#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Disputa acirrada

18-05-2015 | 05:20
Por Liga Nacional de Basquete

Dedé Barbosa, do Limeira, Demétrius, do Minas, e Guerrinha, do Bauru, concorrem posto de melhor técnico do NBB 7 e Troféu Ary Vidal terá uma ganhador inédito

Guerrinha é o único técnico que comandou a mesma equipe em todas as edições do NBB (Luiz Pires/LNB)

Um dos candidatos, Guerrinha é o único técnico que comandou a mesma equipe em todas as edições do NBB (Luiz Pires/LNB)

O Troféu Ary Vidal terá um vencedor inédito nesta temporada. Dedé Barbosa, do Winner/Limeira, Demétrius Ferraciú, do Minas Tênis Clube, e Guerrinha, do Paschoalotto/Bauru, foram os três mais votados e concorrerão ao prêmio de Melhor Técnico do NBB 7. O ganhador será conhecido no dia 08/06 (segunda-feira), na Festa de Premiação dos Melhores do NBB 7, que será realizada em São Paulo (SP).

O troféu Ary Vidal é dado ao melhor treinador da competição nacional. A premiação faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que também premiará Destaque Jovem, Melhor Defensor, Sexto Homem, Melhor Atleta Estrangeiro, Jogador que Mais Evoluiu, MVP (Jogador Mais Valioso) e Quinteto Ideal (Armador, Ala/armador, Ala, Ala/pivô e Pivô).

A votação contou com a participação de técnicos, assistentes e capitão das 16 equipes que disputaram a sétima edição do NBB, além da imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.

+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Jogador que Mais Evoluiu do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Defensor do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 7
+Saiba quem são os indicados para o prêmio de Destaque Jovem do NBB 7

Dedé é o mais jovem entre os três concorrentes (João Pires/LNB)

Dedé é o mais jovem entre os três concorrentes (João Pires/LNB)

Em sua primeira temporada como treinador, André Luiz Chueri da Silva Barbosa, o popular Dedé Barbosa, levou Limeira a sua melhor campanha na história do NBB. Sob o comando do jovem técnico, de 38 anos, a equipe limeirense fechou a fase de classificação com a segunda melhor campanha (25 vitórias em 30 jogos, 83,3% de aproveitamento). Nos playoffs, Dedé e seus comandados passaram pelo UniCEUB/BRB/Brasília por 3 a 1 nas quartas de final e acabaram eliminados pelo atual bicampeão Flamengo nas semifinais.

Outro concorrente, Demétrius comandou a jovem equipe do Minas ao expressivo quinto lugar na fase de classificação. Com um time praticamente Sub-22 nas mãos, o treinador, de 41 anos, fez com o clube de Belo Horizonte fechasse a primeira fase do NBB 7 com 17 vitórias e 13 derrotas (56,7% de aproveitamento). Depois de quatro temporadas à frente do Limeira, Demétrius se transferiu para Belo Horizonte antes do NBB 7 e agora concorrerá ao prêmio de Melhor Técnico do maior campeonato de basquete do país.

Mais experiente entre os três candidatos, Guerrinha comandou Bauru nas sete edições do NBB e é o único técnico que dirigiu a mesma equipe em todas as temporadas da competição nacional. Porém o NBB 7 foi mais do que especial para o treinador de 55 anos. Durante a fase de classificação, o time do interior paulista fez história e cravou a melhor campanha da história do NBB (93,3% de aproveitamento – 28 vitórias em 30 jogos), além de vencer 26 jogos consecutivos, maior sequência vitoriosa da competição.

Agora, nos playoffs, Guerrinha tentar levar Bauru a sua primeira Final de NBB. Depois de ganhar Campeonato Paulista, Liga Sul-Americana e Liga das Américas, o time bauruense tenta coroar sua temporada gloriosa com o inédito título do campeonato nacional.

Em sua primeira temporada à frente do Minas, Demétrius levou a equipe ao 5º lugar na fase de classificação (Orlando Bento/Minas T.C.)

Em sua primeira temporada à frente do Minas, Demétrius levou a equipe ao 5º lugar na fase de classificação (Orlando Bento/Minas T.C.)

Também receberam votos para o prêmio de Melhor Técnico do NBB 7:
José Neto (Flamengo), Léo Costa (Macaé Basquete), Lula Ferreira (Franca Basquete), Paco García (Mogi das Cruzes/Helbor), Régis Marrelli (Palmeiras/Meltex) e Zanon (São José/Unimed)

Confira todos os vencedores do Troféu Ary Vidal na história do NBB:
2013/2014 – Gustavo De Conti (Paulistano/Unimed)
2012/2013 – Lula Ferreira (Vivo/Franca)
2011/2012 – Régis Marrelli (São José/Unimed)
2010/2011 – Hélio Rubens (Vivo/Franca)
2009/2010 – Lula Ferreira (Vivo/Franca)
2008/2009 – Paulo Chupeta (Flamengo)