#JOGAJUNTO

SOBRE A LNB

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, apenas atrás do futebol.

Baseada no que há mais de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB conta com 21 clubes associados de sete Estados mais o Distrito federal. Dos 21 associados, 16 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato nacional adulto de basquete.

O NBB é organizado pelos diretamente clubes e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para ser realizado. Além disso, a LNB possui uma parceria com a NBA (National Basketball Association), firmada em dezembro de 2014. Com isso, nossa entidade se tornou a primeira liga no mundo a ter a NBA como parceira.

Confira as equipes associadas:

Equipe Cidade UF
Associação de Basquete Cearense Fortaleza CE
Bauru Basketball Team Bauru SP
Clube de Regatas Flamengo Rio de Janeiro RJ
Franca Basquetebol Clube Franca SP
Caxias do Sul Basquete Caxias do Sul RS
Campo Mourão Basquete Campo Mourão PR
Associação Macaé de Basquete Macaé RJ
Minas Tênis Clube Belo Horizonte MG
Associação Desportiva Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes SP
Club Athetico Paulistano São Paulo SP
Esporte Clube Pinheiros São Paulo SP
São José Desportivo São José dos Campos SP
Universo/Brasília Brasília DF
Sport Club Corinthians Paulista São Paulo SP
Clube de Regatas Vasco da Gama Rio de Janeiro RJ
Botafogo de Futebol e Regatas Rio de Janeiro RJ

No âmbito internacional, o basquete brasileiro estabeleceu uma verdadeira hegemonia no continente depois da criação do NBB. Nos últimos oito anos, foram seis títulos da Liga Sul-Americana e mais três da Liga das Américas, que recentemente foi substituída pela Basketball Champions League Américas. Já na Copa Intercontinental, foram três vice-campeonatos e um título – do Flamengo em 2014, contra o Maccabi Tel-Aviv (ISR).

Além do NBB, a LNB também organiza o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional de clubes Sub-22 organizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), um dos grandes aliados da nossa entidade.

A LDB foi criada em 2011, em parceria com o Ministério do Esporte. A competição tem como objetivo auxiliar a formação de atletas e servir como um celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Atualmente, mais de 50% dos jogadores que disputam o NBB já passaram pelo campeonato de base.

Outro grande produto da LNB é o Jogo das Estrelas, evento festivo que reúne as principais estrelas do NBB para um final de semana recheado de torneios individuais e principalmente entretenimento. O espetáculo, que é realizado desde a primeira edição do NBB (2009), passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia, Franca (4x), Brasília, Fortaleza, Mogi das Cruzes e São Paulo.

Inclusive, nos anos de 2017 e 2018, o Jogo das Estrelas trouxe mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera nas duas edições e foi exaltado pela Revista Exame com a seguinte chamada: “o esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas”.