#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Olho noPato

26-08-2020 | 11:17
Por Liga Nacional de Basquete

Com renovações e contratações, Pato começa a modelar sua equipe com jovens para a próxima temporada

Depois de sua temporada de estreia na elite do basquete brasileiro, o Pato Basquete deu início à montagem de seu elenco para o NBB 2020/2021. Entre as peças garantidas, a primeira foi o técnico Dedé Barbosa, que teve seu contrato renovado.

Em seguida, outros nomes que permanecerão no plantel serão os jovens armadores Augusto Leão e Murilo Henriquy, o ala Derick Machado e o norte-americano Isaac Thornton, o ala/pivô Paulo Scheuer, e o pivô norte-americano Charles Funches III.

“Estou muito feliz com a minha renovação, por participar desse projeto por mais um ano. Não vejo a hora de estar em quadra e dar meu máximo”, comentou Paulo Scheuer, de 21 anos, campeão Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-21 em 2019.

Já a primeira contratação do Pato Basquete ficou por conta do jovem armador Lucas Lacerda, de 23 anos, que defendeu o Mogi das Cruzes Basquete nas duas últimas temporadas. O jogador, natural de Macapá (AP), se destacou na LDB 2017 pelo São José e teve sua primeira oportunidade no adulto pelo time mogiano.

Outra contratação do time do Paraná foi o ala Gabriel Oliveira, que estava na Unifacisa. O jogador de 27 anos e 2,02m de altura acumula passagens por Bauru, Sport Recife, Blumenau, Botafogo e Pinheiros.

Chutador nato, Gabriel chega para ser um dos homens de referência no ataque do Pato. Na temporada passada, pela Unifacisa, ele obteve médias de 5,7 pontos e 1,3 rebotes por partida, com 34% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos – tudo isso em 15 minutos por jogo de média.

“Faz quase dois meses que pensamos em montar um elenco jovem, até mesmo pela pandemia, em que tivemos cortes financeiros. Agora estamos começando a entender e nos estruturar depois de um primeiro ano no NBB. Optamos por ficar com alguns pilares que já estavam no time, que são atletas com potencial para jogar melhor e se firmar no NBB, como Paulo Scheuer, Augusto, e o próprio Lucas do Mogi. É esse o papo que estou tendo com eles. Todos sempre querem uma oportunidade de bater de frente com os mais experientes e ocupar o espaço. É isso que vamos buscar com esses jovens”, declarou o técnico Dedé Barbosa.

De todos os nove nomes confirmados até o momento, seis já atuaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição organizada pela LNB em parceria com o CBC, este que estendeu seu vínculo com a LNB por mais quatro anos para seguir trabalhando no desenvolvimento do basquete brasileiro. São eles: Augusto, Lucas Lacerda, Murilo, Gabriel, Paulo Scheuer e o próprio técnico Dedé Barbosa, que treinou o time de Limeira em 2013.

“Nossa ideia é formar o elenco mais jovem possível, até pensando na próxima LDB. Mas também estamos muito focados em estrutura. Montar um CT, categoria de base… A diretoria está muito focada em termos de estrutura e categorias de base. Vamos tratar desde o mais jovem até o mais experiente da mesma forma e oferecer a melhor estrutura para todos. Viagem, moradia, alimentação. Esse é o nosso pensamento para esse ano”, finalizou o treinador.

Outros nomes devem ser anunciados em breve pela equipe. O objetivo do Pato é competir em alto nível em sua segunda temporada no NBB. Na primeira, que acabou interrompida pelo Covid-19, o time terminou na última colocação (16º), com quatro vitórias em 25 jogos.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Unisal, Nike, Penalty, Plastubos, EY, VivaGol, IMG Arena e Genius Sports.

Elenco do Pato:

Armadores:

Augusto Leão (21 anos)
Lucas Lacerda (23 anos) – ex-Mogi
Murilo Henriquy (24 anos)

Alas:

Derick Machado (23 anos)
Gabriel Oliveira (27 anos) – ex-Unifacisa
Isaac Thornton (29 anos)

Pivôs

Paulo Scheuer (21 anos)
Charles Funches III (31 anos)

Técnico: Dedé Barbosa
Assistente: Belmar Ramos Jr.

Leia também:

+São Paulo FC dá início aos treinos com “pacotão” de reforços

+Dedé Barbosa e Belmar Ramos participarão de webinar do Conexão NBB

+Clubes do NBB recebem informações sobre Protocolo de Covid-19 da “bolha” da Liga ACB