HOJE
Dia docerrado
Por Liga Nacional de Basquete
No Dia Nacional do Cerrado, LNB aprova o Cerrado Basquete no NBB 2020/2021, e equipe chega à elite da modalidade: “sempre sonhou alto”
Parece até coisa do destino. Nesse 11 de setembro, data marcada pelo Dia Nacional do Cerrado, o Cerrado Basquete, equipe inspirada no bioma que faz parte do Distrito Federal, foi aprovada pelo Conselho de Administração da Liga Nacional de Basquete e disputará o NBB 2020/2021.
+ 16 times disputarão a temporada 2020/2021 do NBB
“O Cerrado Basquete surgiu com o propósito de devolver ao mundo tudo aquilo que seus fundadores receberam do basquete em suas histórias: respeito, ética, espírito de colaboração e ajuda ao próximo. Sempre sonhou alto e decidiu construir passo a passo uma história dentro dessas premissas”, disse o emocionado presidente do Cerrado Basquete, Dimitri Rodrigues.
Mas de onde surgiu o Cerrado? Fundado em 2016, o time começou com um terceiro lugar na BRABA de 2017, liga estadual chancelada pela Federação do DF. Essa colocação os deu vaga na Copa Brasil Centro-Oeste 2017, este o primeiro título da equipe.
Esse mesmo título rendeu ao Cerrado uma vaga na Supercopa Brasil, torneio que, na época, dava vaga na Liga Ouro, competição de acesso ao NBB. A equipe ficou com o terceiro lugar, mas no ano seguinte, chegou à Liga Ouro e viu seu sonho de chegar à elite mais próximo.
“Tivemos o privilégio de disputar duas edições da Liga Ouro, o que foi primordial para o nosso desenvolvimento e aperfeiçoamento. Essa trajetória nos trouxe a experiência necessária para nos planejar e trabalhar para esse grande salto de figurar na elite do basquete brasileiro que é o NBB”, declarou o presidente do Cerrado.

Carioca, MVP da Liga Ouro 2019, e Dimitri Rodrigues, presidente do Cerrado Basquete (Divulgação/Cerrado)
Na edição 2019 da Liga Ouro, a última antes da extinção da competição, o Cerrado chegou até os playoffs, mas acabou eliminado nas quartas de final pela Unifacisa, grande campeã. No entanto, o time teve o MVP do campeonato, o armador Patrick Carioca.
A equipe será comandada pelo técnico Bruno Lopes, que treinou o Londrina na última Liga Ouro, com campanha de líder da fase de classificação (10 vitórias em 14 jogos) e terceira colocação geral – eliminado pela Unifacisa na semifinal (3 a 1). O coordenador técnico é Ronaldo Pacheco, experiente treinador que dirigiu o Cerrado na última Liga Ouro e que também atuou por muito tempo como auxiliar e técnico do elenco da LDB do Brasília.
Agora, a cidade de Brasília representada por duas equipes pela primeira vez na história do NBB. A euforia pelo momento certamente será comemorada. Porém, ao mesmo tempo, todo um planejamento de trabalho será desenvolvido para a primeira temporada do Cerrado na elite.
“As expectativas são as melhores possíveis. Estamos realizando um sonho de chegar à competição da elite do basquete brasileiro, mas também entendemos a responsabilidade que isso nos traz. Com toda certeza iremos trabalhar muito e já colocamos uma meta de buscarmos neste primeiro ano uma vaga nos playoffs do NBB”, falou o presidente do time, que continuou.
“Começamos em junho deste ano um trabalho de planejamento para todas as ações que iremos executar ao longo desta próxima temporada. Hoje é um dia de comemoração, amanhã e domingo também, mas a partir de segunda-feira já estaremos focados na conclusão da montagem da equipe. Não nos faltará dedicação, trabalho e competência”.

O Cerrado aposta em atletas da cidade, como Luis Mendonça, irmão de Pedro Mendonça, do Brasília (Divulgação/Cerrado Basquete)
O presidente do Cerrado Basquete aproveitou para agradecer e mostrar o espírito do time para sua primeira temporada no NBB.
“Agradecemos a cada um que que ajudou a construir esse caminho até aqui, torcedores, atletas, alunos dos Núcleos Sociais, Pais e a Brasília, a nossa cidade. Só podemos afirmar uma coisa, estamos prontos”, finalizou Dimitri Rodrigues.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Leia também:
+ Tradição de volta: Caxias do Sul volta ao NBB
+A volta por cima: Campo Mourão retorna ao NBB com planejamento forte
+ O alicerce da LNB: 6 clubes do NBB chegam à 13ª temporada seguida
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca