HOJE
Portas abertas
Por Liga Nacional de Basquete
Nesta quinta-feira, dois jogos na região Sul do país abrirão as disputas da Liga Ouro 2015; quatro equipes estão na luta pelo título e de olho na vaga para o NBB 8

Remanescentes da última edição, Campo Mourão e Sport se enfrentarão na abertura da Liga Ouro 2015 (Walter Natálio/Divulgação)
A Liga Ouro é o caminho para as equipes que sonham em chegar ao NBB, a principal competição de basquete país. Na semana de abertura da Divisão de Acesso, a bola subirá na região Sul do Brasil, com duas partidas, nesta quinta-feira, às 20 horas (de Brasília).
Os duelos que abrirão a segunda edição da competição serão entre Campo Mourão Basquete (PR) e Sport Club do Recife (PE) no Ginásio de Esportes JK, no Paraná, e Caxias do Sul Basquete (RS) contra CEUB (DF), que se enfrentarão no Ginásio Vasco da Gama, no Rio Grande do Sul.
+ Confira a tabela de jogos completa da Liga Ouro 2015
“Sport e Campo Mourão são equipes que se enfrentam desde 2011. Antes da criação da Liga Ouro, já tínhamos enfrentados eles algumas vezes na Supercopa Brasil e ao todo são sete jogos, com quatro vitórias para nós e três para eles. São duas equipes com pensamentos muito parecidos e ambos estão buscando seu espaço no NBB. Tenho certeza de que logo de cara faremos um grande jogo contra o Sport”, disse Emerson de Souza, técnico do Campo Mourão.

Com passagens por Palmeiras e Flamengo, Guto liderará o Caxias na Liga Ouro (Fabio Menotti/Ag. Palmeiras)
Ambas as partidas acontecerão novamente no sábado, às 17 horas (de Brasília). De acordo com o regulamento do campeonato, as equipes se enfrentam quatro vezes durante a fase de classificação e o sistema de disputa segue os padrões da primeira edição.
Após todos os times se enfrentarem em jogos de ida e volta, totalizando 12 partidas para cada equipe, o primeiro colocado se classifica direto para a final. O segundo e terceiro fazem uma disputa de playoff e o vencedor vai à final. As duas fases de mata-mata serão disputadas em melhor de cinco jogos.
Em sua segunda edição, a disputa pelo acesso ao NBB traz novidades como a equipe de CEUB (DF), que nessa temporada começou a jogar competições profissionais, o Sport Club Recife (PE) que tem em sua base jogadores sub-22 que vêm representando muito bem a camisa rubro-negra na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) e traz de volta a tradição do basquete do Sul do país com dois representes, Campo Mourão (PR) que na primeira edição foi eliminado na semifinal e o estreante Caxias do Sul (RS).
Experiência e juventude
Experiência e juventude. Esse é o ponto comum das quatro equipes. Nos grupos de jogadores, é possível ver e reconhecer nomes que estiveram recentemente em edições do NBB, além de jovens promessas que buscam reconhecimento e um espaço maior no cenário nacional.

Um dos grandes nomes da competição, Sidão, de 2,15m de altura, será o xerife do garrafão do Sport (Luiz Pires/LNB)
Nomes conhecidos como o ala Rossi (CEUB), que defendeu a equipe de Brasília nas seis primeiras edições do NBB, o ala Schneider (Campo Mourão), que na primeira parte da sétima edição do NBB esteve na Liga Sorocabana de Basquete, o ala Guto (Caxias do Sul), que tem passagem por Flamengo e Palmeiras e o pivô Sidão (Sport), que com seus 2,15 m e ostenta o titulo de jogador mais alto da competição, esteve na última edição do campeonato nacional na empolgante campanha de Mogi das Cruzes que chegou a quarta posição do NBB.
Na contramão, os jovens que buscam estabilidade no basquete brasileiro e aos poucos vem conquistando esse espaço. Os dois times sulistas trazem em seus elencos atletas bem jovens como os alas de Campo Mourão Elvis e Elton, 16 anos, e no Caxias do Sul o ala armador Henrique, também de 16 anos.
Outros jovens conhecidos e que merecem atenção são o ala Rafa Moreira (CEUB), 23 anos, e o armador Victinho (Spot), 22 anos e grande nome de seu esquadrão na LDB 2014/15. Ambos já disputaram duas edições do NBB e tiveram médias de mais de quinze minutos em quadra.
Pela segunda vez na Liga Ouro, o Sport Club Recife chega com o pensamento de fazer bonito. Depois de participar da primeira edição da competição, a equipe rubro-negra chega mais preparada para 2015, com as contratações de Sidão, Feliz (com passagens por Brasília, Flamengo e Franca), Mafra (ex-Liga Sorocabana) e o ala Castellón, cestinha da última Liga Ouro pelo Campo Mourão. Além disso, a base da equipe é o time Sub-22 que está classificado para a segunda fase da LDB.
“Estamos bem preparados, treinamos forte, temos uma equipe jovem, mas somamos com jogadores experientes que vão equilibrar o nosso grupo. Com muita raça e determinação vamos atrás do nosso objetivo que é a vaga para o NBB”, explicou o comandante do Sport Club, Ricardo Oliveira, que tem um media de 22 anos em seu grupo.

Depois de bela passagem pela Liga Sorocabana, Schneider defenderá o Campo Mourão na Liga Ouro 2015 (Carolina Bertolli/Focalize)
Outra equipe que disputa a Liga Ouro pela segunda vez é o Campo Mourão. Na primeira edição, a equipe paranaense foi até as semifinais, mas acabou eliminada pelo então campeão Rio Claro. Agora, para 2015, a equipe apresenta um elenco recheado de caras conhecidas, como Schneider, Luisinho (ex-Rio Claro), Romário (ex-Macaé Basquete) e Wanderson (ex-Minas).
“Nosso desafio é em pouco tempo conseguir explorar o que cada jogador tem de melhor. Estamos com um elenco bastante homogêneo e a expectativa é de fazer o melhor papel possível. Queremos ir longe e ficar com o título para ter a honra de ser a menor cidade a jogar a elite do basquete brasileiro”, disse o comandante paranaense Emerson de Souza.
Com o titulo da Super Copa Brasil na bagagem o CEUB (DF) vem para sua primeira tentativa de entrar na elite do basquete nacional e chega com nomes conhecidos como Rossi, Rafa Moreira, o armador Vinícius Gobor (ex-Paulistano e Mogi) e o pivô Adriano Machado (ex-Basquete Cearense e Minas).
“Essa vaga na Liga Ouro é o retorno do trabalho que estamos fazendo há cinco anos e nos últimos dois anos, crescemos bastante e chegamos até aqui. Queremos evoluir nosso time, o projeto, mas também tudo o que nos cerca em relação à estrutura. A competição será muito equilibrada, igual ao ano passado, onde a diferença entre as equipes era mínima. Queremos primeiro atingir os playoffs, para depois pensar nosso grande objetivo que é chegar ao NBB”, explicou o técnico candango Rodrigo Leonardo, o popular “Galego”.

Adriano Machado foi uma das contratações do CEUB para a Liga Ouro 2015 (Orlando Bento/Minas TC)
Há alguns anos fora do maior campeonato nacional, o Estado do Rio Grande do Sul tem no Caxias a esperança para voltar a figurar no NBB. “A escola de jogadores que saíram do Rio Grande do Sul é enorme e por isso acredito que nosso estado deva estar no grande campeonato que o NBB”, disse o técnico Rodrigo Barbosa
“Trabalhamos em uma estrutura forte para disputar a Liga Ouro, estamos com os pés no chão, pensando em cada fase da disputa. Temos grandes objetivos, mas vamos conquista-los passo a passo, agora nosso principal foco é ficar entre os três melhores para ai sim começar a pensar na conquista da vaga”, completou comandante do Caxias do Sul.
+ RS de volta: Caxias recoloca Estado nas principais competições de basquete do país
Confira as datas e horários dos jogos da 1ª semana da Liga Ouro 2015:
Quinta-feira (26/02)
20h – Caxias do Sul x CEUB – Ginásio Vasco da Gama (Caxias)
20h – Campo Mourão x Sport Club – Ginásio Esportes JK (Campo Mourão)
Sábado (28/02)
17h – Caxias do Sul x CEUB – Ginásio Vasco da Gama (Caxias)
17h – Campo Mourão x Sport Club – Ginásio Esportes JK (Campo Mourão)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca