#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Três craques,um prêmio

31-05-2018 | 11:28
Por Liga Nacional de Basquete

Atual vencedor Holloway e dupla de finalistas Shamell e Tyrone disputam ao troféu de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA

Foram divulgados os candidatos ao troféu de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2017/2018. Atual vencedor do prêmio, o norte-americano Desmond Holloway (EC Pinheiros) é um dos concorrentes da atual edição e terá como adversários Shamell e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor).

Holloway, que na edição passada também faturou os prêmios de MVP e Melhor Ala, foi o segundo cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 16,2 pontos por jogo. Além disso, liderou o Pinheiros em assistências (3,5 por jogo) e eficiência (16,5 por jogo) e ainda teve a segunda maior média de rebotes da equipe (5,8 por jogo).

Segundo cestinha da temporada, Holloway está na briga pelo bi no troféu de Melhor Estrangeiro (Ricardo Bufolin/ECP)

Já Shamell e Tyrone são os grandes líderes da campanha histórica do Mogi, que foi à sua primeira final de NBB CAIXA. O primeiro, maior cestinha da história da competição (6.662 pontos), faturou o troféu de Melhor Estrangeiro na temporada 2015/2016 e está na briga por seu segundo.

Na atual temporada, Shamell é o quarto principal pontuador do campeonato, com média de 15,6 pontos por partida. Além disso, ele também é dono do recorde de pontos em uma só partida, com 40 pontos no Jogo 4 da série semifinal contra o Flamengo – maior pontuação também na história da semi.

Tyrone, por sua vez, é o único entre os concorrentes que ainda não tem o troféu de melhor gringo no currículo. O ala/pivô norte-americano é o segundo cestinha (12,7 pontos por jogo) e reboteiro (6,9 rebotes por jogo) do Mogi na temporada. Além de Melhor Estrangeiro, Ty também concorre ao troféu de Melhor Pivô.

Tyrone e Shamell são “os caras” da temporada história do Mogi no NBB CAIXA (Diogo Sallaberry/LNB)

Criado na temporada 2013/2014, o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA só teve norte-americanos como vencedores. Atuando por Limeira, David Jackson faturou o troféu por dois anos seguidos. Shamell venceu na edição 2015/2016 e Holloway faturou na temporada passada.

O prêmio de Melhor Estrangeiro faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA. Os outros prêmios a serem entregues são de Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Defensor, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), Quinteto Ideal e MVP (Jogador Mais Valioso) – os indicados de todas as categorias serão anunciados nos próximos dias.

+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Armador
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Ala
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Pivô
+ Confira os indicados ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico
+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Sexto Homem
+Confira os indicados ao prêmio de Melhor Defensor

A eleição para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a atual edição do NBB CAIXA, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 13/06, em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Também foram votados para Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2017/2018:

Corderro Bennett (Pinheiros), David Jackson (Vasco da Gama), David Nesbitt (Paulistano/Corpore), Kyle Fuller (Paulistano/Corpore), Kendall Anthony (Sendi/Bauru), Osvaldas Matulionis (Sendi/Bauru) e Ronald Ramon (Flamengo)

Confira todos vencedores do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA na história*:

2016/2017 – Holloway (Pinheiros)
2015/2016 – Shamell (Mogi)
2014/2015 – David Jackson (Limeira)
2013/2014 – David Jackson (Limeira)

*o prêmio passou a ser entregue na temporada 2013/2014