#JOGAJUNTO

SOBRE A LNB

A Liga Nacional de Basquete (LNB) foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, apenas atrás do futebol.

Baseada no que há mais de mais moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB conta com 22 clubes associados de sete Estados mais o Distrito federal. Dos 22 associados, 17 participam do NBB (Novo Basquete Brasil), campeonato nacional adulto de basquete.

Além disso, a LNB possui uma parceria com a NBA (National Basketball Association), firmada em dezembro de 2014. Com isso, nossa entidade se tornou a primeira liga no mundo a ter a NBA como parceira.

Confira as equipes associadas:

Equipe Cidade UF
Associação Atlética Unifacisa Campina Grande PB
Associação de Basquete Cearense Fortaleza CE
Associação Desportiva Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes SP
Associação Esportiva e Recreativa Cerrado Distrito Federal DF
Bauru Basketball Team Bauru SP
Brasília Basquete Brasília DF
Botafogo de Futebol e Regatas Rio de Janeiro RJ
Campo Mourão Basquete Campo Mourão PR
Caxias do Sul Basquete Caxias do Sul RS
Club Athetico Paulistano São Paulo SP
Clube de Regatas Flamengo Rio de Janeiro RJ
Clube de Regatas Vasco da Gama Rio de Janeiro RJ
Esporte Clube Pinheiros São Paulo SP
Esporte Clube União Corinthians Santa Cruz do Sul RS
Franca Basquetebol Clube Franca SP
Minas Tênis Clube Belo Horizonte MG
Pato Basquete Pato Branco PR
Rio Claro Basquete Rio Claro SP
São José Desportivo São José dos Campos SP
São Paulo Futebol Clube São Paulo SP
Sport Club Corinthians Paulista São Paulo SP
Wellinton Salgado Vitória ES

 

No âmbito internacional, o basquete brasileiro estabeleceu uma verdadeira hegemonia no continente depois da criação do NBB. Desde 2015, os clubes que disputam a principal competição profissional de basquete no Brasil vêm conquistando resultados expressivos nas principais competições da América Latina. Esse domínio reforça a qualidade e o trabalho da LNB no fortalecimento dos clubes e da modalidade no país.

Nesses últimos anos, foram dezenas de títulos importantes. Nas quatro últimas temporadas, um clube do NBB sempre esteve representando as américas na Copa Intercontinental. O Flamengo em 2021, o São Paulo, em 2022, e Franca em 2023. As vagas das três equipes foram alcançadas após a conquista Basketball Champions League Americas. No Mundial de Clubes, foram três vice-campeonatos e dois títulos – do Flamengo em 2014, contra o Maccabi Tel-Aviv (ISR) e em 2022, contra o San Pablo Burgos (ESP).

Além do NBB, a LNB também organiza o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional de clubes Sub-22 organizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), um dos grandes aliados da nossa entidade.

A LDB foi criada em 2011, em parceria com o Ministério do Esporte. A competição tem como objetivo auxiliar a formação de atletas e servir como um celeiro da nova geração do basquete brasileiro. Atualmente, mais de 50% dos jogadores que disputam o NBB já passaram pelo campeonato de base.

Outro grande produto da LNB é o Jogo das Estrelas, evento festivo que reúne os principais astros do NBB para uma semana recheada de entretenimento, ações sociais, ativações de patrocinadores e, é claro, basquete de altíssima qualidade. O espetáculo, que é realizado desde a primeira edição do NBB (2009), passou pelas cidades do Rio de Janeiro, Uberlândia, Franca (4x), Brasília, Fortaleza, Mogi das Cruzes, São Paulo e Belo Horizonte.

Inclusive, nos anos de 2017 e 2018, o Jogo das Estrelas trouxe mais de 10 mil pessoas no Ginásio do Ibirapuera nas duas edições e foi exaltado pela Revista Exame com a seguinte chamada: “o esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas”.