HOJE
Olho noPato
Por Liga Nacional de Basquete
Com renovações e contratações, Pato começa a modelar sua equipe com jovens para a próxima temporada
Depois de sua temporada de estreia na elite do basquete brasileiro, o Pato Basquete deu início à montagem de seu elenco para o NBB 2020/2021. Entre as peças garantidas, a primeira foi o técnico Dedé Barbosa, que teve seu contrato renovado.
Em seguida, outros nomes que permanecerão no plantel serão os jovens armadores Augusto Leão e Murilo Henriquy, o ala Derick Machado e o norte-americano Isaac Thornton, o ala/pivô Paulo Scheuer, e o pivô norte-americano Charles Funches III.
“Estou muito feliz com a minha renovação, por participar desse projeto por mais um ano. Não vejo a hora de estar em quadra e dar meu máximo”, comentou Paulo Scheuer, de 21 anos, campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-21 em 2019.
Já a primeira contratação do Pato Basquete ficou por conta do jovem armador Lucas Lacerda, de 23 anos, que defendeu o Mogi das Cruzes Basquete nas duas últimas temporadas. O jogador, natural de Macapá (AP), se destacou na LDB 2017 pelo São José e teve sua primeira oportunidade no adulto pelo time mogiano.
Outra contratação do time do Paraná foi o ala Gabriel Oliveira, que estava na Unifacisa. O jogador de 27 anos e 2,02m de altura acumula passagens por Bauru, Sport Recife, Blumenau, Botafogo e Pinheiros.
Chutador nato, Gabriel chega para ser um dos homens de referência no ataque do Pato. Na temporada passada, pela Unifacisa, ele obteve médias de 5,7 pontos e 1,3 rebotes por partida, com 34% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos – tudo isso em 15 minutos por jogo de média.
🏀Gemadinha brilhando nos dois lados da quadra 👀
Roubo de bola + assistência para bola de 3 pontos de Gabriel 👌#NBBCAIXA#NBBnoTwitter#CaixaEsportes pic.twitter.com/Azkrd0F8Oh— NBB (@NBB) October 17, 2019
“Faz quase dois meses que pensamos em montar um elenco jovem, até mesmo pela pandemia, em que tivemos cortes financeiros. Agora estamos começando a entender e nos estruturar depois de um primeiro ano no NBB. Optamos por ficar com alguns pilares que já estavam no time, que são atletas com potencial para jogar melhor e se firmar no NBB, como Paulo Scheuer, Augusto, e o próprio Lucas do Mogi. É esse o papo que estou tendo com eles. Todos sempre querem uma oportunidade de bater de frente com os mais experientes e ocupar o espaço. É isso que vamos buscar com esses jovens”, declarou o técnico Dedé Barbosa.
De todos os nove nomes confirmados até o momento, seis já atuaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição organizada pela LNB em parceria com o CBC, este que estendeu seu vínculo com a LNB por mais quatro anos para seguir trabalhando no desenvolvimento do basquete brasileiro. São eles: Augusto, Lucas Lacerda, Murilo, Gabriel, Paulo Scheuer e o próprio técnico Dedé Barbosa, que treinou o time de Limeira em 2013.
“Nossa ideia é formar o elenco mais jovem possível, até pensando na próxima LDB. Mas também estamos muito focados em estrutura. Montar um CT, categoria de base… A diretoria está muito focada em termos de estrutura e categorias de base. Vamos tratar desde o mais jovem até o mais experiente da mesma forma e oferecer a melhor estrutura para todos. Viagem, moradia, alimentação. Esse é o nosso pensamento para esse ano”, finalizou o treinador.
Outros nomes devem ser anunciados em breve pela equipe. O objetivo do Pato é competir em alto nível em sua segunda temporada no NBB. Na primeira, que acabou interrompida pelo Covid-19, o time terminou na última colocação (16º), com quatro vitórias em 25 jogos.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.
Elenco do Pato:
Armadores:
Augusto Leão (21 anos)
Lucas Lacerda (23 anos) – ex-Mogi
Murilo Henriquy (24 anos)
Alas:
Derick Machado (23 anos)
Gabriel Oliveira (27 anos) – ex-Unifacisa
Isaac Thornton (29 anos)
Pivôs
Paulo Scheuer (21 anos)
Charles Funches III (31 anos)
Técnico: Dedé Barbosa
Assistente: Belmar Ramos Jr.
Leia também:
+São Paulo FC dá início aos treinos com “pacotão” de reforços
+Dedé Barbosa e Belmar Ramos participarão de webinar do Conexão NBB
+Clubes do NBB recebem informações sobre Protocolo de Covid-19 da “bolha” da Liga ACB