78 a 73. Anos mais tarde, além das demais decisões de NBB CAIXA, teve também o título do Campeonato Paulista 2017.
Em paralelo ao clube paulista, De Conti trabalhou como auxiliar do técnico Rubén Magnano na Seleção Brasileira, com participação em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada (2016). De quebra, em duas oportunidades, atuou como treinador principal nos Sul-Americanos de 2012 e 2016, este último com a medalha de bronze.
Mas, afinal, qual é o diferencial do trabalho de Gustavo De Conti? Ele mesmo fez a análise.
“Cada temporada é diferente uma da outra e eu, como treinador, preciso adaptar os estilos de acordo com os jogadores. Nessa temporada, o foco maior foi na defesa, tanto é que temos a melhor do NBB, bem à frente dos demais times. Temos muita qualidade individual no ataque, por isso, ofensivamente as coisas se resolvem melhor, e também por isso, treinamos com mais ênfase as transições defensivas e a defesa no 5x5”, analisou.
+Em quem ele se inspira? Veja a referência de Gustavo De Conti e outros técnicos do NBB CAIXA

Defesa e qualidade dos jogadores estão entre os motivos do sucesso do Flamengo na atual temporada, segundo De Conti (João Pires/LNB)
Depois de mais de uma década trabalhando no Paulistano, Gustavo De Conti embarcou no maior desafio de sua carreira: comandar o Flamengo. Mesmo sendo nascido no Rio de Janeiro (RJ), o treinador precisou se adaptar à nova rotina longe da capital paulista e no novo clube, mas parece que isso não foi problema.
Logo em sua primeira temporada na Gávea, o jovem técnico liderou sua equipe aos títulos do Campeonato Carioca e da Copa Super 8, este em cima do Franca em pleno Pedrocão, além da segunda melhor campanha da fase de classificação do NBB CAIXA (22 vitórias e quatro derrotas) e recorde de invencibilidade da temporada (16).
+A temporada do Flamengo resumida em 8 fotos
O único tropeço na temporada até o momento foi na Liga Sul-Americana, em que o Flamengo acabou eliminado em casa na segunda fase do torneio. Mas, apesar do nítido sucesso à frente do rubro-negro carioca, De Conti preferiu manter os pés no chão.
“Não é fácil mudar de time e mudar de cidade, ainda mais sendo a primeira vez na vida. São oito jogadores novos na equipe também. A adaptação de tudo isso não é fácil, mas os resultados estão aí. Queremos muito esse terceiro título nessa temporada inicial. Tenho certeza que seremos melhores ainda na próxima temporada, mas a avaliação eu prefiro deixar para a imprensa, ou diretoria, torcida, etc”.

Gustavo De Conti citou a adaptação ao Flamengo e preferiu manter os pés no chão sobre o trabalho da equipe (Staff Images/Flamengo)
Agora, para sua quarta decisão de NBB CAIXA na carreira, esta contra o Sesi Franca, Gustavo De Conti destacou a qualidade das duas equipes e elogiou o excelente basquete apresentado pelo adversário.
“Diferentemente dos anos anteriores, nesse NBB estão nas Finais as duas melhores equipes, os dois melhores plantéis, as equipes que conseguiram mais regularidade e qualidade durante toda a temporada. Franca é a equipe que joga o basquete mais bonito da temporada, perdeu somente três jogos no NBB é isso já diz muito sobre a qualidade desse grande time”, comentou Gustavo De Conti.
+Histórico de títulos, recordes e mais: veja as Curiosidades das Finais do NBB CAIXA
Essa decisão ainda terá um fato especial para o comandante rubro-negro. Ele reencontrará dois velhos conhecidos dos seus tempos de Paulistano: Elinho Corazza e Lucas Dias, campeões da edição anterior do campeonato nacional sob seu comando e destaques do atual elenco do Franca.
Elinho trabalhou com De Conti por quatro temporadas, primeiro entre 2010 e 2013 e depois na edição 2017/2018, esta em que ficou com o prêmio de Melhor Armador do NBB CAIXA. Já Lucas Dias ficou sob comando do treinador nas duas últimas temporadas.
“Vai ser muito bom vê-los nas Finais de novo. São dois jogadores e duas pessoas que merecem muitas coisas boas na carreira, pois trabalham muito forte. Elinho é o coração da equipe, muito inteligente, muito técnico, líder. Lucas Dias é um grande pontuador, decisivo, que cresce de rendimento a cada ano”, elogiou De Conti, que aproveitou para falar sobre qual será a estratégia para frear o ímpeto desses dois atletas. “Parar os dois é impossível, mas vamos tentar ajustar algumas ações para minimizar o impacto positivo que eles aplicam ao jogo de Franca”, finalizou o comandante do Flamengo.
+Datas, horários e transmissões: veja o calendário completo das Finais entre Franca e Flamengo
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.
O calendário das Finais
Jogo 1 – 19/05 (Domingo), às 10h45, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB (+Garanta seu ingresso)
Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira), às 20 horas, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo no Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 3 – 25/05 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 4* – 01/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
Jogo 5* – 08/06 (Sábado), às 14h30, no Ginásio Pedrocão, em Franca – ao vivo na Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB
*Se necessário
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
