HOJE
O Armadordo Ano
Por Liga Nacional de Basquete
Georginho, atual vencedor, defende o posto alcançado na última temporada; Yago e Fúlvio também concorrem à premiação nesta edição
No basquete, o armador pode ser comparado ao regente de uma orquestra, responsável por reger o time na quadra com assistências e pontos. Nesta temporada, alguns jogadores se destacaram nessa função, ditando o ritmo de suas equipes dentro de quadra ao longo da temporada.
Dentre eles, três nomes concorrem ao prêmio de Armador do Ano; são eles: Fúlvio (Mogi das Cruzes Basquete), Georginho (São Paulo) e Yago (Flamengo). O vencedor será anunciado na Festa dos Melhores do Ano do NBB 2020/2021, que acontecerá de forma online na segunda semana de junho.

Fúlvio, Georginho e Yago concorrem ao prêmio de Armador do Ano do NBB 2020/2021 (Arte/LNB)
Entregue desde a primeira edição do NBB na Festa dos Melhores do Ano, o troféu de Armador do Ano tem como maior vencedor o armador Fúlvio, com quatro conquistas dentro de 12 possíveis. A última temporada marcou o triunfo de Georginho que, agora, fica na expectativa de conquistar o prêmio pela segunda vez; Yago, do Flamengo, nunca conquistou a honraria.
O prêmio de Armador do Ano faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB, que contará com prêmios divididos nas seguintes categorias: Quinteto Ideal do NBB (Armador, Alas e Pivôs), Troféu Ary Vidal – Técnico do Ano, Jogador com Maior Evolução, Destaque Jovem, Defensor do Ano (apresentado por Plastubos), Sexto Homem do Ano, Estrangeiro do Ano e o King of the Season (apresentado por Budweiser).
A votação para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 16 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá na segunda semana de junho de forma online – data e horário ainda serão definidos.
Os indicados:
Fúlvio (Mogi das Cruzes)

Aos 39 anos, Fúlvio lidera o NBB em assistências (Wilian Oliveira/Foto Atleta)
Aos 39 anos, Fúlvio continua atuando em alto nível no NBB. Decisivo, experiente e líder dentro e fora de quadra, o armador do Mogi anotou médias de 12,4 pontos, 4,3 rebotes, 8,9 assistências e 18,0 de eficiência, contribuindo ativamente nas estatísticas de uma equipe que, nesta edição do campeonato, passou por uma reconstrução.
No ranking geral de assistências, Fúlvio figura como o líder do campeonato no quesito, seguido por Elinho, do Franca, e Georginho, do São Paulo, adversário direto na disputa ao posto de Armador do Ano desta edição do NBB.
Georginho (São Paulo)

Georginho, do São Paulo, defende o prêmio conquistado na última temporada (João Pires/LNB)
A temporada de Georginho, assim como a última, é mágica. Com médias de 15,9 pontos, 8,1 rebotes, 6,3 assistências e 24,6 de eficiência, o armador do tricolor novamente mostrou do que é capaz e ditou o ritmo do São Paulo, finalista do NBB 2020/2021. No quesito assistência, observando o ranking geral, o jogador aparece na 3ª posição, atrás apenas de Elinho, do Sesi Franca, e Fúlvio, do Mogi, que também concorre nesta categoria.
Yago (Flamengo)

Yago obteve ótimas médias com a camisa do Flamengo neste NBB (Marcelo Cortes/Flamengo)
O mais jovem dos três indicados, Yago é um daqueles jogadores mágicos de se ver em quadra. Logo em sua primeira temporada no Flamengo, o jovem armador teve que assumir ainda na metade do campeonato a titularidade deixada por ninguém mais, ninguém menos que Franco Balbi, lesionado.
Yago aceitou o ‘desafio’ e, até o momento, o tem o superado com sobras. Suas médias, de 11,1 pontos, 3,1 rebotes, 5,8 assistências (5º no ranking geral) e 14,4 de eficiência, mais que comprovam este ponto.
Também foram votados para Armador do Ano no NBB 2020/2021:
Além dos três indicados, também foram votados mais oito nomes, sendo eles (em ordem alfabética): Alexey (Zopone/Gocil Bauru), André Góes (Sesi Franca Basquete, Elinho (Sesi Franca Basquete), Felipe Ruivo (Paulistano/Corpore), Franco Balbi (Flamengo), Kyle Fuller (Corinthians), Luciano Parodi (Minas Tênis Clube) e Ricardo Fischer (Corinthians).
Os vencedores do prêmio de Armador do Ano do NBB:
2019/2020 – Georginho (São Paulo)
2018/2019 – Franco Balbi (Flamengo)
2017/2018 – Elinho (Paulistano)
2016/2017 – Fúlvio (Brasília)
2015/2016 – Davi Rossetto (Basquete Cearense)
2014/2015 – Ricardo Fischer (Bauru)
2013/2014 – Nicolás Laprovittola (Flamengo)
2012/2013 – Fúlvio (São José Basketball)
2011/2012 – Fúlvio (São José Basketball)
2010/2011 – Larry Taylor (Bauru)
2009/2010 – Fúlvio (São José Basquete)
2008/2009 – Larry Taylor (Bauru)
Veja também os indicados em outras categorias:
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, BetMotion, KitchenAid, Moss, IMG Arena e Genius Sports.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca