#JOGAJUNTO

NBB Caixa

“Fomos Flamengo”

19-05-2019 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com "cara de Flamengo", time carioca esbanja raça na vitória no Jogo 1 sobre o Franca no Maracanãzinho

O ponto forte do Flamengo durante toda a temporada do NBB CAIXA foi sem dúvidas a defesa. Na manhã deste domingo (19/05), a marcação realmente foi a grande arma da equipe rubro-negra na vitória sobre o Franca no Jogo 1 das Finais, por 82 a 68.

Além dos aspectos táticos e técnicos, um fator foi determinante para o triunfo do clube da Gávea: a raça dos jogadores e a entrega máxima em todas as jogadas da partida.

“Falei no início que em Finais o emocional pesa um pouco mais. Geralmente não são jogos tão bonitos e sim mais brigados. Um dos fatores é o emocional. O outro é a nossa estratégia, que na maior parte do tempo deu certo. Mas o fator fundamental foi a entrega dos nossos jogadores. Fomos Flamengo. Disputamos bola e fizemos tudo que o momento pedia, mas o Flamengo tem essa coisa a mais do que os outros. Hoje fomos Flamengo, e essa atitude dos jogadores foi o fator primordial para conseguirmos limitar o Franca em 68 pontos”, afirmou Gustavo De Conti.

Setor defensivo do Flamengo foi primordial para a vitória (Fotojump/LNB)

Um exemplo disso foi o pivô Anderson Varejão, que não desistiu de nenhuma bola durante todo o confronto. Em um dos casos, ele deu um toco no armador Alexey, viu a bola saindo pela lateral e se jogou para tentar recuperá-la e caiu para fora da quadra, levando junto uma mesa e galões de água. Ao ver a cena, a torcida rubro-negra entrou em delírio com tamanha vontade e ovacionou o jogador.

“Alguns lances enalteceram muito isso (raça). Algumas bolas no chão foram nossas, até bola fora da quadra foi nossa. Taticamente soubemos travar um pouco o jogo de transição deles. É impossível parar tudo que o outro time faz de bom, mas tentamos limitar um pouco o jogo rápido do Franca e no fim conseguimos. Uma das maneiras para fazer isso foi  ir mais devagar para o ataque e a outra foi  participar fortemente do rebote ofensivo, que é um ponto importante. Participando do rebote ofensivo, atrasamos um pouco a vinda deles para o ataque. Deu certo hoje”, avaliou Gustavo De Conti.

+ Maracanãzinho: o palco perfeito 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Tem que deixar TUDO em quadra! Vale até quebrar a mesa né, @andersonvarejao18?! . #FinaisNBB #NBBCAIXA

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Com médias de 70,7 pontos sofridos por partida, o rubro-negro detém a melhor defesa da competição com sobras – cinco pontos a menos que a do Pinheiros, segunda melhor do campeonato -, e no Jogo 1 das Finais fez valer dessa força contra o Sesi Franca Basquete.

Em ação contra o melhor ataque da competição (87,7 pontos por partida), o clube da Gávea conseguiu reduzir a produção ofensiva do rival em quase 20 pontos (68).

“Cumprimos o que o Gustavinho nos passou no plano tático. Eles tiveram um aproveitamento baixo dos 3 pontos.  Além disso, diminuímos bastante esse volume ofensivo ao abaixar o ataque deles para a casa dos 70 pontos. Tudo isso com muita garra, tirando a linha dos passes e lutando por todas as bolas. Fiquei muito feliz com o que fizemos hoje e espero que nos próximos jogos também seja assim”, afirmou o ala Marquinhos.

+ 5 motivos que explicam por que Franca x Flamengo é a maior decisão de todos os tempos do NBB CAIXA

Olivinha foi o cara da partida no Jogo 1 (Fotojump/LNB)

Grande destaque ofensivo do Flamengo no jogo, com 23 pontos, o ala/pivô Olivinha se tornou um ídolo da torcida rubro-negra devido a sua raça e entrega em todas as jogadas, principalmente na parte defensiva.

+ Símbolo de raça e energia, Olivinha admite semelhança com Draymond Green

O “Deus da Raça”, como é conhecido pela torcida rubro-negra, falou da importância de ter começado o jogo tão bem, evitando ao máximo que os principais pontuadores de Franca se sentissem confortáveis.

“Tivemos uma defesa forte durante os 40 minutos, desde o início, pois sabemos que quando Franca começa o jogo ganhando confiança no ataque, todos eles têm características ofensivas muito fortes e isso poderia nos complicar. Treinamos bem durante a semana, fizemos tudo que o Gustavinho (treinador) pediu e colocamos o coração dentro da quadra. Não teve bola perdida para a gente hoje e estamos de parabéns pela vitória”, completou o ala/pivô.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.